A cada ano, tem caído a taxa de crianças e adolescentes que abandonam as escolas no Brasil durante o ano letivo. A taxa de abandono em 2010 era de 1,8% e ficou em 1,2% em 2013, de acordo com dados do Censo Escolar 2013, realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Todos dados de taxa de rendimento, que inclui informações de abandono, aprovação e reprovação escolar, já estão disponíveis no QEdu, onde é possível compará-los por ano, rede e etapa escolar e ver em detalhes esses dados para cado ano do ensino básico.
Apesar da diminuição na taxa de abandono, o número absoluto ainda é alto. Somando todas as etapas de ensino (anos iniciais, finais e ensino médio), mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013.
-- Veja os dados do Brasil
Anos iniciais do ensino fundamental - Em 2013, o MEC registrou cerca de 950 mil reprovações, o que representa 6,1% do total de matriculados naquele ano. Os aprovados passaram dos 14,5 milhões, ou seja, 92,7% dos estudantes dessa etapa escolar puderam avançar para a série seguinte.
Ano finais do ensino fundamental - Entre os alunos matriculados do 6º ao 9º ano, o fantasma da reprovação assombrou 1,5 milhão de estudantes (11,3% do total de matriculados em 2013). Dos demais, 3,6% abandonaram a escola no meio do ano letivo e 85,1% foi aprovado. Em 2010, dos 14,2 milhões matriculados nessa etapa, 12,6% foram reprovados, 4,7% abandonaram os estudos e 82,7% passaram de ano.
Ensino médio - De 2011 para 2013, a taxa de aprovação no ensino médio na rede pública subiu de 75,1% para 78%. A aprovação é um dos componentes do Ideb, o índice que mede a qualidade da educação básica no Brasil. Apesar do crescimento na taxa de aprovação, o ensino médio não conseguiu alcançar a meta do Ideb para 2013. Também podemos observar que o abandono, apesar de estar caindo, ainda é alto.
Áreas urbanas e rurais - A proporção de alunos nas áreas rurais que abandonaram as escolas em 2013 continua sendo maior do que nas áreas urbanas. Em 2010, 3,6% dos alunos dos anos iniciais deixaram as salas de aula durante o ano letivo. Já em 2013 esse percentual foi de 2,3%. No entanto, os alunos da mesma etapa escolar abandonaram menos a escola 2013, não passando de 1,3%.
Taxas de rendimento - Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou terem abandonado os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações, dividida pela quantidade de alunos matriculados no início do ano, constituem a taxas de rendimento.