Um dos mais tradicionais blocos do Carnaval, o Cheiro de Amor chegou ao Campo Grande na tarde desta segunda-feira (16/2) de carnaval, em Salvador, comandado por Vina Calmon.
No fim de semana a cantora começou arrastando uma multidão no sábado do Bloco Yes, na Barra. Vina também esteve no domingo (15), no circuito do Campo Grande.
Completando 35 carnavais, o Bloco Cheiro conta com uma legião de fãs.
Idealizado pelos irmãos Wilton (o saudoso Totó), Windson Silva e amigos que queriam ter seu próprio bloco para pular o carnaval, surge em 1980 na Cidade Baixa em Salvador o Bloco Cheiro de Amor.
Em 1981, o bloco desfilou pela primeira vez na Avenida. Tratava-se do trio “Guadalajara”, ainda sem vocais no comando, apenas com uma banda instrumental. A fantasia era um macacão, sendo adaptada sete anos depois para "mortalha", que já ganhava corpo entre o público jovem. Com o passar dos anos, aderiu ao abadá e foi o primeiro bloco a lançar um abadá para cada dia e posteriormente três fantasias.
O bloco teve no comando inicialmente a Banda Pimenta de Cheiro com os cantores Laurinha e “Gugui” na linha de frente. Em seguida, passou a se chamar Cheiro de Amor, já com os vocais eletrizantes do furacão Márcia Freire, que permaneceu no comando por cerca de 10 anos.
Foto: Diogo Vieira
No ano de 1995, o Grupo Cheiro revelou mais uma das maiores cantoras de Axé, Carla Visi, que fez sua história na Banda Cheiro ao longo de quatro anos. Ambas aliadas à competência e profissionalismo do Cheiro foram responsáveis pela venda de milhões de cópias de CDs nos anos de 80 e 90.
Em 2003, o grupo Cheiro - que se destaca por inovar e trazer sempre importantes contribuições para a folia de Salvador - renovou o seu estoque e apostou na encantadora e descolada Alinne Rosa que, com seus cabelos “Rosa Pink”, conseguiu mudar todos os conceitos e parâmetros acerca de uma cantora de Axé Music.
Para 2015, o bloco prepara uma grande festa para celebrar seus 35 anos na folia e traz grandes novidades, como a nova vocalista Vina Calmon, que tem encantado o público por onde a banda tem passado, além de um repertório especial, que inclui os clássicos e, claro, músicas novas que foram recentemente gravadas no novo DVD do grupo - captado durante o aniversário de Salvador, no Dique do Tororó.