Vamos cantar bem fresquinhos e afinadinhos: ‘Porque, é Primavera. Te amo. É Primavera, meu amor. Hoje o céu está tão lindo...’. Saudades do velho Tim Maia.
Mas abram os braços e o coração que a Primavera chegou, com chuva e vento pra espantar tudo de ruim e deixar o céu azul, os dias lindos, os corações felizes, as flores encantadoras, o amor esverdejante. (E chega de frescuragem).
Vejam que coisa boa aconteceu comigo. Outro dia, recebi uma ligação da minha amiga e colega, também professora da UFBA, Maryvonne Mello, que enviou uma matéria que produzimos na Secretaria de Turismo sobre um roteiro turístico e gastronômico de Salvador (www.setur.ba.gov.br/2016/09/408/Salvador-oferece-sol-praia-historia-e-fartura-gastronomica-.html) para uns amigos mineiros. Nesta primeira matéria, nós indicamos aos turistas alguns lugares em que ele pode comer ao visitar os pontos turísticos.
Mary achou a matéria legal e mandou para os mineiros, Fred e Rafa, que estão aqui em Salvador e fazem divulgação de queijos e doces artesanais de Minas Gerais. Eles tiveram a delicadeza de me presentear com um doce de leite e um de goiaba e o queijo recheado com requeijão. (Aguardem um minuto para eu limpar a boca, pois acabei de comer um mais um pedacinho do queijo com a goiabada mineira. Nham!) O pior é que eu nem conheço as criaturas que me presentearam. Mas liguei para o Fred para agradecer o presente. Meninos, valeu. Estou me divertindo muito com o presente.
Quando recebi o queijo de presente e provei, levei um pedaço para minha amiga Auta Rosa, que é uma grande divulgadora do queijo de ovelha da Serra da Estrela, do norte de Portugal, ‘que até hoje mantém a tradição de ser feito manualmente’, diz Auta. Para ela, é o melhor queijo do mundo. Fala tanto que quando passei por lá, eu só me lembrava dela. Mas é um queijo é caro demais para nós, brasileiros, que não somos apadrinhados pelos mensalões e petrolões (e, como consolo, estamos livres da Lava Jato).
Auta viu que no nosso Brasilzinho também temos um produto que podemos nos orgulhar. O queijo Pé de Serra, da Fazenda Córrego Fundo (Fone 71 99310 4553, para quem quiser adquirir), de Carmópolis de Minas é simplesmente fantástico, delicioso. Amei. Sei que Autíssima Rosa também gostou pois sabe apreciar as coisas boas.
Quando estou com Auta, tenho saudade do grande mestre Calasans Neto, querido amigo, que eu dizia ser meu namorado (acho que eu era a única pessoa que Auta deixava encher Calá de beijo). Calá, todo ano, fazia para mim o desenho para as camisas com que os jornalistas e amigos desfilavam na Lavagem de Itapuã, lindos, no bloco A Lenda do Pássaro do Abaeté Numa Manhã de Muito Sol (nome de bloco mais comprido do Brasil, segundo Rubinho dos Carnavais). Desfilamos uns 15 anos na festa de Itapuã. Tempo bom!
Mudando o rumo da prosa, no princípio do mês fui a Vitória da Conquista para o aniversário de minha querida sobrinha, Ana Cláudia. A cidade tem muitos encantos, como a delícia dos Biscoitos Finos de Solange, e a influencia mineira, principalmente na comida, que é outro atrativo ‘turístico’ para mim. Gosto de provar de tudo, para ver o que é mais gostoso. Só por isto, mente impura, não é gulodice, não.
Agora, fui por outra novidade: Flavinha, minha sobrinha, e uns primos, resolveram abrir o Brito’s Restaurante, junto à Ceasa no centro da cidade. E está fazendo o maior sucesso, pois ela e Ordival (o marido) cozinham bem, e usam produtos naturais (também, com a feira em frente, é só atravessar a rua e comprar o produto na hora).
Todo dia eu ia almoçar lá, pois os danadinhos são bons nos temperos. E a 'tchurma' da cidade logo prestigiou. Agora o Brito’s Restaurante vive cheio dos gourmets, que vão apreciar os ‘diets’ e os ‘engordiets’. É rabada, buchada, testículo de boi e feijoada, ao lado do churrasco, galinha com pirão lasanha, comida baiana e saladinhas variadas. Está o maior sucesso e eu, orgulhosa de minha filhota empreendedora. Doida pra voltar lá.
Mas não fique aí babando, meu bonitinho. Encomende no seu açougue preferido um testículo de boi para prepararmos, pois Ordival, que nos dá a receita, é mestre no assunto. A galera vai ‘fundar dentro', com certeza. Quando Ordival vem a Salvador, meu primo Pedro Galvão não exige o prato almoço. E eu, junto com ele.
Vamos por o avental e preparar o ‘rango’ para nos fortalecermos para a urna. E votarmos em pessoas direitas, honestas, bem intencionadas, que não queiram se eleger para roubar nosso suado dinheirinho e se locupletar. Escolha bem para não pagarmos caro, elegendo cabras safados. Vamos às urnas, digo vamos à moqueca.
Receita de Moqueca de Testículo de Boi
Ingredientes
-- 2 k de ovos bovinos
-- 1 dúzia de ovos caipira
-- 100 ml de azeite dendê
-- 50 ml azeite de oliva
-- Leite de um coco
-- 3 tomates
-- 3 cebolas
-- 1 pimentão
-- 6 pimentas de cheiro
-- Um maço de cheiro verde e cebolinha
-- 5 dentes de alho
-- Pimenta do reino e cominho
Modo de Preparar
-- Aferventar os testículos por 20 minutos, retirar a pele e cortar a massa em pedaços de 2mm;
-- Amassar o alho, misturar com a pimenta do reino, azeite de oliva, cominho e sal temperar a massa. Deixar descansar por 30 minutos;
-- Cortar em rodelas tomates, cebolas, pimenta de cheiro e pimentão e reservar;
-- Picar o cheiro verde e a cebolinha e reservar;
-- Em uma panela aberta, própria para moqueca, colocar os testículos e cobrir com os temperos;
-- Adicionar o azeite de dendê e durante a fervura acrescentar o leite de coco e os ovos de ganha caipira;
-- Mexer bem para esfarelar os ovos de galinha, deixar cozinhar por 20 minutos, com cuidado para não deixar secar o caldo.
Dar um ‘xero’ no amorzinho, ‘tomar uma’ para abrir o corpo, sentar na mesa e comer com gosto, que não é todo dia que podemos saborear uma delícia como essa. Buon apetito!