É pau, é pedra, é chuva, é sol, é vento e até uma friaca já chegou a Salvador. É o fim do caminho. Está fazendo frio em Salvador? É brinco. É o fim de mundo? Não. Mas pode crer, lindinho, nós, baianos, tivemos até que tirar a poeira daquela cobertinha mais quente. Não, a de lã, não, que não vamos exagerar. Tá certo: 22º já deixam a gente morrendo de frio. É que nós somos ‘fogosos’, neguinho.
Não vamos falar de coisa ruim, que já sofremos - e já chorei demais - com o desastre da lancha de Mar Grande. Mas estão vendo como até o mar estava ‘virado num cabrunco’? Conseguiu virar a lancha de tão brabo. Eu nunca mais tinha visto a minha ‘soterópolis’ assim. Com ondas tão fortes, vento frio, tempo sempre nublado. Espero setembro chegar com ansiedade, trazendo a Primavera, calor e alegria aos corações.
Eu sou mulher de verão: com esse tempo, não tiro o pé de casa. Às vezes, nem da cama eu me levanto. Principalmente se rolar um cobertor de orelha. He-he! Daqueles que a gente usa quando precisa e depois manda ‘andar’. Tem coisa melhor? Tem, sim, vadio! Mira, minha amiga, conseguiu que eu superasse a preguiça e me levou para passar o sábado, 26 de agosto, com os ‘japas’ no Festival de Cultura Japonesa. Pra descontar os pecados, fundei no temake, no yakissoba e depois nos sushis sem dor na consciência. Comi com gosto e me diverti. Ô trem bom! A-mei!
Eu e os meus amigos japas amadinhos, Odecil e Lika
E fiquei depois giboiando, apreciando quanto o baiano curte aquela festa. Tinha gente – menino, jovem, maduro e até os véios – de tudo que era jeito, com as roupas extravagantes, multicoloridas dos filmes japas; os cabelos amarelos, azuis, verdes, vermelhos, de tudo que é cor; botas e capacetes de todo jeito. E o mais importante: tava todo mundo alegre, se divertindo. Foram três dias de cultura com os ‘japas’ lindos. E eles são atenciosos, educados, especiais.
Este ano, o tema foi Artes Marciais Japonesas, mas com espaço especial para crianças, pra a terceira idade e cultura pop, com muita música, boa culinária, artesanato variado, belos arranjos florais, danças. Um festão. Dei um abração apertado em meu amigo Odecil, o cônsul honorário, e em Lika Kawano, minha japa amadinha. Valeu! Para o ano, me aguardem, que tô lá de novo.
Mudando de pau pra cacete, já viram como o país virou uma anedota geral? Agora até podemos falar em ‘fufuka’, que moça pura que nem eu vai ficar rubra ou sorrir de ladinho. É o nome do presidente em exercício da Câmara. E o presidente do Brasil estes dias é Maia, o ‘Inhonho’, como o chama Zé Simão. Todos dois com cara de bundinha de menino novo.
Oh! Meu Brasil! O que estão fazendo com você? Quando voltaremos aos tempos normais? Quando voltaremos a ter orgulho de ser brasileiros? Segurança, Saúde e Educação viraram piada: só existem nas lindas propagandas políticas, onde temos o país ideal, com tudo no eixo, como manda o figurino. Na vida real falta tudo, é um ‘deus nos acuda’. Mas isso passa um dia. Boto fé!
Agora vou resolver uns assuntinhos de família em Vitória da Conquista. Os irmãos vem todos: Ana, Lula, Carmen, e até Paulo, de Sumpaulo. Faz muito tempo que não reunimos a família. E eu vou pedir pra minha filhota Ana Cláudia mandar preparar pra eles esta panqueca japonesa, Okonomiyaky, que Lika deu a receita. Quero que eles provem esta delícia de comida japa. Experimente também, lindinha, e sirva o seu amorzinho. Vai ver que depois receberá um beijinho muito carinhoso e dengoso em agradecimento. Avental a postos, vamos para a cozinha. Mãos à obra.
Receita Okonomiyaki
Ingredientes
-- 1 ovo
-- ½ colher de chá de hondashi (tempero de peixe em pó)
-- 1 pitada de sal
-- 100ml de água
-- 100g de farinha de trigo (4 colheres de sopa, bem cheias)
-- ½ repolho pequeno picado em tiras
-- 3 fatias bem finas de bacon
Ingredientes para o molho Tonkatsu
-- 5 colheres de sopa de shoyu
-- 2 colheres de sopa de molho inglês
-- 1 colher de sopa de saquê culinário Kirin
-- 1 colher de chá de mostarda.
Opções de recheio
-- Carne suína ou bovina cortada em tiras
-- Lula cortada em rodelas finas
-- Camarões
-- Cebolinha picada
-- Cebola em fatias bem finas
-- Cogumelos fatiados e/ou gengibre picado.
Modo de preparo
-- Bater o ovo numa vasilha. Colocar o hondashi, sal, água e bater novamente; - Acrescentar a farinha de trigo e misturar bem até obter uma massa lisa.
-- Colocar em outra vasilha o repolho e os recheios de sua preferência, despejar um pouco de massa e misturar bem.
-- Esquentar uma chapa, colocar as fatias de bacon em pouquíssimo óleo e deixar fritar um pouco. Por cima, colocar a massa com o recheio. Achatar um pouco, deixar até cozer. Virar de uma vez; se possível, tampar para uma melhor cocção, até ficar pronto.
-- Colocar o Okonomiyaki no prato e, por cima, de forma decorativa, o molho tonkatsu e a maionese.
Modo de preparo do molho
-- Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes, até ficar homogêneo. Deixe descansar um pouco. Rendimento: 2 porções.
Saborear sentindo todo o cuidado da cultura gastronômica japonesa. ‘Arigatô’, até o próximo ano, no Festival. Beijins.