Comportamento / Palco

Casa Rosada é espaço para arte e empreendedorismo feminino

Projeto de dança e performances feministas Corpo em Casa e o BaZá RoZê acontecem esta semana

Foto: Raiane Vasconcelos
Ações reforçam o fazer criativo de mulheres na Casa Rosada, nos Barris
Ações reforçam o fazer criativo de mulheres na Casa Rosada, nos Barris

Disseminar projetos com o empreendedorismo criativo e feminino, promover a cultura regional, reforçar fortes e enriquecedoras parcerias, proporcionando, acima de tudo, encontros afetivos e artísticos... assim nascem as propostas e ideias na Casa Rosada, nos Barris.

Aberta em julho deste ano, a nova casa vem testando formas alternativas de arte, de relações, de comunidade num movimento originário e empático às causas feministas. 

Ampla e bem localizada no centro da cidade (Travessa dos Barris, 30 - rua em frente a Biblioteca Pública), o espaço reacende a cena cultural daquela região.

Atualmente o grupo Deslimites Mediações Artísticas - coletivo de artistas, formado em 2014, por Ana Brandão, Brisa Morena, Janaina Candeias, Naiara Rezende, Nefertiti Altan, Nirlyn Seijas, Thiago Cohen - ocupa e faz a gestão coletiva da Casa Rosada, ampliando o horizonte da dança (para além do corpo) e propondo diversas ações estéticas, cênicas, políticas e formativas que atravessam as discussões transversais - emancipação, feminismo, descolonização do saber, entre outros projetos.  

Na agenda da Casa já constam aulas de capoeira, Tai Chi Chuan, danças regionais, vivências corporais e diversos espetáculos.  

Uma das principais proposições artísticas lançada pela Deslimites é o projeto curatorial Corpo em Casa, em cartaz na Casa Rosada, até o final do mês de outubro. 

O Corpo em Casa é representado por obras cênicas e performances feministas que expõem diversos posicionamentos contra as violências e desigualdades de gênero, raça, classe e em busca da eqüidade entre os pares, reforçando a identidade e a ancestralidade feminina. 

O objetivo está em revelar, provocar, desmistificar as formas em que o corpo, a voz e o espírito feminino se encontram para encarar a sobrevivência e superar as invisibilidades, silêncios e lutas que fazem parte da experiência de muitas mulheres.  

E compartilhando das intervenções multiculturais com aspectos voltados para o empoderamento feminino e o fazer artístico com inclusão e resistência, surge um bazar cultural, empático às causas feministas, atento com as questões políticas, e sobretudo, de gênero - O BaZá RoZê – que chega inspirado pelas cores, formas e propostas artísticas da Casa Rosada.

O lançamento será no próximo dia 16 de setembro (domingo),das 14h às 20h, reunindo moda, arte, gastronomia, literatura, flash tatoo, exposição fotográfica (FEMInua), apoio à campanha da Amora Bonecas – Mais que Brinquedos, representatividade -, que pretende impactar mais de 2 mil crianças por meio da prática de promoção de igualdade racial, além de show musical com o jazz de Ivan Huol e banda Geleia Solar que há mais de 20 anos levaram sua música instrumental ao Solar do Unhão, no Museu de Arte Moderna (MAM).