Brasil / Curiosidades / Educação

Você se considera uma pessoa feliz?

Universidade tem curso sobre a Felicidade

Foto: Pixabay/Creative Commons
Pessoas do mundo inteiro anseiam por se tornarem mais felizes

Ontem, 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. Você já parou para pensar se é feliz? O que é felicidade para você? De acordo com o Dicionário Aurélio, felicidade é a “qualidade ou estado de feliz”.

O substantivo feminino é descrito ainda como “bom êxito, sucesso”. Independentemente das definições, o fato é que as pessoas do mundo inteiro anseiam por se tornarem mais felizes, não importando o que realmente isso significa.

Para Gustavo Arns, facilitador do curso de Felicidade da Universidade Positivo, tentar explicar em poucas palavras o que é felicidade é um 'erro'.  "Se perguntarmos para 100 pessoas, vamos ter 100 diferentes conceitos sobre o que é felicidade. O nosso estilo de vida e modelo de sociedade nos leva a buscar felicidade em fatores externos. Eu vou ser feliz quando acontecer algo, sendo que a felicidade é algo muito mais interno. Ela é a soma e a relação do nosso bem-estar físico, emocional, espiritual, relacional e intelectual. Quando conseguimos alimentar essas cinco áreas da nossa vida, de forma que consigamos estar bem com elas, aumentamos a sensação de felicidade”, explica.

Aprendendo a ser feliz

E felicidade se ensina? Nos últimos anos, a busca pela felicidade tornou-se uma epidemia mundial, tanto que universidades em todo o planeta investiram tempo e dinheiro em cursos que ensinam as pessoas a serem mais felizes.

A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, foi uma das pioneiras e hoje, cerca de dez anos depois da primeira turma, a disciplina do professor israelense Tal Bem-Shahar é uma das mais concorridas do campus. O estudioso, inclusive, foi uma das inspirações para que Arns lançasse no Brasil o Congresso de Felicidade, que teve o Grupo Positivo como parceiro e acabou originando o curso de Felicidade da Universidade Positivo.

“A ciência nos diz que podemos construir a nossa felicidade com ações positivas. O curso trata disso. Nele, ofertamos, além de toda a teoria, uma base de ferramentas para aplicar na vida pessoal”, ressalta Arns.

Mais feliz

O curso Felicidade e Bem-Estar da Universidade Positivo está em sua primeira edição – iniciou em novembro e tem término previsto para junho de 2019. As aulas acontecem aos sábados, uma vez por mês e, de acordo com Arns, as 44 vagas ofertadas foram preenchidas rapidamente por pessoas de diversas localidades do Brasil.  Para saber mais acesse : https://www.up.edu.br/