Cidade / Entretenimento

Confira as atrações do primeiro dia da Virada Salvador em 2017

Serão 9 horas de shows, nesta quinta-feira (28/12)

 Com 55 mil m² de área, a Arena Daniela Mercury deverá receber um público estimado de 500 mil pessoas por dia
Com 55 mil m² de área, a Arena Daniela Mercury deverá receber um público estimado de 500 mil pessoas por dia

Serão 70 horas de música para todos os gostos, apresentações de atrações nacionais de peso, além de uma série de outras opções de entretenimento.

O Malê de Balê abre a programação com um cortejo no chão, a partir das 17h dessa quinta-feira (28), mas às 16h, os portões já estarão abertos para que o público possa desfrutar de equipamentos, a exemplo da roda gigante de 36 metros e da tirolesa, com partida de cerca 10 metros de altura; e desfrutar de espaços como a Vila Pelô, Espaço Kids e Praça de Alimentação.

Quem for à Arena Daniela Mercury nesta quinta-feira (28/12) vai assistir às apresentações de Gustavo Lima, Gilberto Gil, Aviões do Forró, Pabllo Vittar, Harmonia do Samba e Duas Medidas.

Uma das atrações mais aguardadas da noite, Pabllo Vittar promete sacudir  a arena com os sucessos K.O., Corpo Sensual e Nêga, que colocaram a cantora no rol das artistas que mais se destacaram este ano. Duas dessas canções também alcançaram o Top 5 da playlist "As Mais Tocadas No Brasil" do Spotfy, uma das principais plataformas de streaming.

Com 55 mil m² de área, a Arena Daniela Mercury deverá receber um público estimado de 500 mil pessoas por dia, com exceção da virada (31), quando são esperadas 700 mil.

A chegada ao local dos shows do Festival será facilitada por um esquema especial de operação montado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Além disso, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) projetou três acessos à Arena Daniela Mercury.

Para quem vai de transporte coletivo, táxi ou mototáxi, é preciso descer em uma das paradas na região da Boca do Rio e seguir a pé até um dos dois pórticos (acessos 1 e 2) localizados na nova via inaugurada pela Prefeitura e que fica atrás do antigo Aeroclube, seja através da praça Osório Villas Boas (antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia) ou nas proximidades do retorno do antigo Centro de Convenções.

Não será permitida a circulação de automóveis nessa pista durante o Réveillon. Para quem vai de carro, há um estacionamento com 1.500 vagas na área do antigo Aeroclube.

A partir do estacionamento, há uma passarela que leva diretamente ao acesso 3 e à Arena Daniela Mercury. Vale lembrar que outras 1.330 vagas de estacionamento estão disponibilizadas através de Zona Azul em ruas próximas ao evento (ver mais informações abaixo no esquema de trânsito).

Se o meio de transporte será o coletivo, o usuário vai dispor de 400 ônibus extras, além da frota normal que circula todos os dias na cidade, entre 21h e 5h.

A circulação de veículos na Avenida Octávio Mangabeira não será interrompida durante o festival. Além disso, é possível acessar toda a estrutura montada para o Festival Virada Salvador por qualquer uma das entradas.

Veja no vídeo como chegar

Revistas na entrada

Quem for curtir o Festival Virada Salvador 2018, na Orla da Boca do Rio, deve ficar atento aos objetos que não poderão ser levados para a Arena Daniela Mercury. É vetada a entrada de materiais perfurocortantes e que possam servir como arma branca, a exemplo de guarda-chuvas, pau de selfie e demais objetos que possam oferecer risco aos cidadãos.

No local também estarão proibidos a venda e o consumo de alimentos em palitos de madeira, tipo espetinho, e de bebidas servidas em garrafas de vidro. 

Assim como nas edições anteriores do Réveillon, serão aplicadas revistas com detectores de metais por policiais militares nos três portais de abordagem do circuito (dois atrás do antigo Aeroclube e um no estacionamento), no intuito de garantir maior fiscalização e controle do que entra e sai no perímetro.

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) participará da festa com o efetivo de 510 agentes por dia, prestando apoio a diversos órgãos do município na proteção ao patrimônio público, atividades de fiscalização, além de ordenamento e patrulhamento preventivo. A ideia é assegurar a tranquilidade e conforto a baianos e turistas que irão presenciar as atrações.

Além disso, a Guarda realizará ações de prevenção à violência com a distribuição de folders e pulseiras de identificação de crianças. Serão distribuídas 100 mil cartilhas com instruções de segurança, cuidados com documentos e objetos de valor durante as comemorações de virada de ano.

Metrô

A partir desta sexta-feira (29) até o dia 1º de janeiro, o metrô vai operar em esquema especial para atender à demanda do Festival Virada Salvador, que acontecerá na Boca do Rio.

As estações de metrô e terminais de ônibus integrados, administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga - irão abrir uma hora mais cedo, com funcionamento das 04h à 00h, para embarque e desembarque.

A segurança no sistema metroviário será reforçada nos dias do festival com uma equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grandes públicos, que estará de prontidão nas estações e nos terminais.

Além disso, os usuários vão contar com um reforço do policiamento nas áreas de acesso e entorno do evento, com o apoio do Comando de Operações da Policia Militar – COPPM.

O sistema metroviário conta com cerca de 1.600 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento contínuo das estações, trens e áreas de acesso.

O controle de situações inesperadas é reforçado pela transmissão de imagens de parte dessas câmeras para o Centro de Informação e Comunicação (CICOM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

No Subúrbio

No domingo (31), a Praia de São Tomé de Paripe, em Paripe, será palco mais uma vez do Réveillon do Subúrbio.

A festa completa sua 10ª edição e vai receber a chegada de 2018 com shows de Denny Denan (que fará a virada), Pablo e Israel Novaes.

A abertura será no clima do arrochanejo com a banda Swing do Luh, às 21h. 

Gratuito e aberto ao público, o Réveillon do Subúrbio traz na sua estrutura um palco montado na praia e queima de fogos.