Doris Pinheiro

Entenda como a indústria da moda lhe obriga a comprar cada vez mais

Foto: pxhere/Creative Commons

Você sabe o que é fast fashion?

Numa tradução simples do inglês seria como moda rápida, e caracteriza um modo de produzir e consumir vertiginosamente conectado às tendências e que faz com que os produtos rapidamente girem no mercado.

As empresas que apostam no fast fashion possuem uma política de produção veloz e contínua de suas peças, e trocam suas coleções semanalmente  e  até mesmo diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde de criação, produção e distribuição e com preços acessíveis.

Mas não pense que isso é apenas mais um sinal dos nossos tempos materialistas.

Na verdade, o comportamento consumista no âmbito da moda foi planejado pelo mercado, lá pelos anos 70, e disparado pela crise do petróleo.

Com a proibição do comércio de petróleo aos EUA e a alguns países europeus, as empresas têxteis criaram estratégias para saírem da crise e conseguirem escoar a produção e criaram o fast fashion.

E como funciona?

As empresas que trabalham no modelo fast fashion observam o que as pessoas estão consumindo das marcas renomadas e fabricam em larga escala modelos parecidos, com qualidade inferior, assim há uma garantia maior que aquelas peças serão consumidas.

É a chamada moda globalizada que permite que os mesmos tipos de produtos circulem por toda rede, sem particularidades locais, o que barateia muito o produto final.

Apesar de serem produzidas peças iguais em larga escala, a distribuição das peças é fragmentada entre os países para dar a sensação de exclusividade aos consumidores.

Isso significa que poucos modelos da mesma peça chegam numa mesma loja.

Sem sobras

Esta fragmentação da mercadoria evita que sobrem peças.

E, caso sobrem, são feitas liquidações que escoam a produção.

Se ainda assim algumas peças não forem vendidas na liquidação, é feito o remanejamento para outro hemisfério.

Essas peças remanejadas para o outro hemisfério entram como peças novas da coleção.

Todo esse ciclo dura, no máximo, seis meses.

Só que este modo de produzir e consumir tem produzidos efeitos nocivos ao meio ambiente, tanto na produção quanto no descarte,  incentiva o trabalho escravo e este comportamento velozmente neurótico consumista.

Então, que tal dar uma pisadinha no freio e refletir antes de comprar?

Pode investir sem culpa

E agora, uma homenagem a uma peça que resiste ao tempo com uma elegância enorme e que é tendência total nesta estação: o trench-coat.

Ele você pode comprar e guardar para muitos invernos, mesmo aqueles em cores que não são neutras porque no final das contas, sempre que você vestir, ele vai emprestar um charme especial e ser destaque na sua produção.

E quem pensa que em lugares mais quentes não é possível vestir um trench-coat, bobagem...

é só escolher os confeccionados em tecidos mais fininhos que tudo bem.

E quer saber mais, o casaco está tão na moda que está fácil encontrar nos mais variados tamanhos, cores, tecidos e formatos...

E ele pode ser usado como sobretudo, vestido e até capa de chuva.

Tanto nas passarelas internacionais, quanto nas nacionais, nas lojas chiques e  nas lojas de departamento você vai encontrar a peça.

Além de ficar de olho nas em tecidos mais leves, pense que vale a pena comprar em tecidos mais encorpados, mas em cores básicas, como preto, bege e mesmo vermelho, e em jeans.

Jeans é uma ótima opção!

Mas, se você quiser aproveitar e ousar, pense em comprar trench-coats em vinil, tecido emborrachado, xadrez, metalizado ou colorido.

E sempre há a possibilidade de ir numa costureira e mandar fazer do jeitinho e na cor que você quer.

Como usar

Vai bem com muitas peças, mas a dica é: se o seu coat for básico, ponha em cima de vestidos, conjuntos de saia e blusa, calça e blusa, jeans e camiseta estampados, coloridos ou lisos.

Vai com tudo.

