Turismo

Com boa avaliação, aeroportos brasileiros beneficiam turismo

Avião é o meio de transporte de mais da metade (58,6%) dos viajantes, revela nova pesquisa do Ministério do Turismo

O aeroporto paranaense Afonso Pena recebeu a melhor avaliação dos brasileiros em uma pesquisa trimestral divulgada na terça-feira (05/8) pela SAC.

Já Guarulhos (SP) foi o aeroporto que mais evoluiu em relação a si mesmo. As notas foram 4,43 e 4,04, respectivamente, em uma escala que vai de um a cinco.

O conforto da sala de embarque, a limpeza, a devolução de bagagem e a cordialidade dos funcionários estão entre os itens avaliados. Desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2013, a satisfação dos passageiros só aumentou.

Há dois anos, apenas três dos 14 aeroportos pesquisados obtiveram notas acima de 4. Nesta última pesquisa, 13 dos 15 terminais tiveram notas acima de 4.

O avião é hoje o principal meio de transporte dos turistas brasileiros, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Mais da metade (56,8%) dos viajantes que afirmaram ter intenção de arrumar as malas pelos próximos seis meses, o fará de avião.

“A melhoria da infraestrutura e do atendimento é algo que beneficia diretamente o turista”, disse o ministro Henrique Alves.

O Ministério do Turismo tem investimentos em diversos aeroportos. Em Caldas Novas (GO), por exemplo, foram R$ 6,2 milhões para aquisição de equipamento para o terminal e ampliação da pista de pouso.

Outros R$ 3,2 milhões foram repassados para a interligação dos aeroportos Zumbi dos Palmares e Maragogi, em Alagoas.

De acordo com o ministro Eliseu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil, o resultado demonstra o esforço de investimento em infraestrutura e melhoria da gestão dos negócios aeroportuários.

O Aeroporto Internacional de Curitiba, o mais bem avaliado entre os 15 monitorados, também liderou em 17 das 48 categorias da pesquisa. No item “Disponibilidade de Táxi” alcançou a nota máxima (5).

A percepção positiva dos passageiros sobre Guarulhos foi obtida por causa das obras entregues no último ano. Ela tende a crescer com a entrega das próximas obras, a modernização dos terminais 1 e 2, com conclusão prevista para o 2º semestre do ano que vem.

*Com informações da Secretaria de Aviação Civil