Três toneladas e meia de maconha foram apreendidas na madrugada desta quarta-feira (6), num caminhão escondido em um galpão em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Outros 500 quilos pertencentes ao mesmo fornecedor foram encontrados já no início da manhã, em Cajazeiras, totalizando quatro toneladas.
Uma denúncia anônima levou o grupo composto por policiais da Força Tarefa da Secretaria da Segurança Púbica, Polícia Federal, Batalhão de Choque e Comando de Policiamento Especializado ao Posto Kalilandia, na Estrada do Coco.
Com a chegada das equipes ao posto de combustíveis, um veículo utilizado para a venda de entorpecentes tentou fugir do cerco policial, mas foi interceptado no bairro de Pituaçu, em Salvador. O motorista revelou o local onde a droga estava guardada, em Lauro de Freitas.
Em seguida, os policiais chegaram ao bairro de Cajazeiras, onde o restante da droga, que já havia sido repassada para a distribuição, foi encontrada enterrada, protegida dentro de um freezer reforçado com chapas de aço.
Os cães Andy (Pastor Mallinois) e Ajax (Pastor Alemão) da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque ajudaram na localização da maconha.
“Com esta apreensão sobe para cinco toneladas a quantidade de drogas apreendidas nas ações de combate ao tráfico só esta semana”, destaca o coordenador da Força-Tarefa da SSP, major Marcelo Barreto. O carregamento da droga e André Luís foram apresentados na Superintendência da Polícia Federal.
A ação desta madrugada ocorre após outra grande apreensão de pasta base de cocaína, na noite de ontem (5), avaliada em R$ 1 milhão, também na RMS, em Ipitanga, coordenada pela Rondesp/Central.
Já em São Gonçalo dos Campos, outra operação conjunta interceptou mais uma tonelada de maconha, após a abordagem a um táxi no município de Feira de Santana.
Cocaína
Carga avaliada em pouco mais de R$ 1 milhão em pasta base de cocaína foi apreendida por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Central da Polícia Militar.
Durante blitz montada na Estrada Velha do Aeroporto os militares suspeitaram de um táxi, modelo Prisma, e determinaram a parada do veículo. Antes da abordagem o passageiro abriu a porta e conseguiu fugir pelo matagal.
Dentro do carro os PMs localizaram documentos deixados na hora da fuga que pertencem ao traficante e homicida conhecido como 'Rafinha', integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. Após conversa com o taxista as guarnições da Rondesp Central foram até uma casa na localidade de Ipitanga, usada pelo criminoso.
No local foram apreendidos 66 tabletes de pasta base de cocaína e três cadernetas com anotações referentes ao comércio de entorpecentes. Todo o material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), na Pituba.