As musas inspiradoras Iv – que ri de tudo, de quase fazer xixi, até de piada sem-graça ; e Taise – cujo riso ilumina Salvador e Região Metropolitana -, me disseram que todo final de ano é necessário fazer uma reflexão e depois listar as resoluções de Ano Novo. Eu nem estava disposto a fazer isso, pois nunca consegui cumprir nenhuma resolução. Exemplo: jurei que iria emagrecer e engordei.
Pior foi um conhecido lá de Itapuã, que todo ano jura que vai parar de dizer que vir ao centro da cidade é viajar para Salvador. Para o povo itapuanense passou de Piatã é outra cidade. Ele todo ano garante fazer coisas que termina por deixar para lá no Ano Novo. Já me garantiu que ia parar de tomar Viagra com caninha 51, misturado com antidepressivo e não parou. Ficou de trocar a dentadura e nada. Jurou que iria lavar o tênis que há anos está com chulê e continua usando. Não corta os pelos do nariz e das orelhas. Não aparou as unhas nem botou os travesseiros para pegar um sol e acabar com os ácaros. As meias nem é bom falar. E pior: esquece de usar desodorante e não parou de mentir.
- Só minto para ganhar mulher e quando ganho paro – mentiu.
Iv me garante que no Ano Novo será tudo novo. Vai matar e comer o galo que todo santo dia a desperta logo aos primeiros raios de sol. Vai diminuir o tamanho da saia que é para mostrar os predicados, o pernão que Deus lhe deu. Também vai aumentar o decote e cortar o cabelo tipo Chanel. Vai cair matando no reggae. O namorado que anda meio que rateando, se não melhorar a postura vai dançar ou ficar em standby, pois o moço não é assim de se jogar fora. Ela diz que vai ser feliz como nunca em 2012.
- Tudo novo no ano novo – garante.
Tai jura de mãos postas que vai jogar duro no ano que vem daqui a pouco. Vai se divertir mais, fazer mais amizades e rir até não poder mais. Não vai mais andar de buzu e só frequentar restaurantes dos bons – nada de almoçar no trabalho – e detonar o cartão nos shoppings da cidade. Disse também que vai ficar muito mais esperta. Por exemplo, quando algum gato perguntar se ela está casada ou solteira, vai responder que é comprometida na Região Metropolitana, mas livre em Salvador.
- Vem aí a Tai 2012 – assegura.
Eu, por minha vez garanto a vocês que minhas resoluções serão cumpridas:
-Vou emagrecer de uma vez por todas – Levarei a prometida dedada do urologista – Não vou brigar com filhos, vizinhos, mortorista de ônibus, taxistas, editores, síndicos e caixas de supermercados ou garçons - Vou deixar de acreditar em alienígenas, políticos e que o Bahia vai ser campeão brasileiro – Vou parar de olhar as bundas no Porto da Barra e principalmente deixar de comprar roupa na Marisa, C&A e Baixa dos Sapateiros. Quanto ao vinho, os uísques, as roscas e as catuabas, aí é pedir demais. Tem de beber para esquecer. Ainda mais que 2012 será um ano de eleição.
Haja mentira!