Turismo

Conheça quais são as 10 cidades mais seguras da Europa

São avaliadas as taxas de criminalidade em 338 cidades,

Foto: Pixabay/Creative Commons
Também conhecida como Basileia, Basel também é 5ª cidade mais segura do mundo
Também conhecida como Basileia, Basel também é 5ª cidade mais segura do mundo

Anualmente, o banco de dados global Numbeo divulga um levantamento não somente das cidades mais seguras da Europa, mas do mundo todo.

São avaliadas as taxas de criminalidade em 338 cidades, as quais recebem pontuações que vão de 0 (extremamente perigosa) a 100 (totalmente segura).

Para obter os resultados, foram necessárias colaborações de usuários da plataforma, que contribuem com os dados de suas próprias localidades.

Para essa pesquisa, consideraram respostas referentes a perguntas como “você se sente seguro andando à noite?”, “tem medo de ser assaltado?”, “tem medo de ser atacado por estranhos?”, “tem problemas com pessoas usando ou vendendo drogas?”, dentre outras.

Os resultados a seguir foram obtidos a partir da avaliação das informações fornecidas nos últimos 36 meses.

1. Basel, Suíça
Também conhecida como Basileia, Basel também é 5ª cidade mais segura do mundo. Considerada a capital cultural da Suíça, é a terceira mais populosa do país e faz fronteira com a Alemanha e a França.
-- Índice de segurança: 84.14
-- Índice de criminalidade: 15.86

2. Berna, Suíça
Praticamente saída de um conto de fadas, em segundo lugar entre as cidades mais seguras da Europa está Berna, a capital suíça. A cidade é também a 8ª com os menores índices de criminalidade do mundo.
-- Índice de segurança: 83.47
-- Índice de criminalidade: 16.53

3. Munique, Alemanha
Ocupando o nono lugar em termos mundiais, Munique é a capital do estado da Baviera e conta com aproximados 1,3 milhão de habitantes — a terceira mais populosa de toda a Alemanha.
-- Índice de segurança: 82.57
-- Índice de criminalidade: 17.43

4. Zurique, Suíça
Mais um pouco de Suíça para o ranking. A metrópole Zurique, eleita uma das cidades mais poderosas do mundo, ficou também em 13º no pódio global.
-- Índice de segurança: 81.18
-- Índice de criminalidade: 18.82

5. Nizhny Novgorod, Rússia
Logo abaixo de Zurique também no índice global, temos Nizhny Novgorod, uma importante cidade russa, especialmente em termos econômicos, científicos, educacionais, culturais e de transporte.
-- Índice de segurança: 80.84
-- Índice de criminalidade: 19.16


Novgorod

6. Aalborg, Dinamarca
Também na sequência do ranking global, Aalborg, uma das mais belas cidades dinamarquesas, atinge o 15º lugar. Além do baixíssimo índice de criminalidade, a presença cultural é um de seus chamarizes.
-- Índice de segurança: 80.18
-- Índice de criminalidade: 19.82

7. Tallinn, Estônia
Algumas posições abaixo, temos a capital estoniana, Tallinn, que abriga praticamente um terço de toda a população do país. No ranking global, a cidade ficou em 18º lugar.
-- Índice de segurança: 80.06
-- Índice de criminalidade: 19.94

8. Rijeka, Croácia
O país que ganhou os holofotes após a última Copa do Mundo também está no ranking com as cidades mais seguras da Europa. Conquistando ainda o 19º lugar no mundo, Rijeka é a terceira maior cidade da Croácia e o principal porto do país. Não deixe de conferir tudo sobre a Croácia.
-- Índice de segurança: 79.16
-- Índice de criminalidade: 20.84

9. Reykjavík, Islândia
Capital islandesa, Reykjavík está em 21º lugar entre as cidades mais seguras do mundo. Com cerca de 120 mil habitantes, para além da segurança, a cidade também entre as mais limpas, organizadas, sustentáveis e verdes do planeta.
-- Índice de segurança: 78.09
-- Índice de criminalidade: 21.91

10. Helsinki, Finlândia
Outra capital no ranking, Helsinki é a maior cidade do país, bem como polo cultural e turístico, contando com mais de 620 mil habitantes. No índice global, conquistou o 23º lugar.
-- Índice de segurança: 77.65
-- Índice de criminalidade: 22.35

Cidades mais seguras da Europa, segundo o The Economist

Desde o ano de 2015, o The Economist Intelligence Unit divulga anualmente o chamado The Safe Cities Index (Índice das Cidades Seguras). No último relatório, contabilizado com referência ao ano de 2017, foram reunidas 60 grandes cidades a nível global. O objetivo era o de elencar quais seriam as mais seguras, com base em determinadas variáveis.

