Imóveis

Como usar papel de parede fora da parede e de forma criativa

Sugestões para personalizar a decoração

Foto: Pixabay/Creative Commons
O papel de parede tem muitas possibilidades de uso
O papel de parede tem muitas possibilidades de uso

O papel de parede oferece mais possibilidades do que você imagina e não necessariamente ligadas à parede.

Fundos de estante, revestindo gavetas e no teto, as opções são várias e a única regra é usar a imaginação. Neste artigo você confere algumas dicas para começar hoje mesmo a dar uma nova cara a todos os espaços da sua casa usando papel de parede.

Papel de parede emoldurado

Uma casa toda decorada com obras de arte é algo lindo de se ver. Mas, infelizmente, esse não é um item de decoração acessível a todos os bolsos. Por isso, o papel de parede emoldurado é uma opção econômica e igualmente elegante.

Utilizar esse truque na sua casa é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é comprar uma chapa de madeira fina nas medidas da sua moldura e cobrir com o papel de parede da sua escolha. Aqui a dica é optar por uma estampa diferente, com traços chamativos e, de preferência, cores saturadas. Assim você consegue dar mais destaque ao seu espaço.

Papel de parede nos móveis

Os móveis da sua casa já estão velhos, desbotados e você não aguenta mais olhar todo dia para o mesmo ambiente? Calma, não precisa comprar tudo de novo. Talvez seja hora de dar uma revitalizada nos itens que você já tem usando papel de parede.

Além de economizar, pois você não precisa sair comprando móveis novos, é possível fazer tudo num único dia. O primeiro passo é escolher a estampa que mais lhe agrada. Existem vários tipos disponíveis no mercado, de diferentes cores e texturas, vá no que tem a sua cara.

Papel de parede comprado, agora é hora de aplicar na mobília. Limpe o móvel escolhido com um pano limpo e seco, se for preciso lixe também. Seus móveis estão com algumas imperfeições como buraquinhos ou rachaduras? É possível nivelar tudo com massa acrílica.

Feito isso, aplique o papel de parede com muito cuidado para não deixar bolinhas para trás.

Finalizada a aplicação do papel e as sobras devidamente cortadas, passe uma camada de verniz à base de água sobre todo o móvel para que ele fique mais protegido.

Papel de parede no teto

Sim, é isso mesmo que você leu! O papel de parede e o teto do seu cômodo combinam muito bem, por isso essa é a próxima sugestão da lista.

Por meio da aplicação do papel de parede no teto é possível dar ao seu ambiente a personalidade que você quiser. Por exemplo, no quarto das crianças, uma estampa cheia de cores pode deixar o espaço lúdico e divertido. Já no banheiro, uma estampa com efeito marmorizado proporciona um visual elegante, com cara de banheiro de hotel 5 estrelas.

Papel de parede dentro das gavetas

A aplicação de papel de parede dentro das gavetas possui duas funções: proteger a parte interna de todas elas e deixá-las todas ainda mais charmosas.

Para aderir a ideia você só precisa retirar as gavetas dos móveis, limpar a parte interna, onde será aplicado o papel de parede, com um pano seco e aplicar o papel com a estampa desejada.

Papel de parede nas cadeiras 

Sabe aquela cadeira cuja aparência não está muito bacana, e que não combina mais com o seu estilo ou com a decoração do resto da casa? Pois bem, é possível deixá-la com o visual mais moderno sem precisar se desfazer dela.

O passo a passo é o mesmo, limpe a superfície com um pano limpo e seco, aplique o papel de parede com cuidado para que bolinhas de ar não fiquem para trás e retire todos os excessos com uma tesoura ou estilete. Também não se esqueça de aplicar uma camada de verniz para garantir ainda mais proteção, certo?

Uma consideração sobre o papel de parede nas cadeiras é: prefira fazer o procedimento em cadeiras lisas e de superfície plana. Se elas possuem formato arredondado ou com curvas, assim como o modelo da cadeira eames, procure outras opções de personalização, como tinta spray específica para plástico por exemplo.