Alberto Oliveira

Veja o que o brasileiro quer comprar

Alberto Oliveira

Há poucas semanas do Natal e do fim do ano, os brasileiros só pensam em compras e planos para 2013. Uma pesquisa realizada pela Ipsos Marplan – empresa líder em estudo de mídia no País - com 41.053 pessoas listou as intenções de compra dos brasileiros para os próximos 12 meses.

Quando questionados sobre moradia, 4% dos entrevistados alegaram ter a intenção de comprar ou trocar a casa ou o apartamento, 31%, de construir ou reformar o imóvel, 26%, de comprar materiais de construção e 18%, de comprar móveis.

Recife e Salvador foram as cidades em que mais pessoas pretendem construir ou fazer reformas com 49% e 46%, respectivamente.

São Paulo (5%) lidera a intenção de compra de imóveis, seguida de Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia (4%).

De acordo com os resultados, 13% dos entrevistados pretendem comprar um carro novo; 10%, um automóvel usado, e 5%, uma moto.

Goiânia lidera a intenção de compra de carros novos com 23%, seguida de São Paulo e Brasília com 18% cada. Já os automóveis usados foram citados por mais moradores de São Paulo e Rio de Janeiro (12%) e as motos por moradores de Goiânia (10%) e Vitória (7%).

A pesquisa revela ainda que 14% dos entrevistados com idade entre 13 e 24 anos e entre 25 e 49 anos pretendem comprar um carro novo para uso pessoal ou para casa e que pessoas com idade entre 13 e 24 anos foram as que mais citaram a intenção de adquirir uma moto, também para uso pessoal ou para casa (8%). Entre os que possuem 50 anos ou mais, o índice passa para 1%.

O levantamento mostra também que 11% dos entrevistados têm a intenção de comprar produtos eletroeletrônicos. Entre os jovens de 13 a 24 anos, 19% pretendem trocar de aparelho celular nos próximos três meses.

Essa faixa etária também lidera a intenção de compra de TVs de plasma, LCD, LED ou 3D (6%), microcomputadores (5%), notebooks, netbooks e tablets (4%).

Os resultados ainda revelam que 54% dos brasileiros costumam fazer compras em shoppings centers, locais frequentados por 74% da população de Salvador e 39% da população de Porto Alegre.

A pesquisa foi realizada em 13 mercados
-- Belo Horizonte
-- Brasília
-- Curitiba
-- Florianópolis
-- Fortaleza
-- Goiânia
-- Interior de São Paulo
-- Porto Alegre
-- Recife
-- Rio de Janeiro
-- Salvador
-- São Paulo
-- Vitória

Carros
-- 13% dos entrevistados pretendem comprar um carro novo
-- 10% buscam um automóvel usado
-- 5% querem comprar uma moto

Imóveis
-- 4% dos entrevistados alegaram ter a intenção de comprar ou trocar a casa ou o apartamento
-- 31% querem construir ou reformar o imóvel
-- 26% pretendem comprar materiais de construção
-- 18% querem comprar móveis
-- São Paulo (5%) lidera a intenção de compra de imóveis

Eletroeletrônicos
-- Brasileiro pretende comprar eletroeletrônicos (11%)
-- Jovens querem trocar aparelho celular (19%) e comprar TVs de plasma, LCD, LED ou 3D (6%), microcomputadores (5%), notebooks, netbooks e tablets (4%)