As vacas estão magrelas, mas a Copa do Mundo é mesmo um grande acontecimento para os brasileiros (para boa parte do mundo, na verdade) e mesmo em meio a uma recessão braba qualquer movimento de consumo feito pela nossa população, que não é pequena, tem impacto sobre a economia do país.
Ao menos 60 milhões de brasileiros estão tendo despesas extras por causa da Copa do Mundo neste ano, segundo pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
A estimativa é que R$ 20,3 bilhões sejam injetados na economia nos 30 dias da competição. Os gastos serão com alimentos, bebidas, bares, restaurantes, eletroeletrônicos, roupas, acessórios, serviços de TV e internet e até com os bolões.
Realizado em todas as capitais do país, o levantamento também mostra que o lugar preferido dos torcedores para assistir aos jogos é a própria casa (81%), seguida da casa de amigos e parentes (44%) e bares e restaurantes (22%).
Então, mais do que em roupas, acessórios e em decoração, o brasileiro está investindo em comida e bebida que serão consumidas durante os jogos e de preferência em casa ou na casa de amigos.
Já um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com comerciantes, mostra que para 29% dos entrevistados o aumento das vendas do próprio negócio com a Copa depende do desempenho da seleção brasileira nos gramados, sobretudo se o time chegar até a final (21%) – esse percentual é ainda maior (25%) entre os comerciantes.
Mas três em cada dez (33%) micro e pequenos empresários dos ramos do comércio e serviços estimam que as vendas dos setores como um todo aumentem no período dos jogos.
O aumento do faturamento, principalmente, acontece em setores que lucram com o consumo sazonal de produtos nesta época e estão diretamente ligados ao evento, como souvenirs (80%), comércio informal (72%), bares e restaurantes (68%), supermercados (66%), comércio eletrônico (57%) e transporte (51%).
E as promoções são a grande aposta para atrair o consumidor (42%).
O consumo de produtos mais baratos, vindos da economia informal está em alta. Bandeiras, camisas não oficiais e objetos de pequeno valos são os mais vendidos.
Com que roupa eu vou
Eu não acompanho futebol, e na verdade nem pensei em vestir ou deixar de vestir nada, nem em ir ou não ir assistir jogos com amigos. Tô na minha.
Minha querida Kátia Camilo vai se vestir de Brasil, com chapéu divertido; minha vizinha e colega de colégio, Gisela Alvares vai vestir preto, de luto mesmo; minha foquinha Adriele Lisboa vai de camisa escrito é GOOOOOOOOOLPE ! e o queridíssimo aluno Heider Mota resolveu que como sempre, vai vestir a camisa do Vitória.
Torcendo ou não, vestindo verde e amarelo ou não, todos queremos um Brasil campeão, mas em justiça social, saúde, educação, segurança, cuidado com o meio ambiente, direitos humanos, sem corrupção e muitas coisas mais. E para isso, vem em outubro o nosso real desafio.
E enquanto isso, vamos exercitar o respeito ao próximo e às suas escolhas. Eu vou torcer pelo Brasil, sem sofrer, pela França, já que meu filho é metade francês, e pelos fracos e oprimidos, os times que nunca ganharam ou que vêm de países onde a vida ainda é mais dura do que a nossa.
Mas para quem quer curtir a Copa montando um look especial, as marcas de roupas, sapatos e acessórios lançaram em todo o país coleções “capsula” com seus produtos.
Maquiagem
A linha Torcida Linda da Boticário tem perfume, maquiagem, hidratantes, bolsas, lenço e sombra para cabelo! E também m um estojo com lápis coloridos e uma fôrma para criar desenhos na pele.
A Natura selecionou produtos nas cores azul, verde e amarelo das coleções Faces, Una e Aquarela para garantir uma torcida colorida.
A Contém 1G chegou com um estojo especial e dicas de maquiagem.
A Converse lançou uma linha inteira com sneakers com o tema, com com estrelas, tie dye, com a bandeira estampada...
A colorida Farm criou coleção e vários outros itens : prancha de surf, tatuagem temporária, lambe lambe, bandeirinhas.
A Oh Boy propõe camiseta com frases com gritos de torcida + shortinho como uniforme da torcida feminina.
