Doris Pinheiro

Saiba por que Santo Antonio é a última esperança das solteiras

Santo Antônio é o santo mais fofinho e simpático da Igreja Católica. Amo, adoro.

Não quero que os outros santos fiquem com ciúmes, mas nenhum deles conseguiu arrebanhar tanta simpatia quanto Antônio. Não sei se por causa dos milagres, não sei de por causa da ligação que a cultura popular estabeleceu entro o santo e o amor romântico.

Mas no final das contas, parece que mais do que com qualquer outro santo, a gente se sente mais à vontade com Santo Antônio. De alguma maneira ele parece mais próximo e sem tanta cerimônia.

Então a coluna de hoje é em homenagem a ele.

Viva Santo Antônio!!!!!!

Não conheço interpretação mais linda do que a de Maria Bethânia, então começamos com ela cantando o “Hino a Santo Antônio”

Mas qual a razão de Santo Antônio ser tão fortemente associado ao amor romântico ? Bom, ele fazia muitos discursos a respeito do amor, embora que tenham sido de um ponto de vista mais geral.

Há também histórias populares que reforçam essa ligação. Contam, por exemplo, que o santo certa vez ajudou uma moça que queria se casar, mas não tinha dote. Ela teria sido então orientada a ter muita fé e, assim que obedeceu,  moedas de ouro surgiram diante dela e a donzela pode finalmente realizar seu sonho.

Será que pode pedir o mesmo, mas para pagar as contas ? Vamos combinar que do jeito que está o país, só mesmo milagre para não ficar no vermelho.

Outra história muito popular é a da moça devota que, cansada de esperar anos por um marido, se irritou com a imagem do santo e a arremessou pela janela. A imagem acabou atingindo a cabeça de um rapaz que passava pela rua. A moça percebeu a besteira que tinha feito e foi pedir desculpas ao rapaz. Tcham ! Os dois se apaixonaram, casaram e viveram felizes para sempre. E o pobre do Santo Antônio passou a ser alvo de torturas.

Eu me lembro de minha avó Guió vendo que a neta dela (eu) estava demorando para casar, andou fazendo uns acordos com Santo Antônio...

Tenho a imagem bem clara dela com um santinho na mão, olhando para mim assim de maneira meio suspeita. E olha, funcionou viu...

Santinho danado!

Agora vamos de “Meu Querido Santo Antônio”, de Carlos Careqa, com Daniella Alcarpe. Muito delicadinha a música.

O Santo Antonio histórico

Fernando Antônio de Bulhões, nosso amado Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195.

De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do Exército, e de Tereza Taveira.

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Estudioso, aproveitou a estadia de dois anos para ler muito na grande biblioteca do  lugar.

Transferido para Coimbra, um importante centro de estudos, viveu na cidade por dez anos e lá foi ordenado sacerdote. Logo começou a se destacar pelo seu dom de oratória e poder de pregação.

Em Coimbra, o padre Antônio conheceu os freis franciscanos e se identificou com o fervor radical da forma como os membros desta ordem religiosa viviam o Evangelho e transformou-se em frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

Já como franciscano, Santo Antônio pediu para ir pregar no Marrocos.

No meio da viagem, porém, ficou muito doente e foi forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, seu barco foi desviado e teve de parar na Sicília, em um grande encontro de mais de cinco mil frades franciscanos chamado “Capítulo das Esteiras”.

Lá, Antônio conheceu pessoalmente São Francisco de Assis. Este encontro mudou sua vida. Após passar 15 meses como um eremita no Monte Paolo, na Itália, Antônio foi chamado por Francisco para cuidar da formação teológica dos irmãos do Mosteiro.

É enviado pelos franciscanos a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento.

omo Antônio tinha uma força tremenda com as palavras São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar Teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor. Nestas pregações chegavam a se juntar mais de 30 mil pessoas e os milagres começaram a acontecer.

