Na tarde de ontem, moradores do Vale das Pedrinhas compareceram a inauguração do primeiro Multicentro de Saúde, inaugurado pela Prefeitura, na semana de comemoração dos 465 anos da cidade. A unidade oferecerá 19 especialidades médicas, podendo atender até 500 pacientes por dia. Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o Multicentro é o primeiro das 12 unidades que serão entregues até 2016. Em média, a Prefeitura vai gastar cerca de R$ 700 mil mensal para manutenção da unidade.
Na presença de moradores e autoridades da política, o prefeito ACM Neto comemorou a entrega e a classificou como um marco na administração atual. “Quando ainda era candidato à prefeitura de Salvador, fiz algumas caminhadas aqui no Vale das Pedrinhas. Um grupo de moradores me perguntou o que seria feito desse espaço aqui, considerado por eles um ‘elefante branco’. Eu respondi que iria construir uma unidade de saúde que fosse referência, mas muitos não acreditaram. Sei que eles não acreditaram porque muitos outros políticos passaram por aqui, prometeram e não fizeram nada. Mas hoje eu estou entregando ao Vale das Pedrinhas, o primeiro Multicentro de Saúde da cidade, totalmente equipado”, disse.
No primeiro Multicentro serão oferecidas consultas médicas nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria, cardiologia, mastologia, oftalmologia, urologia, angiologia, endocrinologia, dermatologia, gastroenterologia, hepatologia e hematologia. Além disso, também haverá atendimento de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia clínica, ultrassonografia, coleta para exames laboratoriais e marcação de consultas e procedimentos. Administrado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, a unidade terá equipe composta por 105 profissionais, sendo 24 médicos.
O ex-governador Paulo Souto, o secretário municipal de saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e alguns vereadores da bancada oposicionista, visitaram as instalações da unidade de saúde. Além do Vale das Pedrinhas, bairros como Amaralina, Nordeste de Amaralina, Barra, Federação, Garcia, Calabar, Alto das Pombas, Santa Cruz e Rio Vermelho também serão beneficiados com os atendimentos. “A partir de amanhã (hoje) o Multicentro já estará funcionando”, garantiu o prefeito.
Também presente no local, a ex-vereadora e moradora do bairro, Léo Kret, afirmou que a unidade trará grande benefício para a região. “Essa inauguração é muito importante para o bairro. Como vereadora eu tentei, por diversas vezes, trazer alguns serviços para o Vale das Pedrinhas, mas a gestão passada colocava muitas dificuldades. Agora temos um prefeito comprometido com a periferia e apostando fichas no Vale das Pedrinhas”, disse. “Vai nos ajudar bastante, principalmente na marcação de exames e na vacinação”, completou Edileuza Marins, 43 anos.
O secretário de saúde explicou que consultas e exames também poderão ser feitos pela população. “Aqui vai ser possível não só as consultas como a variedade de exames. As consultas serão previamente agendadas e monitoradas através de Call Center. Caso precise de uma intervenção maior, o Multicentro fará a marcação para outra unidade”, explicou o secretário.
Ainda este ano, serão entregues outras unidades na Amaralina, Carlos Gomes, Brotas e Liberdade.