Brasil / Comportamento

Propaganda com família negra provoca reações racistas no País

Foi o bastante para uma enxurrada de comentários negativos

Foto: Reprodução
O comercial mostra uma família negra
O comercial mostra uma família negra

Uma criação da agência AlmapBBDO, a campanha estreou na sexta-feira (27/7), em rede nacional, com a veiculação do filme “Pais”.

O comercial é protagonizado por um pai que afirma ter nascido para exercer a paternidade. Ele conta que seus filhos morrem de rir com as suas brincadeiras, no entanto a câmera mostra as crianças quietas, sem esboçar um sorriso frente às palhaçadas do pai na mesa de jantar. Na sequência, ele tenta fazer uma mágica, mas o truque não dá certo e as cartas caem em cima da filha. 

Veja a propaganda

Foi o bastante para uma enxurrada de comentários negativos e milhares de "dislikes" no vídeo exibido no YouTube, já visto quase 7 milhões de vezes.

"Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí", diz um comentário. E outro: "O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada". Ou ainda: "Ué. Nem pra colocar pelo menos a empregada branca em, (sic) faltou diversidade. Racismo inverso existe, isso é a prova".

Um usuário perguntou se a marca iria fazer também uma publicidade só com índios.

O que diz a marca

"Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém."

Em sua conta do Instagram, O Boticário postou um vídeo escrito "Representatividade Importa. Respeite a diversidade", ilustrado com vários emojis brancos e negros.

As diferenças

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil.

E dados do Ministério do Trabalho mostram que pretos e pardos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral.

A população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios, de acordo com o Atlas da Violência 2017.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que em 2016, a população brasileira era de 205,5 milhões de habitantes e os brancos são minoria, representando 44,2%. Os pardos são a maior parte da população (46,7%) e os pretos 8,2% do total de brasileiros.

Mas só em 2089 brancos e negros terão uma renda equivalente no Brasil, conforme projeção da pesquisa "A distância que nos une - Um retrato das Desigualdades Brasileiras" da ONG britânica Oxfam, dedicada a combater a pobreza e promover a justiça social.