Só tome cuidado para as golas das peças não brigarem e com o comprimentos das saias e vestidos (é melhor que sejam mais curtos que o casaco).

Se o coat for “extravagante”, peças básicas embaixo.

Historinha

O trench-coat (ou casaco de tricheira) foi criado durante a I Guerra Mundial pelo britânico Thomas Burberry para vestir e proteger os soldados ingleses.

Geralmente confeccionados em couro, lona ou algodão e sempre longos, batendo na altura dos joelhos, sempre foram tão bonitos e funcionais que ganharam as vitrines das lojas mais chiques e as telas de cinema em filmes como Casablanca, com Humprey Bogart e Ingrid Bergman.

Dê um saque aí...

Cenas do filme Casablanca

Oba! Bazar!

Estava com saudades de um bom bazar...

Aí Renato Schettini me mandou este aviso: No Rio Vermelho, na Rua do Barro Vermelho, sábado e domingo das 13h às 20h, rola o V Bazar & Prosa, com moda, gastronomia, arte, boa música...

Bom para garimpar um presente bacana para o Dia dos Namorados.

O amor está no ar

O Shopping da Bahia está com a promoção “Coração Verde e Amarelo” que vai permitir que os clientes possam personalizar camisas oficiais da seleção brasileira com o próprio nome ou para presentear o seu amor neste Dia dos Namorados.

Para participar, é preciso trocar R$ 250 em notas fiscais + R$25 no posto de troca da campanha, que vai funcionar no segundo piso, ao lado do Estacionamento B.

No peito

A Soul Dila fotografou sua campanha de Dia dos Namorados que foi batizada de “Cara Metade” e reuniu três casais da vida real, que são clientes da marca e que reforçam sua proposta sustentável, de valorizar o ser humano e todas as formas de amor.

A campanha, fotografada por Bhruno Quadros, tem três tipos de camiseta para homens e mulheres: Xodó, Ame como a Porra e Liberdade.

Hora de torcer

A Lince, marca de relógios do Grupo Orient, criou um relógio para as torcedoras torcerem pelo Brasil na Copa .

A edição limitada com peças seriadas, tem mostrador no formato do mapa do Brasil, nas  cores branco, champanhe e azul.

Já a LIVE! lançou uma nova estampa para as leggings , nas cores da bandeira brasileira.

Os modelos, que também podem ser encontradas para crianças, permite que em cada lateral das calças possam ser inseridos o nome ou qualquer palavra, com a fonte favorita.

A Alphorria e a Petite Jolie se uniram e criaram uma coleção cápsula que homenageia a seleção brasileira.

São camisetas e camisas com estampa de sobreposição de penas amarelo, azul e verde, que remetem ao mascote do time.

Já a Petite Jolie, apresenta bolsas, tênis e chinelos com a mesma estampa desenvolvida pela Alphorria.

A TVZ quer as meninas bonitas torcendo pelo Brasil na Copa e lançou uma linha especial.

Os acessórios são trabalhados nas cores da bandeira nacional e a t-shirt tem penas desenhadas nos ombros.

Respingos de arte

A Calvin Klein Jeans lançou coleção cápsula inspirada no trabalho do artista plástico Sterling Ruby, que desembarca no Brasil especialmente para o Dia dos Namorados.

A coleção traz uma jaqueta e uma calça - ambas em jeans e em versões masculinas e femininas - customizadas com respingos de tinta colorida, técnica feita manualmente que resulta em um trabalho individual e exclusivo em cada peça.

Universo Marvel

A Vans e a Marvel se uniram para lançar a maior coleção colaborativa entre as duas marcas até então.

Celebrando os super-heróis do Universo Marvel, a Vans apresenta uma ampla coleção de tênis, vestuário e acessórios com personagens icônicos incluindo os Vingadores, Pantera Negra, Deadpool, Homem de Ferro e Hulk.

São  70 modelos diferentes para todos os tipos de fãs.

