Festão danado de bom, o Centenário de Vinicius de Moraes, organizado pela minha amada Gessy Gesse com o apoio da competentíssima Renata Prosépio! E Gessy ainda lançou o seu livro Minha Vida com o Poeta, que já estou ‘devorando’.
Se a minha amiga ainda hoje ‘fecha comercio’, quando era novinha endoidava os caras. Agora eu entendo porque o Poetinha se apaixonou na hora que botou os seus belos olhos nela. Crendeuspadre! A nêga era demais, gostosésima e sedutora!
A festa deu muita gente bonita, importante. Intelectuais, artistas, nativos de Itapuã, euzinha com Iracema Dias e minha irmã Carmen, a linda Garota de Ipanema, uma Miss Brasil, o embaixador de Honduras e, lógico, uns ‘boca-livres’ que, sem eles, a festa não tem graça.
Helô Sampaio, Elíbia Portela e Auta Rosa
Logo que eu cheguei, a primeira pessoa que com quem me bati foi o Lourenço, um amigo de quando eu fazia o ‘Comes e Bebes’ no Jornal A Tarde – e fiz a coluna por 20 aninhos. Em todo almoço ou jantar, eu encontrava com ele. Era um ‘piolho de festa’. A gente já dava risada quando se batia. “Cara, você já está por aqui de novo?”. E ele respondia com bom humor: “Se eu não vier, sobra comida e a festa fica sem graça”. De fato, ele é uma pessoa alto-astral.
Distribui trocentos bejinhos de amor. Comecei por Auta Rosa, com uma ‘melação’ de beijo, abraço, dengo, carinho. Eu amo Autíssima Rosa. Como amava Calasans, meu Mestre Calá, que eu visitava quase toda semana, também enchia de beijo e dengo. Estas efusões eram devidamente registradas pela lente do nosso ‘amorzinho’ Omuro, ou de Irene, sua linda mulher (que é muito melhor como artista plástica do que como fotógrafa. He-he!).
Reencontrei com Myriam Fraga, minha loura preferida, e lembramos de quando ela começou a escrever a coluna Linha d’Água, que eu diagramava, sempre criando e fazendo ‘artes’ para torná-la diferente. Ela adorava as minhas loucuras gráficas. Aprovava e incentivava tudo.
Aí, chegou o meu querido amigo Roberto Loyolla, presidente do Fórum dos Idosos, que tinha acabado de chegar de Portugal, diretamente para a festa, ainda presenteando Gessy com um lindo xale luso. E foi ele que me apresentou a ‘ela’, Helô Pinheiro, a linda Garota de Ipanema. Como eu ainda estou me recuperando da cirurgia do joelho, estas ‘artes’ todas eu fazia sentada. Aí, Loyolla, sabendo da minha limitação, foi buscar, e trouxe a xará de Ipanema para me conhecer. Eu sou muito chique, não sou, bonitinha?
Foi muito engraçado. Ela é supersimpática. Chegou, me deu um beijo e sentou no braço da minha cadeira. Aí eu lhe contei que ela fez parte da minha vida desde cedo, pois todo mundo sempre troca meu nome pelo dela, até hoje. E eu tenho que explicar, com toda doçura, que a “Helo Pinheiro é a bela Garota de Ipanema. Eu sou Helo Sampaio, a bela de Itapuã”. Trançamos no papo, e eu gostei muito da xará.
Salvador prestou um dia de homenagem ao “Poetinha” com um show gratuito e aberto ao público na Praça Vinícius de Moraes, em frente ao Farol de Itapuã, “Artistas cantam Vinicius” com a participação de Carla Visi, Sidney Magal, Firmino de Itapuã, Claudia Cunha, Alexandre Leão e Edu Casanova. Ainda teve o lançamento das ‘Morenas de Itapuã’, coordenadas por Amadeu da Casa da Musica do Abaeté, que tem Gessy como madrinha.
No domingo, fui almoçar com Gessy. Lógico que o prato principal foi o picadinho de carne, que Vinicius preparava para ela. Experimente, meu gostosão, e prepare para a sua musa se recuperar depois do amor.
Picadinho de carne à Vinicius de Moraes
Ingredientes
-- 1 k de carne moída de primeira
-- Pimenta e cominho, sal e alho
-- 1 cebola grande bem picadinha e um pimentão verde
-- Azeite de oliva
-- Uma xicara de molho de tomate, ou pouco mais
Modo de fazer.
- Temperar a carne com a pimenta e cominho moída, o sal e alho;
- Colocar a cebola picada no azeite para dourar; acrescentar o pimentão picadinho e despejar a carne neste molho para refogar;
- Quando a carne ficar ‘embranquecida’, colocar o molho de tomate (e um pouco de extrato – opcional);
- Experimentar o sal, mexendo sempre para a carne ficar mais solta.
Vinicius servia à sua musa acompanhando com banana a milanesa e um ovo em cima da carne. Mas fica muito bom também com um purê de abóbora. Experimente dos dois, meu amorzinho. Seu bem querer vai adorar!