Turismo

Aviões temáticos divulgam a cultura dos países e divertem os passageiros

Voar em aeronaves pintadas com personagens como Mickey Mouse, o gênio da lâmpada e robôs de Guerra das Estrelas é uma tendência na aviação. Passageiros vivem experiências inusitadas. Companhias faturam com reforço da imagem

Foto: Gianfranco Beting
A bandeira brasileira foi parte de uma campanha que divulgou o país no exterior na carenagem do Airbus A330-200 da Azul

Nas últimas semanas, uma aeronave japonesa com uma pintura inusitada sobrevoou oceanos do oriente e sua imagem foi amplamente divulgada nas redes sociais.

Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea, como costumava fazer, a máquina voadora trazia em sua carenagem uma pintura detalhada do robô R2-D2, da série de Guerra das Estrelas.

Antes de embarcarem, era possível ver os passageiros embasbacados diante do robô voador de mais de 20 metros, revelou a companhia.


A famosa liga de basquete americana, a NBA, cobre toda a carenagem de uma aeronave americana. O avião mostra uma bola de basquete com o símbolo da liga sendo encestada. Foto: Southwest Airlines

A quantidade de flashs e selfies era fora do normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.

Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis.

No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas. Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1.


A orca símbolo de um parque aquático norte-americano foi homenageada por uma empresa aérea do país. Atualmente, a empresa aérea possui três aviões com a pintura de Shamu. Foto: Southwest Airlines

Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira - e serviu os turistas - por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os 450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana.

Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira.

A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para reforçar a imagem da empresa – e gerar engajamento dos usuários, de acordo com o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira.


As cores e símbolos da bandeira do estado de Ilinóis (EUA) foram estampadas no Boeing 737, da empresa aérea norte-americana Southwest. Foto: Southwest Airlines

“As pinturas com motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, disse o diretor.

A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World.

Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas.


O gênio da lâmpada mágica de Aladdin é a estrela do avião de uma empresa americana, com capacidade para transportar 144 passageiros. Foto: Alaska Air Group

O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.