All Denim

Para o Inverno 18 a Docthos propõe modelagem slim e descolada e peças em malha e jeans com vários tipos de lavagens.

Camisas, t-shirts estampadas e casacos mais pesados, ou a  produção all denim.

Beleza humanizada

Trabalhando um conceito inovador, direcionado para a busca pelo equilíbrio e bem estar através de cuidados estéticos com diferenciais humanísticos, inaugurou no Edifício Empresarial Torre do Parque, sala 1208, a Clínica Estética Emocional.

A proposta é unir beleza integrada a terapêuticas que possibilitam mais qualidade de vida.

O trabalho será comandando pela cosmetóloga Java Ribeiro, que decidiu proporcionar ao público um espaço que cuide da beleza, mas que leve em consideração as emoções humanas individuais.

A equipe será multidisciplinar com serviços de beleza, estética, psicologia, coach e terapias naturais.

Fusão do bem

O Estúdio Via Corpo, no Caminho das Árvores (Alameda das Eritrinas, 228), está com um novo trabalho onde são utilizados os princípios somáticos do BMC, respiração e posturas da yoga, o trabalho da função tônica de Hubert Godard/Marcelo Muniz e a dança para conduzir a pessoa a explorar novas formas de mover, dançar e condicionar o corpo.

Na direção do espaço, Laura Campos, formada em Dança com Especialização, Mestrado e Doutorado na linha de Dança, com formação em Body-Mind Centering (School for Body-Mind Centering), Pilates (Polestar Pilates Education), Yoga (Ashtanga Vinyasa Yoga), Terapia de Estresse pós-traumático (Somatic Experience - SE).

..::Curtidinhas::..

#semmigué

O bairro do Santo Antônio será palco do sunset #SemMigué, no próximo dia 10 de junho, domingo, a partir das 14h, no Ateliê Dani Cunha – Sto.

Antônio Além do Carmo, próximo à Cruz do Pascoal.

A festa vai reunir cinco renomados DJs da noite baiana -  Pureza, Leandro Vitrola, Gug, Riffs e Cadoo - e promete agitar um casarão envidraçado de três andares, com ritmos latinos, tracks brasileiros, sambafunk, reggaesoul, além de sucessos do momento.

Realizado pelo OXE071 (@coletivo_oxe071), que já fez a cidade balançar com a Festa OXE071, o Reggou, o Forró Xodó, Nas Intoca e o Beco da OXE.

Hyper legal!

Nasceu o Festival HYPE, que vai acontecer em oito edições, de junho de 2018 a janeiro de 2019, percorrendo oito diferentes bairros de Salvador,  da Ribeira a Stella Maris, e apresentando artistas que representam a cena musical contemporânea.

Através de edital e seleção, artistas, grupos e bandas com DNA baiano poderão se inscrever via formulário online (www.festivalhype.com.br) e passarão por uma curadoria artística.

Além dos artistas inscritos e selecionados, o Festival HYPE contará também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente, promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais.

E  também haverá  Mercadão da Música, com expositores selecionados por edição para estimular o empreendedorismo musical através da comercialização de itens e serviços relacionados à música.

O primeiro rola na Pituba, nos dias 16 e 17 de junho.

Jovens empreendedores

A primeira edição do Encontro de Segmentos reúne jovens empreendedores no próximo dia 19 de junho, na Casa do Comércio.

Realizado pela Associação dos Jovens Empreendedores (AJE Bahia), o evento apresenta cases de jovens empreendedores que construíram seu negócio, além de dicas para quem quer se arriscar no empreendedorismo.

Durante todo o dia, pequenas palestras de todos os segmentos da associação serão apresentadas a estudantes e recém-formados, que poderão conhecer as diferentes vertentes que são trabalhadas dentro da associação e o que estes jovens podem oferecer para o mercado de trabalho.

As inscrições seguem abertas até o dia 19 de junho através do site www.ajebahia.com.br e é gratuito para associados.

Para o público externo, custa R$ 30 e dá direito a assistir todas as palestras.