Um novo ano está chegando e com ele surgem novas ideias e realizações para sua empresa. Além de marcar o fechamento de um ciclo e permitir a comparação com os resultados anteriores, o período também permite o estabelecimento de novos ideais e projetos.
É o caso dos investimentos que precisam ser executados, podendo ser tanto os mais arriscados quanto aqueles que já foram planejados e afirmados há algum tempo.
Por meio deles, é possível expandir diversas áreas, aproveitando o crescimento sentido nos últimos anos e propondo novos horizontes para diferentes negócios.
E-commerce
O e-commerce foi uma das áreas menos atingidas pela crise econômica mundial que tem afetado diferentes áreas do comércio. Em vista disso, investir na internet como um meio de vendas e divulgação é a estratégia mais segura e bem-sucedida dos últimos tempos.
Ela abre um novo leque de possibilidades e tem um potencial de atratividade que não consegue ser comparado com nenhuma outra estratégia de marketing. Por isso, invista na loja virtual da sua marca ou ainda na elaboração de um site ou redes sociais.
Espaço físico
Ter um espaço próprio é um bom investimento, pois sair do aluguel significa que há mais segurança e estabilidade na sua empresa, que passa a possuir uma sede própria e tornar-se independente e autônoma. Apesar de o investimento ser grande, ele é compensado ao longo dos anos, e o imóvel tende a valorizar conforme o tempo passa.
Para empreendimentos que crescerão no próximo ano e necessitam de um espaço maior para armazenar o estoque, o mais indicado é a construção ou o aluguel de um galpão, que pode ser montado no terreno da empresa ou em um local mais afastado e estratégico (veja mais aqui).
Colaboradores
O número de colaboradores pode aumentar no próximo ano. Isso tudo deve passar por uma avaliação interna, levando em consideração as metas para o novo ano e as possibilidades reais do presente.
Esse aumento deverá incluir a contratação de profissionais que consigam impulsionar a marca e expandir em diferentes direções.
Isso causa um impacto cada vez maior nos gestores e empresários, que trabalharão na liderança e na coordenação do time. Além disso, todo o investimento na formação e especialização dos funcionários deve estar presente na rotina de qualquer empresa.
Logística
Um dos setores mais importantes de qualquer empresa, a logística sempre precisa ser trabalhada e revista, seja no controle mais preciso do estoque e das saídas de produtos, seja na organização dos funcionários e de todos os elementos presentes na rotina.
Por isso, o investimento nessa parte do processo deve ser considerada em qualquer negócio, desde empresas de pequeno porte até mesmo em empreendimento que trabalham com produção em larga escala. Com essa expansão, a produtividade aumenta e os resultados são sentidos em pouco tempo.
Informatização
Os computadores dominaram totalmente a vivência cotidiana e as atividades nas empresas, tanto no acesso aos documentos quanto na interação com os clientes e parceiros.
Por meio da informatização, é possível ter um controle cada vez mais preciso sobre os elementos que são comprados e vendidos, sobre o fluxo de caixa e até mesmo para estabelecer melhorias no que diz respeito aos gastos e às economias.