Valdemir Santana

Coluna do dia 19/03/2013

Tradição, estilo e surpresa musical
Em um belo casamento há sempre uma grande história de amor, e de elegância também. Como na festa para Elisa Gradin e Luiz Viana Frugoni no fim de semana. O grand monde baiano foi recebido pelo casal Solange Coteville Viana e Luiz Viana Neto, avós do noivo, com um estilo que passa pela tradição da política, das finanças, dos esportes finos e dos negócios imobiliários, mas sem fazer espetáculo.
A festa começou com a celebração religiosa na Basílica da Conceição da Praia, um dos templos mais singulares da Bahia, construção em estilo rococó, de 1623. Elisa é filha de Ivana e Davi Gradin, e numa cena de puro requinte chegou ao altar, onde a esperava o noivo Luiz, filho de Mônica Vianna Frugoni e Aloísio Frugoni Filho.
Levada pelo pai, a noiva atravessou a nave entre fileiras de arranjos gigantes de lisianthus brancos, ao som da Orquestra Ibarra, executando a Marcha Nupcial, de “Sonhos de Uma noite de Verão”. Luis Ibarra, o bandleader da orquestra, posicionou músicos nos corredores e três clarinetistas no altar- mor dando a dimensão clássica do início da celebração.

Brilho da anfitriã
O ponto alto na cena musical foi durante a troca de alianças, quando Mariana Gradin, irmã da noiva, cantou a comovente Ave Maria, do francês Charles Gounod. Na saída dos noivos, a virada musical com Everthing, do canadense Michael Bublé. Logo a seguir, a grande noite da celebração foi interpretada de maneira marcante pelo coquetel oferecido pelos Vianas, no exclusivo condomínio “Pedra da Marca”.
Melhor dizendo, pelo impecável estilo natural de Solange Coteville Viana, carioca de origem francesa, ela casou com o empresário e político, filho do ex-governador Luiz Viana Filho, combinando em Salvador a marca do Jet-set internacional com a de uma família que já recepcionou até a rainha Elizabeth II na Bahia.
A lista de convidados foi sob medida, mas o brilho da anfitriã sem limites. Solange vestiu rendas que trouxe de viagens, principalmente de Londres. “Este vestido foi feito por Rinalda Oliveira, que costura para mim há 40 anos”, ensinou.

A it-girl que surpreendeu
Uma pausa e tanto no burburinho do coquetel que Ethel e Suca Baratz ofereceram ao Jet-set baiano na “Veruscha”, para o lançamento da nova coleção outono-inverno da badalada multimarcas da Barra. Foi quando entrou na passarela, para participar do pocket desfile, a it-girl Stephanie Tanure, considerada uma das garotas mais bonitas da nova geração de socialites de Salvador.
Todo burburinho é porque Stephanie, filha de Sandra Noia Silva Tanure e Eduardo Rodriguez Tanure, é muito mais do que uma it-girl, ou seja, garotas que se destacam pelo comportamento marcante e personalíssimo. O olhar sobre a garota agora é porque, como Boa Terra informou com exclusividade, ela se destaca pelo empreendedorismo. Fica sob o comando dela o badalado centro de estética e beleza que vai ser inaugurado logo que terminar o retrofit do antigo “Hotel da Bahia”.

Estranheza envolve o luxo
Bem que os novos moradores dos prédios de luxo construídos no Morro Ipiranga estranharam o ambiente em torno do que era o condomínio de alta classe mais antigo de Salvador. Para chegar até o local onde só existiam mansões de tirar o fôlego, eles passam por colchões, geladeiras e ferro velho espalhados na calçada, dando ideia de descontrole no uso do entorno.
O pior foi na semana passada quando um casal de advogados desceu para fazer caminhada na calçada à beira-mar. “Os dois foram assaltados sem dó nem piedade. Tiveram de entregar tudo para os ladrões que ficam por aqui se infiltrando entre a vizinhança”, contou uma socialite, sem autorizar a identificação.

Canto, pesquisa e poesia
Maria Bethânia tomou gosto pela poesia de Fernando Pessoa e, mais de quarenta anos depois de experimentar os versos do poeta português durante um show, promete ir muito além. A cantora se uniu à professora carioca Cleonice Berardinelli e juntas prometem subir ao palco da prestigiada “Feira Literária Internacional de Paraty” para falar sobre o autor. A participação já está confirmada pelo site da Flip para o evento que acontece de 3 a 7 de julho.
Na verdade, o gosto de Bethânia pelo poeta tem sido intenso. A primeira experiência foi no show “Rosa dos Ventos”, de 1971, quando declamou três versos. Depois aumentou a dose no álbum “Drama”, de 1972, e “Pássaro da Manhã”, de 1977. E ainda declamou trechos do “Livro do Desassossego”, em 1997. Experiência grande, mas que nem chega perto da saga da professora Cleonice Berardinelli, que é imortal pela “Academia Brasileira de Letras” e estuda Pessoa há mais de cinquenta anos.
As duas são adoradas em Portugal. Tanto que em 2010 Bethânia e Cleonice receberam da “Casa Fernando Pessoa”, de Lisboa, a “Medalha do Desassossego”, destinada a quem presta serviços relevantes na divulgação do poeta.

Novidade na mesa para a festa do bem
O longo calendário de eventos filantrópicos que a alta sociedade baiana faz, além de promover o bem, reserva também surpresas sem limites. A próxima surpresa é a descoberta do cardápio mediterrâneo de um restaurante novo, que ainda não se tornou popular, mas está dando o que falar entre os melhores gourmets da high society.
Antes de detalhar a surpresa, o correto é falar na melhor parte. Ou seja, que é para arrecadar leite em pó para as crianças em tratamento no hospital “Aristides Maltez”, o objetivo do almoço promovido dia 02, no “Restaurante Marfino”, da Pituba. As organizadoras são a empresária agro-industrial Verinha Simões Pedreira Luedy e a médica Ana Tereza Perazzo, presidente da “Liga Baiana Contra o Câncer”.
O leite é doado às crianças como auxiliar ao tratamento contra o câncer, para atenuar o efeito de produtos químicos no organismo. A fórmula de eventos desse tipo tem dado certo, e o apoio é enorme. Um dos voluntários para fazer o convite é o padre José Abel Carvalho Pinheiro, da Paróquia de Santana.
Quanto à surpresa, começa pelo nome do restaurateur Geraldo Araújo, que ganhou prestígio nacional como sócio de um famoso e prestigiado restaurante de Itapuã e agora desfez a sociedade. O sucesso da carreira solo, com um criativo cardápio mediterrâneo, está se espalhando como um rastilho entre os Jet-setters de Salvador.