O rio Tâmisa, um dos cartões-postais da capital inglesa, será o palco do festival Totally Thames, que acontece até o dia 30 de setembro. Obras de arte e exposições gratuitas, passeios temáticos de barco ou a pé pelas margens, apresentações de artistas e provas esportivas são algumas das atividades previstas.
Já o London Design Festival, entre os dias 15 e 23, tem como intuito celebrar e promover Londres como a capital do design no mundo por meio de mostras de projetos independentes – e impressionantes. Criatividade, tecnologia e inovação são três das principais características de todas as exposições, que acontecem em diversos pontos da cidade, como o emblemático museu Victoria & Albert.
Para completar, nos dias 22 e 23 acontece o Open House London, maior festival de arquitetura do mundo, que proporciona acesso gratuito a mais de 800 edifícios, com palestras e passeios guiados. A ideia é que o público saiba mais sobre diferentes estilos arquitetônicos, design urbano, planejamento e infraestrutura.
TOSCANA - O mês de setembro marca o período da colheita das uvas na Toscana, conhecido como vindima. Não à toa, a região italiana recebe diversas festas para celebrar o início do processo de produção de alguns dos vinhos mais famosos do mundo.
Em Grosseto, na região de Pitigliano, o turista pode degustar o elegante Bianco de Pitigliano DOC, um dos poucos vinhos brancos produzidos na terra do vinho tinto. Nas adegas acontecem jantares especiais e bailes.
Ainda na província, desta vez na cidade de Scansano, a Festa dell’Uva é realizada em dois finais de semana, nos dias 22 e 23 de setembro e depois 29 e 30 do mesmo mês. As ruas do centro histórico são transformadas em uma grande festa com música, desfile de carros alegóricos, mercado de artesanato e muito vinho Morellino.
Siena também deve entrar na lista com a sua Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi. Lá, acontecem degustações guiadas por experientes sommeliers, refeições preparadas com produtos locais nas adegas e performances itinerantes de 28 a 30 de setembro.
Em Lucca, o turista pode provar o famoso vinho Montecarlo e em Manciano acontecem espetáculos de fogos de artifício com degustações de vinhos nas adegas e de pratos como o saboroso crepe coberto com queijo.
Já na região de Florença são muitas as opções de festas, com destaque para a Expo del Chianti Classico, de 6 a 9 de setembro, que está na 48º edição e conta com programação completa de eventos culturais, degustação de vinhos e apresentação de novos rótulos, exposições e estandes com venda de produtos típicos, como o presunto toscano.
Outro interessante festival gastronômico é o Boccaccesca Food and Wine Festival, que todos os anos reúne milhares de visitantes nas ruas medievais da cidade de Certaldo Alto. Neste, ocorre de 5 a 7 de outubro, e além das degustações de vinhos como Chianti Classico e Brunello di Montalcino, é possível provar os melhores e mais frescos produtos da região, entre pães, sopas e bolos, e também assistir competições entre renomados chefs italianos.
Dicas de hospedagem
The Arch London - O charmoso hotel aposta no design e na arquitetura
Hotel Laticastelli Country Relais - Localizado em Rapolano Terme (foto acima), a apenas 20 minutos de Siena, e próximo das principais comunas que organizam os festivais e feiras gastronômicas da Toscana.