Cidade / Educação / Entretenimento

Curso gratuito de pães especiais tem inscrições abertas no 'Subúrbio 360'

O curso possui carga horária total de 20 horas

Foto: Pixabay/Creative Commons
Para se inscrever, é preciso ir ao Subúrbio 360 com RG, CPF e comprovante de residência

Já estão abertas as inscrições para as turmas do curso gratuito de Pães Especiais: Massa Salgada, que será realizado no Subúrbio 360 entre os dias 24 e 27 de abril. São oferecidas 20 vagas para o turno matutino, de 7h30 às 11h30, e outras 20 para o vespertino, de 13h30 às 17h. Para se inscrever, é preciso ir ao Subúrbio 360 com RG, CPF e comprovante de residência.

O curso possui carga horária total de 20 horas. Nesse período, o aluno tem noções sobre boas práticas de fabricação, fermentação e farinha, além de aprender a fazer diversos tipos de especialidades como o pão árabe, pão pizza, pão de alho, pão de ervas finas, baguete, pão italiano e rústico.

O coordenador técnico de Alimentos e Bebidas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Leandro Matioli, explica que as massas especiais servem para ampliar as opções de pães nas padarias e incrementar as vendas. “A variedade chama a atenção dos clientes e amplia os negócios. Os pães especiais são vendidos a um preço diferenciado”, conta.

Os cursos são ministrados por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Senai. A expectativa, segundo Matioli, é que sejam oferecidas 58 turmas ao longo desse ano, atingindo aproximadamente mil alunos. As aulas são de Panificação Básica, Pães Especiais: Massa Doce, Pães Especiais: Massa Salgada, Produção de Salgados e Folhados e Confeitaria Básica.

Certificação

A primeira turma do Subúrbio 360 a ser certificada, na última sexta-feira (6), foi a de Panificação Básica, curso que teve duração de 20 dias. Cerca de 60 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso no auditório da unidade.

A recepcionista Miriam Sales, 32 anos, conta que, além de ter aprendido a fazer pão, recebeu orientações sobre como transformar a própria massa em salgados como esfirra e enroladinho de salsicha, e até em doce, como o sonho. “O curso foi maravilhoso! Quero fazer muitos outros”, conta ela, que já fez encomenda para aniversário e já pensa em empreender. 

Para complementar o conhecimento técnico desenvolvido nos cursos, a SPMJ disponibiliza, no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, no bairro da Piedade, a Sala da Mulher Empreendedora, que dá orientações sobre como iniciar o próprio negócio e sobre como se tornar uma Microempreendedora Individual (MEI). Os jovens também têm acesso a orientações sobre empreendedorismo no Infocentro.