Bahia / DESATIVADO / Educação

Bibliotecas públicas estaduais têm cerca de 500 mil livros para empréstimos

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon

Foto: Mateus Pereira
Em Salvador há seis bibliotecas públicas estaduais
Em Salvador há seis bibliotecas públicas estaduais

As sete Bibliotecas Públicas vinculadas à Fundação Pedro Calmon dispõem de diversificado acervo para os leitores. Neste ano, quase 8.600 obras já foram emprestadas.

Só na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, foram realizados 5.656 empréstimos de livros neste ano. “Nosso quantitativo de leitores tem crescido nos últimos meses, isso é demonstrado através da nossa estatística de uso. É mais uma confirmação de que o leitor se sente atraído pelo acervo e faz uso dele para alimentar esse hábito de leitura”, conta a diretora da unidade Lívia Freitas.

De acordo com a subgerente do setor de empréstimo da Biblioteca, que é a maior do Sistema, Elzimar Cerqueira, a procura maior é pelos lançamentos, romances brasileiros e estrangeiros, livros policiais e - dentro da temática de religião - o Espiritismo. “Na área de pesquisa, os livros didáticos e para concursos são os mais solicitados”, ela conta. A unidade dispõe de quase 290 mil exemplares disponíveis.

A Biblioteca Pública Thales de Azevedo, localizada no Costa Azul, é outra que teve grande número de empréstimos: 1.251. “Temos um acervo muito rico e multidisciplinar. Nosso maior público é de estudantes dos colégios próximos, mas temos um número grande de outras pessoas que vêm estudar, principalmente para concursos”, segundo a diretora da Biblioteca Ana Paula Anjos.

Lá, dentre o acervo de 61 mil exemplares, os leitores podem encontrar bibliografias diversas como literaturas brasileira, americana, francesa, italiana e alemã. Além disso, cultura baiana, teatro, meio ambiente, direito e livros didáticos.

Acervo – As unidades vinculadas à FPC dispõem de quase 500 mil livros em diversas áreas do saber. Há livros para todos os estudos e gostos, basta encontrar a unidade mais próxima e incrementar o hábito da leitura. Na Biblioteca Anísio Teixeira, no Pelourinho, o acervo é de quase 23 mil exemplares. Já na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, 21 mil.

Quem passa pela região do Rio Vermelho, tem a Biblioteca Juracy Magalhães Jr que possui 26 mil exemplares disponíveis ao público. Quem mora na Ilha de Itaparica pode visitar a Biblioteca Juracy Magalhães Jr que possui mais de 11 mil livros disponíveis. E nos lugares onde as unidades não chegam, a Biblioteca de Extensão, através da Biblioteca Móvel, leva seu acervo de mais de 43 mil livros.

Pergamum – Para ter acesso aos livros, basta o usuário se dirigir ao setor de empréstimos de qualquer unidade munido de comprovante de residência, endereço de e-mail, telefone fixo e documento de identificação. O cadastro é feito na hora no sistema integrado de bibliotecas Pergamun – o mesmo utilizado em bibliotecas da UFBA e Uneb, por exemplo.

O empréstimo de até dois livros é válido por 15 dias. Para renovar até mais duas vezes, o usuário não precisa comparecer à biblioteca. É só acessar de qualquer terminal com internet o sistema unificados das bibliotecas. Lá, o usuário tem acesso a todos os livros disponíveis em todas as bibliotecas, pode renovar o empréstimo e reservar livros.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA).

O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé).

O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.