Tá vendo que eu estava certa quando disse que depois do Carnaval vem o marasmo? Eu estou numa letargia de dá medo. Minha vontade é me exercitar sentada, catando piolho. Tirante o trabalho, não faço mais nada; malmente me animo para ‘bater uma’ quando chega um amigo biriteiro. Ah! Eu me desquitei da loirésima: ô bichinha danada para ‘inchar’ a gente. Agora, quem quiser a minha brilhante companhia para o copo, tem que ter campari ou róska. Estou chique, meu bem, bebendo com parcimônia, dedo mindinho esticado, como fazem as moças finas – que nem eu.
Não tem nada melhor que dar uma pausa depois do ‘canavial’ do Verão: faz bem para o corpo. De vez em quando temos que hibernar, dar um descanso ao organismo. Precisamos estar preparados para enfrentar essas festas que se aproximam: Páscoa, aniversário de Salvador, Micareta de Feira. Ah! Não esquecer de agendar a Feira de Turismo da ABAV – que será de 14 a 18 de abril – e este ano trará a BNTM (Bolsa de Turismo do Nordeste) com muita gente bonita e animada. Se no ano passado ela já atraiu quase 10 mil visitantes, pense agora, com a BNTM: vai arrebentar a boca do balão.
Adoro estes eventos de Turismo porque é um pessoal descolado, leve, criativo. Meu primo, Pedro Galvão, presidente da ABAV Bahia, está animadíssimo com o evento deste ano. E sempre me chama para almoçar quando ele quer contar as novidades da Feira: que vai ter um Hotel e um Restaurante-Conceito que apresentarão as novidades de ‘ponta’ do setor; que 200 buyers (empresários de turismo) de outros países já confirmaram presença e se juntarão aos mais de 100 do Brasil para os negócios; que serão ministrados cursos, serão realizados muitos seminários e...
E eu fico apoiando tudo com a cabeça enquanto me embaraço com o bode assado com purê de jerimun e feijão verde, prato que é especialidade do primo. Toda semana eu torço pra ter mais novidade e mais almoço. O primo é uma fera na cozinha, principalmente com o apoio da Chica ou de Nice.
Ahh-rá! E agora eu estou no auge da fama: aonde eu chego, o pessoal me pergunta se é minha parenta a ‘delegata’ que é minha xará na novela Salve Jorge. Outro dia dei risada da situação com o Cleber, meu fisioterapeuta e professor da FTC, que está, digamos, ‘dando um trato’ nas minhas pernas, para deixá-las mais dinâmicas. Citei para ele os pontos que acho que tenho em comum com a ‘delegata’: “ambas somos linderésimas, gostosonas, inteligentes e conquistadoras”, no que ele, educadamente, concordou. É um ‘gentlleman’. Quem está mais gloriosa com a fama da titia é a Maria Carolina, a fofura mais linda de Vitória da Conquista, que fica toda prosa quando o Stenio chama a Heloisa Sampaio na novela. Ela mata as amiguinhas de inveja.
Outro dia, estava com Horácio no aniversário do nosso amigo e irmão de coração, Carlito Lemos, quando encontramos velhos amigos, contemporâneos de universidade que também tiraram sarro comigo. Ah! Foi uma alegria só, abraços, carinhos, e, principalmente, muita curtição e brincadeira. Amo meus amigos, encontrar com eles revigora meu espirito. (Em off: Carlitão lembrou - a mim e a Horácio - que nossa amizade já caminha para cinco décadas. É claro que dividimos o mesmo berçário. Como ele é mais velho que eu, devo ter levado muita palmada).
Mas Ana, sua doce companheira, não economizou no almoço: tudo estava muito bom. O bolo, então, foi o ponto alto. Estava delicioso, divino, com bastante chocolate e maracujá (Ana é o chocolate, e Carlitão o maracujá. He-he!). Tá achando o quê, meu bonitinho? Que eu falo só para agradar? Então ponha o avental e vá para a cozinha para ver que eu não abro a boca só para comer o bolo. A receita está como Ana me mandou. Vamos lá.
Bolo de Carlito e Ana Lemos
Massa Clara
-- 4 ovos
-- 2 xícaras de açúcar
-- 250g manteiga
-- 3 xícaras de farinha de trigo
-- uma colher (chá) de fermento
-- 200 ml de leite de coco
Modo de fazer
-- Bater o açúcar com manteiga, acrescentar os ovos um a um batendo sempre até clarear
-- Juntar a farinha, fermento e leite de coco
-- Levar ao forno pré-aquecido em assadeira untada e polvilhada.
Massa de chocolate
A mesma receita acima, acrescentando uma xícara de chocolate em pó e reduzindo a quantidade da farinha de trigo para 2 xícaras.
Modo de fazer – Da mesma forma da massa clara.
Recheio do Brigadeiro – Cobertura
-- 1 lata de leite condensado
-- a mesma medida de suco de maracujá natural
-- 1 colher (sopa) de manteiga
-- 1 colher (sopa) de maizena
Modo de fazer
-- Levar ao fogo, mexendo sem parar até engrossar
-- Deixar esfriar para fazer a cobertura. Nas laterais, usar ganache.
Ganache
-- 200g de chocolate meio amargo
-- 200g chocolate ao leite e caixinha de creme de leite
Modo de fazer
-- Levar ao fogo em banho-maria até ficar derretido.
-- Deixar esfriar e então decorar a torta
-- Saborear agradecendo o milagre da Vida.