Helô Sampaio

Aprenda a fazer um medalhão de carne moída para comemorar a democracia

Helô Sampaio


Medalhão de carne moída - Suzy Mitsy

Acabaram as lambanças, as passeatas, os insuportáveis carros-de-som gritando seus ‘jingles’ horrorosos, os folhetos poluindo as ruas, o disse-me-disse, a fuxicada e outras ‘diversões’ das campanhas eleitorais.

Aqui, o candidato ‘pequenininho’ tratou a política com seriedade e se agigantou: venceu as eleições, e com grande diferença de votos. Já formou equipe para a transição – liderada pelo meu querido amigo Paulo Souto – e disse que vai devolver o encanto da nossa cidade. Achei bom.

Acaba a eleição, acaba a picuinha e chega a hora de arregaçar a manga da camisa e trabalhar, pegar no pesado. Com Dilma, Temer, Wagner, Pelegrino e todos que quiserem ‘salvar Salvador’ (que está difícil para viver).

Fiquei muito feliz porque o meu Partido Verde elegeu dois vereadores, além da vice-prefeita da capital, a querida Célia Sacramento, professora charmosa e elegante, além de competente líder comunitária. André Fraga, o jovem (e bonito) presidente do PV Salvador, estampa um sorrisão de felicidade desde a eleição, pois Célia é uma mulher de trabalho e de visão.

Aliás, as duas candidatas a vice-prefeitas – Célia e Olivia - eram ótimas e belas. Mas Célia venceu, para alegria dos Verdes. A cidade será bem conduzida pelas excelentes mãos de Neto e Célia. E nós estamos prontos para ajudá-los.

No interior, aconteceu o previsível: em Vitoria da Conquista, meu colega Herzem não venceu, mas não passou vexame: teve boa votação. E em Feira, José Ronaldo venceu o jogo ainda no primeiro tempo. E todos já estão envolvidos no processo de transição, agendando as soluções e o trabalho para janeiro.

Enquanto eles sentam para esquentar a cabeça e pensar em janeiro de 2013, eu me sento para planejar as muitas atividades para novembro e dezembro de 2012. Os almoços, comemorações, encontro com coleguinhas para matar saudades e derrubar umas ‘louras’, as confraternizações variadas pela chegada do Papai Noel, que já está batendo na porta.

É hora de correr e conhecer os novos restaurantes e barzinhos de Salvador e redondezas. Outro dia fui convidada para almoçar no Alfazema, um lugar aconchegante e muito agradável de Arembepe. É tipo um centro cultural, descontraído, sem frescuras e com boa música. A italiana, Claudia Kusch, é uma simpatia e tem boa mão para a gastronomia: sua comida é o encontro dos bons temperos com o bom humor e a alegria de viver.

Para celebrar e desfrutar das delícias deste mítico lugar, Claudia convidou o meu amigo querido Alicio Charoth para preparar um almoço especial, que me deixou de bem com a vida. Amei reencontrar Alício, que conduziu com competência e criatividade o Maria Matamouro, no Pelourinho – meu ‘point’ durante todo o tempo em que fui presidente do Sindicato dos Jornalistas.

O Alfazema, além da boa cozinha, tem equipe de profissionais de Yoga, que ministram seções de massagem e terapia; de capoeira, berimbau e percussão; também promove passeios marítimos e terrestres.

Para completar, faz ainda uma Feirinha de Produtos Orgânicos, que se realiza a cada 15 dias aos domingos, quando a cozinha é aberta para a preparação de iguarias naturais preparadas por chefs, a preços módicos! Faltava isso em Arembepe.

Próximo domingo, dia 11, tem feirinha. Vamos lá curtir, galera! É como diz o Alício: “O importante é resgatar o prazer de comer bem, comer com as mãos, sujar-se, não se importar com o ambiente, com as pessoas à volta, com que roupa usar; o importante aqui é a comida e o inegável prazer que ela proporciona”. Eu assino embaixo.

O Alfazema fica na rua Leopoldo Coelho, s/n, próximo a Praça das Amendoeiras. Fones (71) 3624-3430/ 8705-7738. (Faço a ‘propaganda gratuita’, pela qualidade da comida e grande simpatia da Claudinha Kusch. Gostei mutcho de lá!).

Mas agora vamos comemorar os eleitos que irão melhorar a vida nas nossas sofridas cidades. Vamos celebrar que os tempos são outros, as pessoas eleitas estão imbuídas da vontade de vencer. Que tal preparar esta receita da Suzy Mitsy do blog Culinária-Receitas? E a gente brinda pelo sucesso dos vencedores. Tintim!

Medalhões de Carne Moída

Ingredientes
-- 600g de carne moída
-- 5 fatias de pão de forma
-- 1 cebola picada
-- 2 dentes de alho picadinhos
-- 2 ovos
-- 1/2 colher (sobremesa) de sal
-- 1 colher (sopa) de mostarda
-- 1 colher (sopa) de molho de pimenta
-- 1 pires de salsinha picada
-- 12 fatias de bacon
-- Palitos de dente quebrados ao meio

Modo de preparar

-- Triturar bem as fatias de pão de forma usando liquidificador

-- Em um recipiente, colocar a carne, os ovos, o pão triturado, a cebola, o alho, o sal, a mostarda, a pimenta, e a salsinha. Misturar tudo muito bem, e deixar descansar por 30 minutos

-- Fazer 12 bolinhas iguais, e em volta de cada uma enrolar uma fatia de bacon, prendendo na lateral com meio palito de dente

-- Colocar as bolinhas em uma assadeira, e delicadamente apertar cada uma para que achatem um pouco. Não é necessário untar a assadeira

-- Levar ao forno médio por 35 minutos. Retirar do forno, e delicadamente puxar os palitos de dente

-- Servir ainda quente, comemorando o Sucesso, a Vida!