Feliz ano novo, com muito sucesso, saúde, paz, amor, um pouco de dinheiro – que a gente precisa – e um amor bonito para as amiguinhas que estiverem ‘solitas’, com algum trocado no banco (que dividir rango é duro).
Tá estranhando o quê, meu bonito? Não, não estou maluca, não. No Brasil, o ano só começa na segunda-feira depois do Carnaval. Começou agora, nesta segunda. Porque, de janeiro até o Carnaval, estamos nos preparativos, nos ensaios, nas bocas-livres e nas feijoadas.
A gente não deixa de ir para o trabalho, mas só para fazer o trivial (eu chegava da farra às 3 horas da manhã, mas não faltava ao trabalho). Tarefas novas, inovações e criatividade, somente após o Carnaval, até porque o povo não liga para o que não sejam as festas, a orgia, não é mesmo, lindão?
Não é só no carnaval, não. No dia a dia, somente marcamos compromissos para a próxima segunda-feira, ou para o dia primeiro. Correto? . “Amiga, que dia você vai começar o regime e a ginástica?”. É lógico que será na próxima segunda ou no mês que vem. Eu, só pra contrariar, marco as coisas para o dia 12 ou 18 ou na quarta-feira. Por exemplo, comecei a natação na quarta-feira de Cinzas. E ainda não falhei um dia – o porteiro do Costa Verde é testemunha da minha assiduidade.
(Mas nadar é um dos melhores momentos da minha vida. Faço isso há mais de 20 anos, minha bela flor, e posso lhe garantir, é um dos melhores exercícios, pois deixa o corpo e o espírito elevados, vejo tudo bonito, tenho tolerância com as coisas, com as pessoas. Quando estou mal humorada, ou é fome, ou é briga com o chamego ou é falta da natação. Simples assim).
Começaram as aulas e a cidade volta à normalidade dos engarrafamentos horrorosos. Espero que com o nosso novo, competente e lindo prefeitinho, as coisas mudem. Até porque é o Aleluia que vai cuidar do trânsito. Acho que ele é um cabra bom, que vai descascar os pepinos, melhorar a vida da cidade. Boto fé que as coisas vão melhorar. E rápido.
Já estou me preparando para as micaretas no interior. Lá, em Ibicaraí, minha terra, não tem carnaval, mas a Micareta é uma festa danada de boa. Não é como o de Feira de Santana, mas não mete vergonha. As Micaretas começam após a Sexta-feira da Paixão e rolam até o São João com os trios, bandas, afoxés e similares iguais aos da capital. Algumas até acontecem depois. Mas já ficam fora do tom ou são em outros Estados. Cá, no interior, a ‘cana’ é boa, duríssima, com o domínio total do axé e da loirésima gelada.
Chegou a hora de exercitar e relaxar para cuidar da vida, trabalhar e chegar ‘malhado’ nas Micaretas. Já cancelei os compromissos noturnos e agora me dedico ao computador e a tevê. Mas tomei um choque. Outro dia, pasmem, na novela das 9, o nome da Helô, a delegada ‘do bem’ é Heloísa Sampaio. Dei um pinote quando Stenio, o galã bonitão, me chamou pelo nome e sobrenome. Chamava a ‘outra’. Ah! Na novela das 7 também tem uma moça, bonita que nem eu, chamada Heloísa. O nome ficou doce.
Mas ainda temos uma boa festa, que é o aniversário da nossa cidade, dia 29 de março, que este ano acontece na Sexta-feira Santa. A cidade merece tudo de bom, presentes, o conserto das ruas, e todo trabalho para que fique mais bonita e sedutora. Nós, seus apaixonados moradores, precisamos também fazer a nossa parte, tendo civilidade no trato com as pessoas, sendo cortês no trânsito, recebendo com cortesia os turistas, não jogando lixo e mantendo a cidade e as praias limpas. Não é muita coisa, mas ajuda. Não podemos embrutecer, não podemos perder a ternura jamais.
E agora vamos voltar ao nosso culinarista Mauro Rebello, que nos dá esta ótima dica de salmão receita da também culinarista Telma Carvalho. Huuuum! Adoro salmão. Vamos colocar o avental e voar para a cozinha.
Salmão com Alcaparras e Creme de Maracujá
Ingredientes
-- 1kg de filé de salmão ou outro peixe nobre
-- 1 vidro 50g de alcaparras
-- 1 xícara de suco de maracujá concentrado
-- 1 xícara de creme de leite
-- 2 colheres de azeite de oliva extra virgem
-- 1 xícara de salsa bem picadinha
-- 1 colher (chá) de pimenta rosa
-- suco de 1 limão e sal grosso.
Para o Creme:
-- Colocar o suco de maracujá e o creme de leite no liquidificador e bater até formar um creme.
Modo de Preparo:
-- Temperar salmão com sal e suco de limão.
-- Deixar descansar por 30 minutos.
-- Colocar a alcaparras sem o líquido por cima do peixe, a pimenta rosa e o azeite de oliva.
-- Levar ao forno moderado por 20 minutos.
-- Retirar do forno, salpicar com a salsa.
-- Colocar o creme ao lado do peixe na mesma travessa. Saborear com um vinho branco, dando muitos beijinhos no amorzinho.
Tintim!