JB Cardoso

Greve de professores, reciclagem de óleo de cozinha, A.D. Bahia nas semifinais do Baianão

E mais, em Fala, Feira!


Cerca de 100 professores participam da ocupação da Câmara de Vereadores - Foto: Ascom APLB Feira

Prefeitura pede ilegalidade, mas professores mantêm greve e ocupam a Câmara

A Procuradoria Geral da Prefeitura de Feira de Santana ingressou com pedido na Vara de Fazenda Pública para que seja considerada ilegal a greve que a APLB (Associação dos Professores Licenciados do Brasil) realiza na Rede Municipal de Educação. A paralisação começou no último dia 11 e atinge parte dos 49 mil alunos matriculados na rede municipal. Cerca de 100 professores estão ocupando a Câmara Municipal em protesto. Segundo a assessoria de comunicação da APLB, os manifestantes somente deixarão a Casa se o prefeito Colbert Martins aceitar uma reunião.

O reajuste salarial já consta em projeto de lei que se encontra na Câmara de Vereadores para ser votado. Já o repasse de R$ 140 milhões aproximadamente dos precatórios do Fundeb, o Supremo Tribunal Federal (STF) não admite ser distribuído.

Mas, de acordo com a Assessoria da Prefeitura, várias das reivindicações dos grevistas estão sendo atendidas.

Ainda segundo a Assessoria do Executivo, o Plano de Carreira não pode ser instituído pois um estudo concluiu que as propostas superariam o limite de gastos com pessoal, previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A Assessoria garante também que outros pontos de pauta se encontram também já contemplados ou em estudo.

Mas os professores decidiram, por unanimidade, em assembleia realizada na tarde de ontem, dia 19, manter a greve e a ocupação da Câmara de Vereadores, onde a categoria se mantêm desde segunda-feira, dia 18.

Os vereadores Zé Carneiro e Alberto Nery levaram os pontos específicos do Plano de Carreira, construído em 2016, que podem ser discutidos neste momento. Mas, segundo os grevistas, “o prefeito Colbert Martins Filho não se propôs a discutir o Plano de Carreira, que é o ponto principal da pauta de reivindicações da categoria”.

Reciclar é cuidar da Natureza

Óleo de cozinha usado deve ser reciclado. E um programa criado pelo Movimento Água é Vida (MAV) e apoiado pela Prefeitura de Feira de Santana pode ajudar a população nesta medida de proteção ao meio ambiente. Para participar do programa é bem simples: basta recolher todo o óleo de cozinha usado em sua casa e entregar em um dos 15 pontos de coleta distribuídos pela cidade.

Reciclar óleo de cozinha é extremamente necessário para impedir que ele vá para esgoto ou rios. Quando isto acontece, o óleo causa diminuição do oxigênio dissolvido na água, causando a morte da fauna aquática.

Segundo dados do MAV, cerca de três mil litros de óleo são coletados por mês pela instituição. Esse material é recolhido e é utilizado para a fabricação de biocombustível ou sabão, através de uma rede de associações da Bahia.

Conheça os postos de coleta de Feira de Santana
-- Todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs)
-- Comunidade Cristo Operário (Aviário)
-- Embasa (Campo Limpo e Fundo do Cuca)
-- Escola Municipal Regina Vital (Campo Limpo)
-- Feira Produtiva (Centro de Abastecimento)
-- Igreja Batista Central (Centro)
-- Paróquia Cristo Redentor (Jomafa)
-- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tomba)
-- Paróquia Santo Antônio (Capuchinhos)
-- Secretaria de Meio Ambiente
-- Secretaria de Serviços Públicos
-- Sindicato dos Trabalhadores da Indústria
-- Unidade Básica de Saúde (Caseb I)
-- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Bahia de Feira nas semifinais do Baianão

O Bahia de Feira de Santana está em Vitória da Conquista para enfrentar o time local nesta quarta-feira pelas semifinais do Campeonato Baiano 2019. A última partida do time feirense foi realizada em Juazeiro no domingo (17), onde os times empataram em 2×2 e o Tremendão passou para a fase semifinal do Baianão em 1º lugar com 16 pontos.

