O volume de passageiros nos aeroportos do Brasil cresce a cada dia e isso não deve mudar. Em média o número de viajantes cresceu 13,1% ao ano, de 2004 até 2013, segundo o Anuário Estatístico do Transporte Aéreo de 2013, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em outubro.
A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros no Brasil teve alta de 203% entre 2004 e 2013 e isso com acréscimo no sentimento de desconforto causado pelo aumento da demanda e problemas enfrentados nos aeroportos.
Mas parte dos problemas pode ser evitada com a ajuda dos viajantes. Portanto, para que consumidores, tripulação e aeroviários convivam em harmonia, salvo os imprevistos, o passageiro pode assumir uma postura proativa no sentido de ajudar para que a engrenagem funcione a contento.
Veja 10 atitudes que passageiro deve adotar em aeroportos:
-- É preciso ficar atento às chamadas do sistema de som, nas informações dos painéis e nas sinalizações dos aeroportos.
-- Coloque a bagagem transversal no compartimento de bagagem, ao invés de frente e com as rodas para fora.
-- Leve sempre a bagagem dentro do padrão (peso ou dimensão); brasileiros costumam ter mais de um item de mão, o que empresas podem vetar, seguindo regulação.
-- Nunca pise ou sente na esteira de bagagem; isso causa confusão e até desligamento do equipamento, o que pode atrasar a restituição das malas.
-- Só saia da área de desembarque após conferir a etiqueta.
-- Após despachar a bagagem, obedeça o horário de embarque; tripulação faz checagem da relação malas e passageiros embarcados.
-- Preste atenção se está na fila certa no momento do embarque.
-- Antes de chegar às esteiras de restituição de bagagem, passageiros precisam passar dentro do freeshop.
-- Cheque etiquetas após pegar a mala na esteira rolante pode evitar confusões e atrasos na saída do aeroporto.
-- Passageiros precisam prestar atenção às filas corretas e momento da chamada para embarque.
Veja as atitudes que atrapalham:
No check-in
-- Ficar parado conversando ou aguardando alguém na entrada de alguma fila atrapalhando o fluxo de entrada
-- Não estar com informações do voo e documento em mãos no momento do check-in
-- Levar documento inválido para o check-in, ou não levar documento algum
-- Deixar o carrinho de bagagem no meio do corredor de saída do check-in atrapalhando a chegada ou saída de outros clientes
No embarque
-- Formar fila antes do voo ser chamado
-- Utilizar fila errada no momento do embarque
-- Passar ou ficar na frente de clientes com necessidades de assistência especial
-- Não estar com cartão de embarque e documento em mãos no momento do embarque
-- Não prestar atenção nas chamadas do sistema de som, nem nos nos painéis de informação ou na sinalização do aeroporto