O "Mesa SP", um dos maiores eventos gastronômicos do país, destaca este ano o tema “Cozinha que Emociona”, de 9 a 11 de novembro, no Memorial da América Latina – um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital paulista.
A programação reúne o Mesa Tendências – principal congresso do setor no Brasil –, aulas de cozinha, feira de produtores, degustações e muito conteúdo para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária.
Chefs premiados de Portugal, Peru, Argentina e Venezuela confirmaram participação no evento, ao lado dos brasileiros Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Telma Shiraishi, Morena Leite e muitos outros.
Da Bahia, vão participar Lisiane Arouca e Fabrício Lemos (restaurante Origem), Eli Batista (Bistrô do Outeiro), e Kátia Dähler (Chef Kátia).
Mesa Tendências - A programação deste ano conta com a contribuição internacional de chefs estrelados como Mitsuharu "Micha" Tsumura, do peruano Maido (7º lugar na lista geral do 50 Best); Henrique Sá Pessoa, do Restaurante Alma, de Portugal; o colombiano Alejandro Cuellar, do projeto CoyarCocina; e Carlos García, do venezuelano Alto, de Caracas.
Carlos Garcia, do Alto, situado em Caracas; Mitsuharu "Micha" Tsumura, do peruano Maido; e o megaempresário argentino Francis Mallmann
Francis Mallmann, o argentino que possui um império de restaurantes ao redor do mundo e é conhecido como um dos maiores mestres da cozinha rústica com fogueira, é uma das presenças mais aguardadas no "Mesa SP 2018".
Também desembarcam por aqui Pia León e Malena Martínez - respectivamente, chef e gerente geral do Central de Lima (6º lugar na lista do 50 Best) - para falar sobre seu projeto de mapeamento do ecossistema peruano e catalogação de novas plantas.
O basco Josean Alija, do Nerua - restaurante com 1 estrela Michelin localizado no museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha - vem unir-se a este time para falar sobre seu trabalho de pesquisa da essência dos ingredientes sazonais no cenário da nova cozinha do País Basco.
Do Brasil, confirmaram presença os aclamados Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Ana Bueno, Telma Shiraishi, Morena Leite, Paulo Shin e Rafa Brito Pereira - padeiro da carioca Slow Bakery -, além de uma comitiva da Bahia e da Fundação NATA (Núcleo Avançado de Educação e Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo), do Rio de Janeiro.
Com os pés fincados na ideia de que a gastronomia pode ser uma grande ferramenta de transformação social, o congresso trará também uma aula com David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva, e Chris Moore, chef-executivo do The Clink - restaurante mantido pelo governo britânico para treinar e reabilitar presos, ajudando-os a se readaptar à vida em sociedade.
Ainda no "Mesa Tendências", os maiores chefs franceses radicados no país - Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin - dividem o palco em uma palestra sobre a história da gastronomia francesa no Brasil.
Aulas - Entre as atrações tradicionais do evento está o "Mesa ao Vivo", com dezenas de aulas práticas e degustações conduzidas por chefs e especialistas do Brasil todo.
Haverá um total de quatro cozinhas - duas fixas (uma com 100 lugares e outra para padaria e confeitaria) e duas instaladas em caminhões - e uma sala de degustação. A estrutura exclusiva deve receber alunos interessados pelos mais diversos temas que viram pauta da edição especial da revista "Prazeres da Mesa", produzida ali mesmo, em tempo real.
No espaço aberto ao público, a organização confirmou palco com atrações musicais e a "Farofa do Brasil", feira com barracas de produtores locais dos quatro cantos do país e uma seção dedicada a quitutes, pratos e petiscos paulistas, trazendo receitas premiadas de todo o estado.