Já o Vitória da Conquista passou da fase de grupos em 4º lugar, e por isso os dois times se enfrentam nos jogos de ida e volta da fase semifinal da competição.

Passaram para a fase semifinal do Baiano o Bahia de Feira (1º), o Atlético de Alagoinhas (2º), o Bahia (3º) e o Vitória da Conquista (4º)

Para esta fase do campeonato, não há vantagem de empate para os clubes de melhores campanhas. Havendo igualdade em número de pontos e saldo de gols, as vagas serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Enquanto o Tremendão enfrenta o Bode na quarta, o Bahia joga contra o Atlético de Alagoinhas, na quinta-feira (21), na Fonte Nova. Os jogos de volta ocorrem na semana que vem.


O Bahia de Feira classificou-se em primeiro lugar na primeira fase do campeonato - Foto: AD Bahia de Feira

Caminhada do perdão

Milhares de fiéis católicos, de diversas paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana, saíram em caminhada, no último domingo, dia 17, da Igreja Santo Antônio, nos Capuchinhos, até a Paróquia Senhor do Bonfim, no Jardim Cruzeiro. Eles participaram da Caminhada do Perdão, que chegou a sua sétima edição.

O evento religioso, que faz parte do calendário do município, acontece anualmente no período da Quaresma – segundo domingo.

"Esse é um tempo forte de orações. Tempo de penitência e reconciliação. Vamos harmonizar nossos desejos, retirar de nós tudo aquilo que nos distancia dos nossos irmãos”, disse o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro que, durante a homilia, ressaltou ainda que “a caminhada expressa o objetivo da quaresma: é uma celebração penitencial”.

Também presentes o arcebispo e o bispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, padres e diáconos.


Evento religioso faz parte do calendário oficial do município - Foto: Cau Preto/Arquidiocese FSA

Agentes armados

Após a tragédia ocorrida em Suzano (SP) no último dia 13, quando 10 pessoas morreram após ataque de dois homens armados a uma escola, surgem pelo país diversas sugestões de segurança para educandários.

Em Feira de Santana o vereador Edvaldo Lima (PP) anunciou em sessão ordinária da Câmara Municipal que em breve apresentará um projeto de lei na Casa, solicitando que a Prefeitura disponha equipes da Guarda Municipal para patrulha armada nas escolas do município. Segundo ele, “a presença de um agente preparado e armado vai inibir as ações dos criminosos”.

Assalto a ônibus

Dois ônibus da Itapemirim foram assaltados na madrugada de ontem, terça-feira (19), em Conceição do Jacuípe. Os coletivos trafegavam pela BR-101 quando foram atacados por quatro homens armados que interceptaram os veículos a bordo de uma Fiat Strada branca.

Cerca de 15 passageiros prestaram queixa no complexo de delegacias de Feira de Santana, alegando roubo de pertences. Os ônibus vinham de São Paulo com destino a Arco Verde e Serra Talhada, em Pernambuco.

Após denunciar agressão, mulher é presa por tráfico

Uma guarnição da LOBO 72, da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atendeu uma ocorrência no bairro Calumbi na última terça-feira, dia 19. Lá, numa residência, comprovaram agressão doméstica de um rapaz de 21 anos contra sua companheira, de 35.

Os policiais levaram o casal para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), onde a mulher prestou queixa contra o companheiro. Enquanto ela prestava depoimento, os policiais militares perceberam que havia maconha no interior da bolsa da vítima.

Após comunicar o fato ao oficial coordenador, a guarnição voltou à residência do casal e encontrou mais maconha (cerca de 3kg), além de 500 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, dois notebooks, uma máscara, uma prensa industrial e material para embalagem da droga. O material apreendido vai passar por análise para confirmação.

O rapaz foi autuado em flagrante pelas agressões, conforme a Lei Maria da Penha, e tanto ele quanto a mulher foram autuados por tráfico de entorpecentes.