Estamos em 2016. A Internet de agora é mais rápida e eficiente do que aquela à qual conhecíamos há cinco anos, por exemplo. Mas, todo esse avanço da web - ainda – não é suficiente para que você possa ter um acesso 100% seguro ao mundo virtual.
Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados para que as suas compras online ocorreram com tranquilidade e não virem um grande dessabor.
Com o objetivo de auxiliá-lo (la) em ter compras em ambientes seguros, a Gerencianet separou algumas dicas úteis:
Certifique-se da credibilidade da loja
Neste momento, a principal dica é fazer uma pesquisa minuciosa da empresa, principalmente aquelas pouco conhecidas. Acessar o site do Procon e analisar se a loja possui um histórico de reclamações também é de grande valia.
Consultar amigos e pessoas próximas que tenham comprado produtos nessa companhia também ajuda a evitar problemas indesejados. E, por fim, certificar-se da existência de um endereço e/ou telefone fixo para contatos.
Atenção aos dados de entrega
Quando finalizar a compra e efetuar o pagamento, atente-se qual é o prazo limite de entrega prometido pela loja e, também, o valor do frete. Com essas informações, você terá certeza se o produto chegará na data combinada, bem como o quanto será pago por esse serviço.
Preços muitos baixos podem ser um problema
Fique atento (a) em promoções relâmpagos e que tenham preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado. Desconfie.
Opções de Pagamento
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os estabelecimentos devem oferecer diferentes formas de pagamento. Caso a loja disponha de apenas uma opção, reclame.
Em caso de desistência
As compras efetuadas fora de um endereço físico podem ser canceladas em até 7 dias sem a obrigação de justificativas formais e o dinheiro deve ser ressarcido na sua totalidade.
Opte pelo pagamento por meio de uma intermediadora de pagamentos
Sempre que disponível, faça a compra utilizando um intermediador de pagamentos, como a Gerencianet. Essas empresas garantem a devolução do seu dinheiro caso a entrega não seja feita dentro do prazo ou o produto seja muito diferente do anunciado. Mas atenção, é preciso ficar atento ao prazo de garantia estipulado pela empresa.
Além disso, as intermediadoras de pagamento fazem uma análise prévia dos clientes, garantindo a segurança de quem compra ou de quem vende. Outra vantagem é que a empresa mantém seus dados bancários em sigilo.