Para chegar no resultado final, o portal The Economist considerou a média entre 4 categorias, sendo elas: segurança digital, segurança na saúde, segurança em infraestrutura e segurança pessoal. Essas categorias são subdivididas em 49 indicadores, a fim de analisar cada detalhe, pontuados entre 0 a 100, sendo 0 o extremo perigo e 100 a total segurança. A média considerada aceitável pelo levantamento é de 72 pontos.

A conclusão do índice chegou a cidades de países asiáticos ocupando as primeiras posições, e as cidades mais seguras da Europa a partir da sexta coloração. Confira a seguir quais foram as cidades europeias que encabeçaram o ranking e quais foram as pontuações obtidas.

7. Bruxelas – 83.01 pontos
Ainda dentro de um top 20 entre as mais seguras do mundo, Bruxelas está na 17ª posição e acima da média em todas as categorias avaliadas.
-- Segurança Digital: 17º lugar
-- Segurança em Saúde: 7º lugar
-- Segurança Pessoal: 23º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 20º lugar

6. Barcelona – 83.71 pontos
Medalha de bronze em termos de infraestrutura, Barcelona ocupa o 13º lugar no ranking mundial. Assim como acontece com Madri, essa é a categoria prioritária, deixando as demais para ocuparem posições consideravelmente mais baixas.
-- Segurança Digital: 21º lugar
-- Segurança em Saúde: 16º lugar
-- Segurança Pessoal: 17º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 3º lugar


Barcelona

5. Madri – 83.88 pontos
Dobradinha espanhola, dentre as cidades mais seguras da Europa, Madri foi a que obteve o maior destaque. Subindo 13 posições no ranking global, a capital tem a segunda melhor infraestrutura de segurança.
-- Segurança Digital: 21º lugar
-- Segurança em Saúde: 15º lugar
-- Segurança Pessoal: 14º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 2º lugar

4. Frankfurt – 84.86 pontos
No ranking geral, Frankfurt alcançou o 11º lugar e se vê em constante evolução desde o primeiro relatório em 2015, melhorando em praticamente todas as categorias. Entretanto, em termos de infraestrutura, se mantém relativamente fraca.
-- Segurança Digital: 4º lugar
-- Segurança em Saúde: 12º lugar
-- Segurança Pessoal: 10º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 6º lugar

3. Zurich – 85.2 pontos
Apesar de uma pontuação global de respeito (entre as 10 mais seguras do mundo), a performance de Zurich varia de forma substancial por entre as categorias. Em particular, a segurança digital e pessoal deixa a desejar em comparação aos outros domínios.
-- Segurança Digital: 19º lugar
-- Segurança em Saúde: 4º lugar
-- Segurança Pessoal: 20º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 10º lugar

2. Estocolmo – 86.72 pontos
Ocupando o 8º lugar em escala global, o The Safe Cities Index concluiu que a cidade permanece na mesma colocação, ainda que sua pontuação geral tenha aumentado desde 2015. Estocolmo é a única cidade nórdica a integrar esse ranking no top 10 global.
-- Segurança Digital: 13º lugar
-- Segurança em Saúde: 10º lugar
-- Segurança Pessoal: 9º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 4º lugar

1. Amsterdam – 87.26 pontos
Em 6º lugar no ranking geral, a alta qualidade das medidas de segurança realizadas em Amsterdam se reflete em sua colocação no top 10 em quase todas as categorias. A capital fica ligeiramente fora do ranking apenas no domínio da segurança em saúde.
-- Segurança Digital: 4º lugar
-- Segurança em Saúde: 12º lugar
-- Segurança Pessoal: 10º lugar
-- Segurança em Infraestrutura: 6º lugar