Reinvenção de estilo no jornalismo
O jornalista e biógrafo Lira Neto é cearense de nascimento, mas começou a surpreender o Brasil por uma maneira muito humana e singular de fazer reportagens na época em que morou em Salvador e escreveu para a revista “Contigo!” um perfil da matriarca Canô Viana Teles Velloso. Toda a estrutura da reportagem partiu da observação do quarto da mecenas de Santo Amaro que foi mãe de artistas como Caetano Veloso, Maria Bethania e Rodrigo Velloso.
Depois da série de reportagens para revistas, Lira Neto se tornou sensação da literatura atual com os livros sobre a biografia de personagens como a cantora Maysa Matarazzo e o Padre Cícero Romão. Ele escreve história modernizando a linguagem jornalística. É sobre este assunto, uma série de livros que se tornou a obra mais completa sobre a vida de Getúlio Vargas, que Lira fala hoje em entrevista a Alberto Dines, na edição do “Observatório da Imprensa”, programa da “TV Brasil” que vai ao ar às 8 h da noite na “TVE Bahia”.
Tarde chique e
Opção mais interessante para brindar uma grande data do que um combo de festa chique com irreverência é quase impossível. Quem deu um bom exemplo foi o jornalista e ator Jacques Silva de Beauvoir, colunista da Tribuna, que se reuniu com uma turma enorme de amigos para fazer a feijoada de sábado no “Bahia Othon Palace Hotel” de Ondina. Foi a comemoração do aniversário dele. A irreverência maior ficou por conta do “Concept Bar” de Paulo Pereira, a equipe que faz drinques capazes de tirar qualquer um do sério.
Quanto à elegância, foi o destaque que se viu numa lista que reuniu praticamente todo o Jet-set baiano, com foco para o estilo primavera que as mulheres usaram, entre elas Tereco Costa Lino, Regina Borges Weckerle, Gel Suarez Pinheiro, que representou a Tribuna ao lado do marido Antonio Walter Pinheiro, presidente da empresa; Márcia Barradas Carneiro Meccia, Lia Maskell Ferreira, Sonia Steele, Katia Mendonça da Silveira Kruschewski, Karla Borges de Melo Almeida, Sandra Noia Sarti Tanure, Ana Paula Teixeira de Magalhães e Sandra Sampaio Maciel.
Longe da Bahia, a glória em Paris
Todo mundo sabe que a pop star Beyoncé Knowles já deixou o sul da Bahia há um bom tempo, mas a novidade é o detalhe sutil que a condessa Georgina Brandolini D’Adda, a dona da mansão de praia onde a estrela texana ficou hospedada durante a turnê pelo Brasil no mês passado, continua curtindo Paris, cidade em que vive desde criança. Esta foto ao lado é da sexta-feira, num momento cheio de alegria e elegância em que a estilista, relações-públicas e herdeira do império “Fiat” brinda com os brasileiros Sig Bergamin e Murilo Lomas no bar do badalado “Hôtel Costes”. O local é frequentado pela nata do Jet-set internacional, celebridades como Kate Moss e Monica Bellucci.
Carioca de nascimento, Georgina além de ser uma condessa tem também o título de princesa, pois é filha do príncipe francês Jean-Louis Faucigny-Lucinge. Mantém até hoje o apartamento duplex do sétimo arrondissement de Paris. O “Hôtel Costes”, onde ela brinda com amigos brasileiros, apesar de ser relativamente novo, se tornou queridinho das celebridades por detalhes charmosos, como os quartos decorados em estilo boudoir e salões de tirar o fôlego pela elegância. Num deles, fica o bar e restaurante, ambiente bem diferente das praias de Trancoso, onde ninguém se livra dos bajuladores de plantão.
Na trilha de uma boa herança
Faz apenas um mês que Antonio Silveira Guanaes está em Boston, Estados Unidos, para completar o curso colegial, mas mesmo assim o pai dele, o megapublicitário baiano Nizan Guanes, não pensou duas vezes e embarcou para abraçar o filho e futuro sucessor no comando da holding multinacional “Grupo ABC”. Isto mesmo, o menino, que é filho de Nizan com a ex-mulher, a poderosa arquiteta Raquel Silveira, acaba de completar 17 anos. E, dizem os amigos, só pensa em cinema, publicidade e jornalismo.
Os estudos nos Estados Unidos têm sentido. A ideia é terminar o colegial e já no próximo ano tentar ingresso na “Harvard University”, que é considerada top de ensino mundialmente. Além de morar na própria universidade, o garoto ainda conta com o apoio dos apartamentos de luxo dos pais, em Nova York. Como arquiteta, Raquel caprichou nos requintes do imóvel dela, instalado num Brownstone de Manhattan, que são aqueles prédios com fachada de arenito onde só moram ricaços.
Almoço animado no Itaigara
Mathilde Barreiros Bacelar é matriarca de uma família enorme, que vive momentos tão variados quanto o universo político do marido, o ex- senador Ruy Bacelar, ou a descontração e vanguardismo da turma de netos interessados em esportes, moda e cultura. Melhor para ela, porque pode ficar à vontade e comemorar o aniversário, sábado, com o apartamento cheio de alegria e entrosamento de gerações. Estavam no animado almoço do exclusivo Alto Itaigara as filhas Mônica e Ivanise, os genros Marcelo Sacramento e Francisco Barcellos, seus irmãos Marília, Rosa e Aloísio e todos os netos. Para o ex-senador Ruy Bacelar, uma das coisas que lhe deixam mais satisfeito é ver a casa cheia. “Com a família e amigos queridos”, avaliou.