Mais de 30 cédulas de identidades falsificadas, utilizadas pelo estelionatário Eduardo Jorge Bezerra de Carvalho, de 50 anos, para obter empréstimos bancários em nome de terceiros, entre outros golpes, foram apreendidas por investigadores da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DREOF), quando ele tentava conseguir mais um empréstimo fraudulento numa instituição financeira, situada no bairro do Rio Vermelho.
Em todos os RGs constavam fotografias de Eduardo, que tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela juíza Ivone Bessa, da 1ª Vara do Júri.
Também foram encontrados, em poder do estelionatário, várias cópias de RGs falsos, contracheques, cheques em branco de várias instituições financeiras já assinados, cartão de débito, planilhas para confecção de carteiras de identidade, além de uma lista com os nomes de 60 pessoas e seus respectivos números de CPF.
Autuado em flagrante pela delegada Célia Maria Brandão das Neves por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato, Eduardo Jorge está custodiado no Complexo Policial da Baixa do Fiscal.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido, na quinta-feira (16), pela equipe da DREOF, que investiga o envolvimento de outras pessoas nos golpes aplicados pelo estelionatário.
Todo o material apreendido será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), cujos peritos irão averiguar a autenticidade das planilhas utilizadas na confecção dos RGs.
Com uma extensa ficha criminal, Eduardo Jorge vinha sendo investigado desde 2008, segundo informou a delegada Geysa Cersosimo, da DREOF. A polícia já identificou diversas vitimas do golpe, tendo muitas delas registrado queixa na DREOF e em outras unidades da Polícia Civil.
A delegada ressalta que vitimas de Eduardo, que tenham registrado a ocorrência na DREOF antes de março de 2011, devem entrar em contato com aquela unidade policial, que passou a funcionar na antiga sede da Polinter, na Piedade.
Desde março daquele ano, a DREOF dedica-se a analisar e a concluir inquéritos formalizados anteriormente àquele mês. Quem identificar o estelionatário como o autor de golpes aplicados recentemente deverá procurar a Delegacia Territorial (DT) do bairro onde ocorreu o crime.
Vítimas
As cédulas de identidade e os outros documentos apreendidas como Eduardo Jorge trazem os seguintes nomes:
--- Adailton Costa do Nascimento
--- Alberto Santos de Almeida
--- Álvaro Bohn
--- Ana Paula Lima laranjeira
--- André Ferreira Dutra
--- Antônio Almeida Silva
--- Antônio Carlos Carvalho de Abreu
--- Antônio Francisco Barreto da Franca
--- Benedito Pereira Santos
--- César Machado dos Santos
--- César Alberto de Souza Campos
--- Cícero Lopes da Silva
--- Cleber Pereira Goulart
--- Dijaisyk Ribeiro Santos
--- Eduardo dos Santos
--- Eduardo Dantas de Oliveira
--- Francisco Alexandrino dos Santos Filho
--- Grasiele Fair Simões
--- Hélio dos Santos
--- José Sergio Pacheco Estrela
--- José Aloísio da Luz e João Batista Ferreira Borges;
--- João Gonçalves Gordiano Neto
--- José dos Santos
--- José Lourenço da Silva Neto
--- José Maria Estevão
--- José Mendes de Oliveira
--- Jorge Luís Batista da Silva
--- Juraci Mendes Pinheiro
--- José Ricardo Costa Pereira
--- Juscélio Pereira da Silva
--- Juscelino Pereira de Souza
--- Luiz Alberto Tosta
--- Manuel Pereira dos Santos
--- Manuel Francisco Vasconcelos
--- Valter dos Santos Santana
--- Vatalina Almeida dos Santos
--- Olga Evangelista da Rocha Nascimento
--- Paula Regina Campos Oliveira
--- Max Miranda de Campos
--- Vera Lúcia Sacramento Souza