Já Riachuelo convidou a Camila Coutinho para criar 10 estampas para camisetas especiais para a Copa.
A Toli criou a coleção Amor pelo Brasil, com peças básicas nas cores da bandeira.
A Colcci traz peças como camisetas estampadas, vestido curto e moletom – todas nas cores da bandeira nacional.
A Batiche lançou blusas personalizadas nas cores verde, azul e amarelo com estrelinhas bordadas sob a gola e babados nas mangas.
A grife cearense Cholet lançou a coleção cápsula #vaidecholetbrasil, cheia de inspiração tropical, lembrando a flora e fauna do país.
A marca paulistana A. Niemeyer desenvolveu coleção cápsula da Copa para a Shop2gether. São seis modelos diferentes entre blusas e bodys, em diversas variantes de cor, todas levando tingimento natural nos tons da bandeira.
A Água de Coco por Liana Thomaz criou t-shirts cheias com personagens da Disney - Mickey, Minnie e Zé Carioca, em aplicações de silk e patches. Além disso, uma linha de bodies e tops com a frase ‘Brazilian Spice’, saias, shorts, biquíni e bermuda.
A Calvin Klein fez uma linha underwear com peças temáticas, composta de cuecas e camisetas, inspiradas nos uniformes dos atletas e que exibem números e nomes de países participantes como Brasil, Rússia, Portugal e França.
Acessórios
A Can Can tem boné, passadeira, pente, colar e até cocar.
Dolores Iguacel criou brincos, colares e passadeiras com as cores do Brasil, flores e abacaxis.
A Soul Dila apostou na Copa e no São João. Para Copa, t-shirts que reforçam a brasilidade e o espírito de orgulho, com referências a elementos típicos brasileiros, ao mote de ordem e progresso, ao prazer de torcer de coração e até a ícones do esporte, como Garrincha, única peça desenvolvida apenas em modelo masculino adulta.
Já para o São João, para enfrentar nosso friozinho, a Soul Dila criou uma jaqueta estilo militar e peças quadriculadas, além de duas estampas temáticas que celebram nossa tradição de dançar forró e exaltam o orgulho de ser nordestino.
.::Curtidinhas::..
O Espaço de Inovação e Criatividade Vale do Dendê, no Shopping da Bahia, recebe entre os meses de junho e julho a exposição “Mocambos – Olhares Cotidianos”. Resultado de vivências fotográficas realizadas por jovens moradores do Subúrbio, moradores de Paripe e Fazenda Coutos, a instalação é fruto da Oficina de Audiovisual - promovida pelo Coletivo Cutucar, que há sete anos atua com arte-educação, capacitação e comunicação comunitária em bairros periféricos de Salvador.
Brasil internacional
A Tom Ford promoveu em São Paulo um jantar à francesa para celebrar sua chegada no Brasil e sua icônica fragrância Neroli Portofino, que está à venda com exclusividade na Sephora e foi inspirado na Riviera Italiana, com notas de neroli tunisiano, mandarim amarelo, bergamota italiana, limão siciliano e lavanda.
A loja da Emilio Pucci, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, acaba de receber a nova coleção de SS18. A coleção traz o clima de uma pool party, com maiôs e peças esvoaçantes que interpretam as cores fortes e estampas marcantes da Pucci. As plumas, brilhos e transformam esse clima de férias em uma celebração glamorosa.
A Alphorria convidou a artista Russa Ekaterina Churakova para criar ilustrações exclusivas para as mídias sociais da marca. A designer e ilustradora produzirá três instaseries com ambientações inspiradas nos pontos turísticos de Belo Horizonte. Os resultados inéditos desta parceria Eslavo-Brasileira estarão nas mídias @alphorriastore e @alphorria.
A cantora Kelly Clarkson participou do "The Today Show“, um dos mais importantes programas da TV americana, exibido diariamente pela rede NBC, com um vestido da atual coleção de inverno da grife Tufi Duek. A peça, uma das mais icônicas da estação, traz um recorte na parte da frente em vinil, ombreiras, mangas com zíper, recorte de tule na parte das costas e fechamento por zíper de metal.