Um crime digno de uma novela de sucesso por pouco não vira tragédia no México. A protagonista da novela “Usurpadora”, transmitida no Brasil na década de 90 pelo SBT, a atriz de novelas venezuelana Gabriela Spanic, 36 anos, estava sendo envenenada há cerca de quatro meses com cloreto de amônio. A assistente da atriz, Marcia Celeste Fernández Babio, é apontada pela polícia com responsável pelo envenenamento, que também estava sendo praticado contra o filho e a mãe de Spanic, além de uma babá da família.
Segundo a procuradoria de Justiça do Distrito Federal, no México, Babio é suspeita de ter colocado cloreto de amônio nos alimentos e bebidas que a família da atriz consumia. Ela foi presa sob acusação de tentativa de quatro homicídios. O crime foi descoberto porque a atriz e familiares começaram a passar mal e procuraram um médico, que desvendou o envenenamento a tempo. A polícia disse que, a longo prazo, o envenenamento sistemático poderia provocar a morte.
A polícia diz ter encontrado ampolas de cloreto de amônio no quarto da assistente e em sua bolsa. Spanic disse à polícia que começou a desconfiar da assistente ao ver que era a única que não passava mal e porque não comia ou bebia na casa. Fernández Babio foi presa na quinta-feira, ao retornar ao México da Argentina, mas o caso só foi divulgado nesta segunda-feira.
Atualmente, a atriz interpreta o papel de vilã na novela mexicana Soy tu dueña ("Sou tua dona" em tradução livre).