Cidade / Segurança

Prisão de um assaltante por dia reduz roubos em coletivos

Salvador está entre as capitais no país com maior redução neste tipo de crime

Foto: Alberto Maraux
As abordagens são diárias, nos coletivos
As abordagens são diárias, nos coletivos

Com média de um assaltante de ônibus preso por dia no mês de janeiro, equipes da Operação Gemeos e do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) fecharam o período com redução de 38%, na comparação com janeiro de 2017. Foram 138 casos registrados em 2018, contra 223 contabilizados no primeiro mês do ano passado.

Ampliação da atuação conjunta, mapeamento das áreas mais visadas e monitoramento dos reincidentes colaboraram para o bom resultado. Trinta presos, seis adolescentes apreendidos, 17 armas retiradas de circulação são alguns dos números que comprovam o esforço diário.

O comandante da Operação Gemeos, major Gabriel Neto, ressalta a importância da integração, aliada às ações de inteligência. "Mudamos a forma de patrulhar, horários, entre outros detalhes sigilosos do nosso trabalho. Saímos, em 2017, de um aumento, no primeiro semestre de 25%, para uma diminuição de 2%, no final do ano", lembrou.

Entre as capitais no país com maior redução neste tipo de crime, Salvador foi o tema de uma conversa do coordenador do Gerrc, delegado Nélis Araújo, com policiais de outros estados. "Temos um grupo de trabalho com representantes dos maiores estados e o nosso desempenho em janeiro está entre os melhores no país", contou.