DESATIVADO / Entretenimento

Quinta edição do Ciclo Salvador de Cinema acontece na Caixa Cultural

As aulas acontecem entre os dias 21 de outubro e 02 de novembro

Foto: Divulgação

Acontece entre os dias 21 de outubro e 02 de novembro, a quinta edição do Ciclo Salvador de Cinema, que recebe organização da Domínio Público. 

As aulas serão realizadas na Caixa Cultural, localizada na Rua Carlos Gomes com cursos de Direção de cinema, Distribuição, FSA, Som no Cinema, Cinema Híbrido, entre a ficção e o documentário, Roteiro de Cinema e Produção Executiva de Cinema e TV, sendo todos os cursos ministrados por renomados profissionais do cinema nacional.
 
Programação completa

Direção Cinematográfica (dias 21 e 22 das 9h às13h e das 15h às 18h)
 
Fernando Coimbra é formado em Cinema e Video pela ECA-USP, e atua como diretor e roteirista. Dirigiu nove curtas-metragens como:  Trópico das Cabras (2007), O Rim de Napoleão (2009) e Magnífica Desolação (2010). Com seus curtas foi premiado e participou de importantes festivais como os de Brasília, Clermont-Ferrand (França), Bilbao e Valencia (Espanha), Artfilm (Eslováquia), Guadalajara (México), Festival do Rio, entre outros. Em 2013 estreou no Festival de Toronto seu primeiro longa-lmetragem: O lobo atrás da porta, com Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré. O filme foi premiado nos festivais de San Sebastián, Havana, Guadalajara, Rio de Janeiro, Miami, Marseille, entre outros.
 
Wallace Nogueira - cineasta com formação em filosofia, é diretor, roteirista, fotógrafo, montador e finalizador. Produziu seu primeiro longa-metragem entre 2008 e 2010 pelo programa DOCTV BRASIL IV, Álbum de Família. Depois passou a produzir junto com Marcelo Matos de Oliveira, seu sócio, filmes como o "Carranca", 2014, e "Menino do Cinco", 2012, filmes ganhadores de 25 prêmios, exibidos em 70 festivais em mais de 20 países.
 
Marcelo Matos de Oliveira - curta-metragista e professor substituto do curso de cinema da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Coordenou diversos projetos na interface cinema-educação criando cineclubes em escolas públicas (Projeto Lanterninha). Co-realizou com Wallace Nogueira os curtas metragens “Carranca” e “Menino do Cinco”,  filmes ganhadores de 25 prêmios, exibidos em 70 festivais em mais de 20 países.
 
 
Distribuição de Cinema (dia 23 das 9h às 13h e das 15h-18h)
Silvia Cruz é sócia da Vitrine Filmes, distribuidora dedicada ao lançamento de filmes, sobretudo brasileiros, fundada em 2010. Foi responsável pelo lançamentos de filmes  premiados como O Som ao Redor (2013, de Kleber Mendonça Filho), Hoje eu quero voltar Sozinho (2014, de Daniel Ribeiro) e O Abismo Prateado (2012, de Karim Aïnouz), além de longas internacionais como Frances Ha (2013, de Noah Baumbach). Antes de fundar a Vitrine, trabalhou na programação do Cine Belas Artes (SP), Pandora Filmes e Europa Filmes.
 
Fundo Setorial Audiovisual (dias 24 e 25 das 9h às 13h e das 15h às 18h)
 
Raquel Leiko - atua a 10 anos no mercado como Gerente Executiva de projetos para cinema e TV, do planejamento estratégico à execução, passando pela elaboração de planos de financiamento, processos de prospecção e contratuais. Entre os projetos nos quais trabalhou destacam-se os documentários “Amazônia Eterna”, de Belisario Franca, e “Só Dez Por Cento é Mentira”, de Pedro Cezar; as séries “Detetives a História”(HistoryChannel), e “Samba na Gamboa” (TV Brasil); e os longas “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin e “Luz nas Trevas – a Revolta de Luz Vermelha”, de Helena Ignez e Icaro Martins.

Som no Cinema - (dia 26 das 9h às 13h e das 15h às 18h)
 
Napoleão Cunha - é produtor e técnico de som com experiência em gravação, edição e mixagem de som. É formado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC (2006) e cursou a Audio Engineering – School of Audio Engineering, em Madrid, (2003). Em Cinema, como técnico de som direto e mixagem, fez, entre outros, Cuíca de Santo Amaro (2010), Joelma (2011), Desvelo (2012), Jessy (2013) e Menino da Gamboa (2014).
 
Cinema Híbrido – Ficção/Documentário – (dias 28 e 29 das 9h às 13h)

 
Allan Ribeiro - cineasta carioca, formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, dirigiu e roteirizou 11 curtas-metragens, com destaque para “Ensaio de Cinema”(2009), “O brilho dos meus olhos” (2006) e “A Dama do Peixoto” (2011), que juntos receberam mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2012, dirigiu “Esse amor que nos consome”, seu primeiro longa-metragem, que recebeu prêmios em 10 cidades brasileiras, com destaque para o Festival de Brasília,  Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Panorama de Cinema de Salvador.
Roteiro de Cinema – (dias 30 e 31 das 9h às 13h)
 
Hilton Lacerda é roteirista e diretor de cinema pernambucano. Escreveu algum dos mais prestigiados filmes brasileiros dos últimos tempos, entre eles Amarelo Manga (2002, de Cláudio Assis), A Festa da Menina Morta (2008, de Matheus Nastchergale), Febre do Rato (2011, de Cláudio Assis) e Tatuagem (2013), sua primeira incursão como diretor de longa-metragem de ficção. Tatuagem foi eleito o melhor filme no Festival de Gramado 2013.
 
Produção Audiovisual (dias 01 e 02 das 9h às 13h)
 
Alexandre Sivolella - carioca e atua como produtor e produtor executivo. Esteve à frente da produção de mais de uma dezena de curtas-metragens, com destaque para “Esconde-Esconde” (2007, de Alvaro Furloni) e “32 Dentes” (2014, de Davi Kolb). Para TV, produziu a série “Os Exploradores de Kuont” (2013), para a TV Escola, indicada a dois prêmios TAL. Desde 2007 é o coordenador dos laboratórios de roteiros do SESC. Atualmente produz o longa-metragem Homem Livre, de Alvaro Furloni. Em 2014, foi um dos produtores brasileiros selecionados para o Rotterdam Lab.