Torres de luxo mais
altas em Salvador
A chegada das grandes torres de luxo ao mercado imobiliário de Salvador parece não ter limites. E a novidade agora, depois que Boa Terra noticiou com exclusividade a torre do “International Trade Center”, com 40 andares, lançamento internacional da holding “Moura Dubeux”, em Costa Azul, é a construção de mais três torres de alto luxo, maiores. Projeto do mesmo grupo MD, agora no terreno da mansão do empresário e político basco Pedro Irujo Yaniz.
O projeto das três torres é de 45 andares para cada uma, e apartamentos de sonhos para clientes muito ricos. Numa das torres é previsto um apartamento por andar, com área de 1 mil metros quadrados. Os apartamentos mais em conta, se é que se pode falar assim para projeto de alto luxo, ficam na torre que tem dois por andar. A mansão da família Irujo fica na Rua da Sapucaia, Horto Florestal.
Estilo inglês
Pedro Irujo que é viúvo e foi Deputado Federal, emigrou da Espanha para a Bahia e construiu um império na área de comunicações, em Salvador. A mansão, construída nos anos 1980, com mais de 1.700 metros quadrados tem área equivalente a de quase dez apartamentos de quatro quartos.
O requinte da casa chamou à atenção da hight society baiana, principalmente pela decoração em estilo neoclássico inglês, assinado pela baiana Sizininha Abreu Simões Crepaldi, que é referencia para decoração de palácios no Brasil. Depois da separação dos pais, e a morte da empresaria Irene Irujo, a mansão ficou como residência de Heliete Rodrigues Irujo, considerada dona de um dos guarda roupa mais requintado de Salvador.
Passagem livre na riviera
Margarida Luz chegou de Paris na semana passada, e mesmo ficando em Salvador, sem ir á mansão de veraneio na riviera de Itaparica, já resolveu o impasse criado na praia da Gamboa. “Os jarrões de concreto que estavam alinhados em frente à mansão e causavam irritação em todo mundo, foram retirados”, contou um bem humorado veranista sem autorizar a identificação.
Os jarrões de concreto foram noticia em Boa Terra há algumas semanas, no período em que a socialite e paisagista curtia temporada na Europa. Eles formavam uma fileira de vasos gigantes de concreto, alinhados entre a mansão da socialite e o mar, dificultando a passagem de bicicleta ou daqueles carinhos de golfe, que são muito usados na parte elegante da Ilha de Itaparica.
O jet-set chama com intimidade de carrinhos de golfe, mas para os emergentes, são quadriciclos. Seja quem fosse o usuário, ninguém podia passar entre a mansão de Margarida Luz e a praia. O jeito era fazer um retorno enorme. A primeira noticia saiu na coluna quando os jarros foram derrubados, ninguém sabe por quem, apesar da irritação geral.
Pula pula na mansão de praia
Por falar na riviera de Itaparica o que chamou a atenção na parte elegante da ilha durante o feriadão foi a festa para as crianças na mansão dos Martins Dantas, na Gamboa, é claro. A casa, comandada principalmente pelo casal formado pela decoradora e designer de interiores Isabela Martins Dantas e o marido dela, o engenheiro Mário Dantas, é considerada como a mais elegante e confortável da Ilha.
Mais de 20 pirralhos, animadíssimos e chiques, se esbaldaram durante o feriadão que comemorou também o Dia das Crianças. a atração principal dos meninos foi,é claro, a sessão pula-pula , na cama elástica instalada perto da piscina.
Férias no village retrô
Quem está na Bahia e deve ficar pelo menos uma semana é a personal home gaúcha Ângela Rillo Silva da Silva. Desembarcou ontem em Salvador e já seguiu imediatamente para o “Club Mediterranée” em Itaparica. Escolha de bom gosto, pois com sua decoração retrô que não fez adaptação ao gosto reluzente dos emergentes, continua sendo um dos resorts mais charmosos do país.
Ângela e o marido, o procurador Patrício Santos moraram em Salvador até o final da década passada, e retornaram ao Rio Grande do Sul para ficar mais perto dos negócios com os arrozais da família. Mesmo distante, volta e meia ela retorna a Salvador para atualizar projeto de organização do cotidiano que desenvolve para algumas das mansões mais chiques da cidade.
Mecenato elegante para criançada
Todo mundo conhece a apresentadora pernambucana Michelle Marie Pimentel Magalhães pelo trabalho em televisão e rádio, e principalmente como Publisher do site “Michelle Marie”, que edita ao lado da filha Paula Gusmão. Mas para o jet-set baiano a grande admiração é também pelo trabalho como mecenas de solidariedade.
Foi na condição de mecenas que Michelle organizou jantar no badalado restaurante “Baby Beef” para os participantes levarem presentes para a “Casa da Criança Carente” instituição criada pelo fotografo Valtério Pacheco, o paparazzo social mais querido da high society baiana.
O enorme salão do restaurante ficou coalhado de gente elegante e poderosa, quase cem participantes incluindo a joalheira Cláudia Belfort, o casal Anita e Paulo Cavalcante, o empresário Eduardo Tanure, as socialites Cláudia Garcia, Vera Garcez, Maria Helena Tanajura, Érica Boecker, Ana Zaidan que acabou de chegar de Nova York e foi correndo para lá, Laura Tanuri, Verinha Simões Pedreira Luedy e Rita Magalhães. Destaque para a grande amiga de Valtério, que é a internacional e poderosa empresaria Lia Maskell Ferreira, sócia de uma holding de empresas de transportes urbanos e uma das mulheres mais elegantes de Salvador.
Etiqueta, convite e anfitrião
Durante o tempo em que integrou o cerimonial oficial do governo, e lidou coma alta diplomacia internacional, Orlando Tourinho aprendeu detalhes que se duvida sobre o comportamento social. Já saiu da equipe e agora não perde uma oportunidade de ensinar o que bem conhece. Destra vez é o curso sobre “Elegância” que ele programou para o dia 23 de novembro no “Instituo Feminino da Bahia”, um dos palacetes neoclássicos mais interessantes da cidade.
Na introdução há um histórico sobre o conceito de elegância na Corte francesa, que para quem não sabe, segue regras do czarismo para se comportar à mesa, detalhe lembrado pela coluna. A agenda inclui observações sobre a auto imagem pessoal e também profissional, como apresentar um cartão de visitas, como se comportar como anfitrião, e até como interpretar as siglas de um convite para evento.