A Casa Cor SP teve início em maio e os arquitetos participantes revelaram as principais tendências para a decoração da casa em 2014.
Os ambientes estiveram repletos de cores sóbrias, couro, madeira, itens dourados e, claro, muita personalização. Quer saber mais sobre cada uma das características? Confira abaixo:
- Cores sóbrias
A proximidade do inverno fez os arquitetos da Casa Cor SP investirem em tonalidades mais neutras. Cores como fendi, cinza, marrom e preto estiveram em grande parte dos espaços.
Um destaque foi o estúdio gourmet de Ricardo Rossi, onde o cinza apareceu inclusive na textura da parede. Para contrapor, tons de azul mais fechado estão em alta.
- Madeira
Elementos naturais também marcaram presença na mostra paulistana. Mas foi a madeira o grande destaque.
O material apareceu em móveis, revestimentos e itens decorativos, valorizando a essência brasileira nos projetos. Entre os arquitetos que apostaram na ideia estão Gustavo Paschoalim e Denise Barretto.
- Referências pessoais
É unânime entre os profissionais da mostra a percepção de que as pessoas estão se voltando mais para o lar e querem se sentir pertencentes nos espaços.
Por isso, muitos arquitetos da Casa Cor SP (Sig Bergamin, por exemplo) buscaram itens decorativos que remetessem à história dos moradores como móveis de família, fotos e peças de artesanato.
- Couro
A presença constante do couro nos móveis da mostra, como no living de João Mansur, foi outro aspecto que vale ressaltar.
Peças importantes da decoração – como sofás e poltronas – contaram com o material e se destacaram, trazendo mais calor e aconchego aos ambientes.
- Dourado
A cor esteve presente tanto em peças decorativas quanto no projeto luminotécnico dos arquitetos.
Profissionais como Brunete Fraccaroli e Maithiá Guedes investiram na proposta (ousando também no bronze) e decoraram com elegância, trazendo um toque de calor e glamour aos espaços. Mas é preciso muito tomar cuidado ao replicar a proposta para não ficar over.
-- Veja no iG