Ouça agora o “Hino de Santo Antônio”, gravado pelo pessoal da Pastoral Familiar Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Protetor e milagreiro

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. Santo Antônio é chamado de o santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Há relatos de que, durante suas pregações nas praças e igrejas, doentes, cegos, surdos e coxos foram curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a Quaresma e os Evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra. Há na internet um vasto material para ser acessado com os sermões dele.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua ele teria dito “ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas, estou vendo o meu Senhor” e imediatamente depois morreu. Os sinos nas igrejas em Lisboa teriam começado a repicar sozinhos, os meninos em Pádua saíram pelas ruas a dar a notícia de que o santo havia morrido.

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja.

Carlinhos Brown fez uma bonita homenagem a Santo Antônio, interpretando um dos hinos.

..::Para dedicar hoje ao santo::..

Oração  a Santo Antônio
Meu querido Santo Antônio dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.

Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.

A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a  graça especial que nesse momento pedimos.

Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços.

Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.

Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais
Recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Todos os males humanos
Se moderam e retiram
Digam-no aqueles que o viram
E digam-nos os paduanos.

Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Mas por ser assim tão chegadinho ao povo claro que as celebrações a Santo Antônio têm muita festa e alegria envolvidas. E ninguém sintetizou isso melhor em uma canção do que nosso amado Gonzagão.

..:Simpatias para Santo Antônio::..

As terríveis

Raptando o Menino Jesus - Tire o menino Jesus do colo do Santo Antônio.

Você vai ter de conseguir uma imagem onde Jesus Cristinho possa ser removido, afinal, não vai detonar o bichinho, né ? Bom, depois vire a imagem para a parede e diga a Santo Antônio  que devolverá aquilo que lhe foi tirado quando você conseguir um namorado(a).

Gelo no santo - Segure a imagem firmemente e fale, olho no olho, que enquanto ele não trouxer seu amor verdadeiro vai ficar na geladeira.

Se o caso demorar de ser atendido bote ele no congelador ! Mas lembre...

quando conseguir, tire o santinho correndo do gelo !

Cabeça para baixo - Coloque a imagem do santo de cabeça para baixo dentro de um copo cheio de água ou cachaça (vixe!).

E diga pra ele que só vai tirar quando um amor aparecer em sua vida.

Cuidado para não usar imagem de gesso.

Derrete...

As delicadinhas

Sete rosas – No dia de Santo Antônio coloque em um vaso sete rosas de qualquer cor em frente à imagem do santo.

Reze pedindo por amor verdadeiro e quando as pétalas secarem leve para uma igreja onde acontecem muitos casamentos.

Cravo e a rosa - Pegue uma rosa e um cravo e amarre os talos juntos com uma fita verde.

Dê 13 nós sempre pensando em Santo Antônio.

Peça para que ele una você e seu amor igualzinho ao cravo e a rosa...

Debaixo da cama – Durante três dias mantenha a imagem do santo debaixo da sua cama.

Antes de dormir, imagine-se com o corpo rodeado por uma luz cor de rosa e na manhã do último dia tome um banho de casca de maçã com uma colher de mel.

Você irá conhecer alguém especial dentro de pouco tempo ou no mínimo vai ficar cheirosa (o).

Com Daniel, muito bonita a gravação de “Meu Querido Santo Antônio

“Ex” - para atrair ou mandar correr

Sete fitas coloridas – Para que seu/sua ex volte (quase nunca uma boa ideia), pegue a imagem de Santo Antônio e amarre nele sete fitas coloridas, depois coloque de cabeça para baixo dentro de um guarda roupa.

Diga para o santo que ele só sai depois que a pessoa amada estiver novamente com você.

Mas qual a razão de ser justo num guarda-roupa ?

Para esquecer – Num dia de domingo vá à igreja consagrada a Santo Antônio mais próxima de sua casa e leve uma vela branca.

Acenda a vela no altar dele  e peça ajuda para esquecer do amor perdido.

Só saia da igreja quando a vela estiver apagada.

