Turismo

Caminho de Santiago promove união de corpo, espírito e espaço

Caballeros comemora 58 anos, hoje à noite, com palestra de especialista na rota de peregrinação

Foto: Divulgação
Manuel F. Rodríguez, fundador da Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago
Manuel F. Rodríguez, fundador da Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é uma experiencia única que combina corpo, espírito e espaço. Para o jornalista Manuel F. Rodríguez, um tripé que representa bem a forma de entender a existência que os brasileiros têm de si. É dessa maneira gentil e indireta que ele convida o público para a palestra de logo mais à noite, às 19h, na Associação Caballeros de Santiago (Rio Vermelho).

"A espiritualidade nesse sentido mais aberto dos brasileiros é a essência do Caminho de Santiago", comenta Rodríguez, fundador da Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago. Ele está em Salvador para as comemorações dos 58 anos da Caballeros de Santiago.

Rodríguez explica que a Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago existe desde 1992 e foi criada para conscientizar os profissionais sobre a necessidade de divulgar o Caminho e fazê-lo de forma "documentada e séria". "Há cada vez mais informações na internet. É o resultado do interesse internacional por essa rota. Mas é muito comum encontrar erros".

Uma das mais antigas e conhecidas rotas de peregrinação, o Caminho de Santiago atrai pessoas de todas as religiões, crenças, países e culturas. Com quase 800 km de distância, tem como destino final o túmulo de Santiago Zebedeu, um dos principais apóstolos de Jesus. Manuel Rodríguez pretende contar a história do Caminho na palestra "Camino de Santiago Pasado y Presente", mas também falar sobre o momento atual, em que a caminhada não significa estar 100% desconectado.

Muitos trechos e albergues do Caminho de Santiago - que pode ser feito por Espanha, Portugal e França - já estão ligados por redes wi fi. Na opinião de jornalista, se o peregrino sente a necessidade de informar aos familiares e amigos como está, é um gesto natural. "A questão é entender que para viver de forma plena a experiência do Caminho, o uso dessa via de comunicação deve ser feita somente para o indispensável. O percurso é uma questão íntima de cada um".

E que ninguém pense que as facilidades da tecnologia estejam massificadas na rota para diminuir a solidão ou os desgastes físicos. "As dificuldades que surgem ao caminhar por enormes distâncias fazem parte do Caminho. Acontece que em Santiago essas dificuldades se incorporam como parte da experiência única (e muitas vezes reveladora) que o Caminho costuma provocar", explica Rodríguez. 

INTERCÂMBIO - Os mistérios de um dos caminhos mais percorridos no mundo e o sonho de fazer intercâmbio em uma cidade mágica também serão tratados em Salvador nesta segunda-feira. A coordenadora de Promoção e Gestão de Cursos Internacionais da Universidade de Santiago de Compostela, Carmen Ollero Novo, vai falar sobre o curso de duas semanas oferecido a estrangeiros.

Dividido em duas partes, na primeira, os estudantes são recebidos, recebem aulas de espanhol durante uma hora por dia e assistem a seminários sobre o Caminho de Santiago. À tarde, acontecem atividades culturais relacionadas com o Caminho como visitas a monastérios e monumentos relacionados com a tradição jacobéia, ida à catedral, museus, entre outros sítios. 

Na segunda parte do curso, eles percorrem durante seis dias o Caminho Norte (ou Rota da Prata) com uma média de 20 a 25 quilômetros a pé por dia. Os estudantes vão acompanhados por um professor da universidade que organiza aulas durante o percurso. Eles contam ainda com o apoio de um ônibus para o transporte das mochilas e ajuda em caso de emergência. Tudo é organizado pela Oficina de Cursos Internacionais.

Há mais de dez anos, a Universidade de Santiago de Compostela (USC) e a Associação Caballeros de Santiago mantém uma parceria para o intercâmbio entre alunos dos dois países. Através desse convênio, centenas de baianos já puderam viver uma experiência única na Universidade, que tem mais de 500 anos de existência e é considerada uma das mais prestigiadas da Espanha e campus de excelência internacional.

Anote:
O quê: "Camino de Santiago Pasado y Presente", palestra do jornalista Manuel Rodríguez 
Quando: 19/11 (Segunda-feira), às 19h
Onde: Associação Caballeros de Santiago (Rua da Paciência, 441 - Rio Vermelho). Tel: 3334-4342