Bahia / Cidade / Economia / Entretenimento

Jornalistas dos EUA visitam Salvador para divulgar atrativos turísticos

Salvador terá pontos turísticos enaltecidos nos veículos de comunicação dos EUA

Foto: Tatiana Azeviche
Os profissionais de imprensa cumprem uma programação intensa até a próxima segunda (14)

Os atrativos turísticos da Bahia foram alguns dos assuntos tratados pelo secretário estadual do Turismo, José Alves, em encontro com jornalistas dos Estados Unidos, na terça-feira (8), no restaurante Senac, no Pelourinho.

Convidados pela Latam Airlines para fazer o novo voo que liga Miami (EUA) a Salvador, eles vieram conhecer e divulgar os principais pontos turísticos e a cultura da capital baiana.

“Estamos investindo em duas frentes principais para atrair turistas à Bahia: a prospecção de voos e a divulgação dos destinos”, disse José Alves aos jornalistas. “O estado possui 13 zonas turísticas e vários segmentos a serem explorados, como o turismo de aventura, de sol e praia, religioso, de família e o turismo esportivo, com a realização de eventos como a Regata Jacques Vabre”. 

Na capital baiana, os profissionais de imprensa cumprem uma programação intensa até a próxima segunda (14). Até lá, eles visitam Pelourinho, Monte Serrat, Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Parque de Pituaçu, Lagoa do Abaeté, Praia do Forte, Costa do Sauipe e Museu Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho. O roteiro inclui também passeio de barco pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos e degustação de comidas típicas. 

“Quero regressar aqui. A comida é muito rica e saborosa”, afirmou a jornalista da área gastronômica Babbie De Derian, dos veículos Splash Magazine, LA Splash Magazine  e Luxury Web Magazine. Representante também do museu gastronômico Food & Beverage, em Nova Orleans e Los Angeles, ela manifestou o desejo de realizar uma fusão entre as culinárias da Bahia, do Brasil e da África.

Já Natasha Nyanin, do Man Repeller, que nasceu em Londres, foi criada em Gana e mora nos Estados Unidos, percebeu com curiosidade as afinidades culturais entre a África e a Bahia. “Aqui me lembro muito de Gana e da Guiné Equatorial, em aspectos como a vegetação, e a comida é muito parecida com a que comemos em Gana. O povo é superamigável. É interessante ver como as pessoas se misturam sem muito atrito. A cidade tem muita alma”.

Especializado em jornalismo de negócios, Ralf Waters, do Business Traveler & Business Travel Executive, observou o potencial que Salvador tem para sediar eventos. Para ele, restaurantes como o Senac, que promovem  a culinária local, são um aspecto positivo para o turismo na Bahia. “É uma forma prática para as pessoas conhecerem toda a variedade da comida típica em um só local. O restaurante poderia ser utilizado para um congresso”, sugeriu. 

Para David Ressel, do The Daily Meal, o que chamou mais a atenção foram os aspectos culturais e o estilo português nas construções. Em especial, ele apreciou muito a cachaça. O encontro no restaurante Senac ainda teve a presença da secretária da Cultura do Estado, Arany Santana, da Chefe de Gabinete da Cultura, Cristiane Taquari, e do superintendente da Secretaria do Turismo do Estado, Jorge Ávila.

Novo voo 

O voo direto Miami-Salvador entrou em operação no dia 29 de abril. A frequência semanal da Latam Airlines tem saída dos Estados  Unidos aos domingos e desembarque na capital baiana  na madrugada de segunda-feira (1h55). A rota Salvador-Miami é feita na madrugada das segundas-feiras, com decolagem às 3h25.