Entretenimento / Fim de Semana / Palco

Filtebahia 2018 abre programação com três espetáculos

Peças do Bahia, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul são apresentadas

Foto: Olívia Proença
Cartas de Rodez é baseado nas cartas de  Antonin Artaud ao seu psiquiatra
Cartas de Rodez é baseado nas cartas de Antonin Artaud ao seu psiquiatra

Concebido e realizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2018 coloca em cena espetáculos de artes cênicas da Bahia, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e do Uruguai.

De 10 a 08 de setembro, em sete espaços teatrais de Salvador e um em Ilhéus, o grupo  celebra seus onze anos com a realização de uma mostra de espetáculos, do VII Colóquio Internacional Cênico da Bahia – CICBAHIA e do NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste.

Neste final de semana estão em cartaz :

01, 02 e 08 de setembro – Medeia Negra (Solo de Marcia Limma) - Grupo Vilavox – Bahia – no Espaço Cultural Barroquinha, às 19h

Medeia é vista como a fundação de uma exclusão fundamental: a invisibilização da voz feminina. Sob o nome de “bárbaro” se justifica o exílio e a divisão do mundo entre civilização e barbárie. 

A peça vai então revelar, para o público, outras possíveis leituras do mito. É uma montagem que não desenvolve propriamente uma história ou um drama, no sentido aristotélico do termo.

A história imposta pelo patriarcado é uma metáfora das mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar. Ela nos serve, aqui, como um mito de referência. No tempo passado, presente e futuro a personagem desconstrói o mito para convocar as mulheres à retomada do poder.

A ancestralidade e a evocação aos cânticos negros de libertação disparam um embate entre público e personagem sobre as reflexões levantadas.

01 e 02 de setembro – Cartas de Rodez - Grupo Amok Teatro - Rio de Janeiro – no Teatro Gregório de Matos, às  20h (01 de setembro) e 19h (02 de setembro)

Cartas de Rodez é baseado nas cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud à seu psiquiatra, Doutor Ferdière, durante o período em que esteve internado como louco no manicômio de Rodez.

As cartas são um diálogo de Artaud com seu médico e, através dele, com toda a sociedade.

02 de setembro – Evocando os Mortos - Grupo Ó Nóis Aqui Traveiz - Rio Grande do Sul – no Teatro Martim Gonçalves, às 17h

A desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência” refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ó Nóis Aqui Traveiz.

Seguindo a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea a desmontagem de Tânia Farias propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral do ator condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento.

Desvelando os processos de criação de diferentes personagens, criadas entre 1999 e 2011, a atriz deixa ver quanto as suas vivências pessoais e do coletivo Tribo de Atuadores Ó Nóis Aqui Traveiz atravessam os mecanismos de criação.

Através da ativação da memória corporal, a atriz faz surgir e desaparecer as personagens, realizando uma espécie de ritual de evocação de seus mortos para compreensão dos desafios de fazer teatro nos dias de hoje.