Faça isso por três domingos consecutivo.

No quarto domingo você estará de coração livre!

Reconciliação – Deve ser feita na semana do dia do santo.

Acenda uma vela de sete dias cor de rosa, tome um banho com pétalas de rosa da mesma cor e coloque uma roupa de cor clara.

Peça ao santo que as coisas se acalmem e vocês voltem a se amar.

Casos graves

Fita branca - Essa é indicada para encalhados de modo geral.

Tem de cortar três palmos de uma fita branca e amarrar na imagem de Santo Antônio, colocar a imagem no quarto e rezar pedindo um amor para casar.

Você pode também pedir para que alguém de  confiança faça a simpatia escondido, isso irá reforçar o pedido.

Velas brancas - Esta é para coroas que querem casar.

 Tem de ir à missa durante sete domingos seguidos ( o caso é grave...) e oferecer as celebrações a Nossa Senhora.

Após a sétima missa, se acende sete velas brancas nos pés da imagem de Santo Antônio e mentaliza fortemente a vontade de se casar.

Não esqueça de mentalizar pedindo um casamento que valha a pena, que ninguém é menino!

Fita vermelha - Se a garota quer ser pedida em casamento logo, deve usar  uma fita vermelha no sutiã, entre os seios, durante sete dias.

Depois desse tempo, coloca a fita dentro de um envelope, lacra e põe no altar de santo.

Reze pelo seu desejo e acende uma vela de sete dias.

O que seria de mim, meu Deus, sem a fé em Antônio, em dias melhores, no bem.

Então voltamos com Maria Bethânia cantando, de Jota Velloso, “Santo Antônio”

Onde celebrar Santo Antônio

Pelo terceiro ano seguido, o Projeto Cultural Vila Criativa apresenta a Exposição Santos Juninos na Colina Sagrada, com trabalhos de 13 artistas retratando a fé popular nos Santos, Antônio, João e Pedro, comemorados no mês de junho.

A mostra está montada no imóvel número 33, na Casa dos Romeiros, em frente à praça da Igreja do Bonfim.

Estão expondo Luiz Mário, Ed Ribeiro, Gerar, Petrina, Cláudia Reis, Joci Santos, Maria Anjos, Irlânia Mercês, Vane Correia, Jean Marcos, Xênia Pinheiro, Edna Marta, Raquel Santo Fuxico e o escultor e entalhador pernambucano Jairson Rocha.

Oratório de Keiller Rêgo

Com 25 anos de tradição sob o comando do maestro Keiler Rêgo, o Oratório de Santo Antônio faz sua última apresentação hoje, às 17h30, no Muncab – Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira, na Rua do Tesouro, no Centro Histórico.

“Hino”, “Incenso”, “Responso” e “Salve, oh! Antônio” são algumas canções que estarão no repertório do coral formado por pessoas da comunidade e por cinco solistas.

Nas igrejas

Na Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo as celebrações amanheceram o dia.

O tema este ano é “Santo Antônio, uma vida só de amor” e o lema “Vós sois sal da terra e luz do mundo”.

Às 17h30 tem procissão que vai até o Barbalo e volta para o Largo do Santo Antônio, onde  depois tem missa campal, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Na Paróquia de Santo Antônio em Cosme de Farias o tema central da trezena foi “Com Santo Antônio aprendemos a superar a violência”.

Ao longo do dia, depois da alvorada, Bênção de Santo Antônio, missas Terço da Misericórdia, às 19h30 o frei Sérgio Moreira Rodrigues presidirá a missa solene.Na Igreja de Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, alvorada, missas durante todo o dia, sendo a última às 19h30.Lá as celebrações são inspiradas pela humildade de Santo Antônio.

Já na Paróquia Santo Antônio de Fazenda Coutos tema central escolhido é “A Palava de Deus é alimento”.

Para fechar, um sambinha com Martinho da Vila e Alcione, “Santo Antônio Padroeiro”

E viva Santo Antônio!