Dicas

Como cuidar da higiene do seu gato

No geral o custo para propiciar uma vida confortável para o seu gato de estimação é baixo

Foto: Moyan Brenn/Flickr/Creative Commons
Uma visita ao veterinário de tempos em tempos se faz necessário
Uma visita ao veterinário de tempos em tempos se faz necessário

Muitas pessoas me perguntam quais os principais cuidados que se deve ter ao adotar um gato, se o custo é muito alto e se ele se contenta com qualquer tipo de alimentação. As respostas são um pouco amplas, mas no geral o custo para propiciar uma vida confortável para o seu gato de estimação é baixo: uma boa ração, areia, água e muito amor.

Claro que uma visita ao veterinário de tempos em tempos se faz necessário, mas se tiver cuidado com a alimentação, com a saúde e com a higiene do bichano, a visita será apenas para a veterinária constatar que ele está saudável.

Falando nos cuidados, separei algumas dicas e sugestões para as gateiras e gateiros de plantão tomar com relação à higiene. Mais para frente falaremos da alimentação, e também da saúde dos gatos.

Os olhos - As lágrimas que umidificam os olhos são normalmente drenadas por um pequeno canal entre os olhos e o focinho: o canal lacrimal. Nas raças de face achatada (como o Persa), a drenagem é ruim e as lágrimas tendem a escoar sobre a parte saliente do focinho, formando um escoamento marrom, que pode ser limpo com um algodão seco. Um escoamento excessivo de lágrimas, com o interior das pálpebras (conjuntiva) bem vermelho e uma dificuldade de manter os olhos abertos indicam uma afecção dos olhos (gripe, doença viral …). Se isso acontecer, consulte seu veterinário.

As orelhas - Elas devem ser limpas. Você pode limpa-las com um algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objetos dentro do conduto auditivo, que podem empurrar os fragmentos para o fundo. Parasitas podem se desenvolver no interior do conduto auditivo. Em caso de secreção excessiva, de pus, ou se o animal coça vigorosamente as orelhas, consulte seu veterinário.

Os dentes - O tártaro tende a se acumular sobre os dentes do gato. Com o tempo, provoca a inflamação das gengivas, produz um mau-hálito e pode mesmo levar a perda dos dentes. Seu veterinário pode remover o tártaro dos dentes de seu gato sob anestesia geral. O cuidado com os dentes é essencial para preservar a boa saúde de seu gato.

As garras - Quando elas se tornam muito longas, é necessário cortá-las. Consulte seu veterinário sobre como proceder. Oferecendo um arranhador a seu gato, você permite que ele mesmo cuide de suas garras e evita que ele as uti1ize sobre sua mobília.