Municípios

Sátiro Dias vai celebrar a sua padroeira

Sátiro Dias(Por Pedro Oliveira- Sucursal Regional do Sisal) Com artistas de expressão nacional como a dupla  Bruno e Marrone, e outras da primeira linha do pagode e do axé baiano como Pega e Fica e  Mangaba Light , a Sátiro Fest 2010, no dia 30, será o ponto alto da parte profana da festa em louvor a Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município de Sátiro Dias, município localizado na região de Alagoinhas, no sertão baiano.

A centenária festa religiosa tem como tema central este ano “ Maria, a Santíssima Mãe de Deus, sempre Virgem, a  obra-prima da missão do Filho e do Espírito, na plenitude do tempo”  que começou no dia 24, com alvorada  e ofício, procissão nas ruas da cidade, saindo da igreja do Arraial de Santana, seguida de missa com bênção das chaves, vai se prolongar até o dia 2 de fevereiro cumprindo uma ampla programação elaborada pela Igreja tendo à frente o pároco local, padre Arnaldo  e o padre João Batista.

Na parte religiosa, a novena realizada todas as noites no templo de Nossa Senhora do Amparo, aborda ampla temática desdobrando o assunto central e cada noite há um grupo responsável pela programação e um padre celebrante com animação litúrgica de corais e grupos de cantos. A festa de Nossa Senhora do Amparo é uma das mais antigas da região Nordeste da Bahia, ultrapassando a casa dos 100 anos e mantendo como característica a grande participação de fiéis que procedem de municípios vizinhos como  Inhambupe,  Olindina, Água Fria e Biritinga.

Na parte profana, o prefeito Joaquim Neto teve a preocupação de contratar boas atrações para premiar o público. “A festa religiosa de Nossa Senhora do Amparo é uma tradição que o povo abraça com fé renovada a cada ano. Nossa comunidade tem uma grande população católica que reverencia a padroeira, mas o lado popular do evento também tem sua importância e como  gestor municipal temos o dever de contribuir em ambas as partes, por  isso estamos trazendo Bruno e Marrone e outras atrações artísticas visando a alegria dos jovens e pessoas que gostam de música” explica Joaquim Neto.

A programação musical que será aberta no sábado com Bruno e Marrone, Pega e Fica, grupo de  pagode e  Mangaba Light, no dia 31 o Bloco Bandágua com um trio elétrico e várias bandas musicais. A expectativa do prefeito Joaquin Neto é a presença de cerca de 30 mil pessoas  no show de Bruno e Marrone que será realizado na praça principal da cidade.

ICHU- Começa sexta à noite na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a festa do padroeiro do município que irá até o dia  7 de fevereiro observando o tema  “Jesus nos chama à Missão: Anunciar o Evangelho a todos os povos”.  Os 7 dias de festa serão marcados por pregações, missas, vigílias organizadas por bairros, café partilhado, vendas de lanches e barracas.

Os principais dias da festa, de acordo com o calendário elaborado pela comissão organizadora presidida pelo  Bispo da Diocese de Serrinha, Otorino Assolari com o apoio do padre  José Jairo Costa Lobo, administrador paroquial, serão nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. No dia 5 haverá alvorada às 5 horas, vigília às 6 horas, café da manhã partilhado às 7 horas, concurso de máscaras, com lavagem simbólica da igreja às 15 horas. No dia 6 de fevereiro além de alvorada e vigília, haverá missa das crianças, missa dos violeiros e leilão.  Dia 7 alvorada e vigília, missa dos idosos e doentes, missa festiva, procissão  e bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando a festa. “É uma tradição de nossa cidade esse tipo de festejo.

A execução de músicas como Colombina, Máscara Negra, Lambretinha, Bandeira Branca e tantas outras nos remete aos bons tempos da festa momesca e  garante um clima de alegria!” observa Carlos Santiago. O público gosta e participa. No dia 6 de fevereiro ainda na sua parte mais popular, será realizada a programação do 7º aniversário da Opec Fest, uma das principais  casa de shows da região sisaleira. Segundo o diretor da casa, Matheus Oliveira, a principal atração será o cantor romântico  Canindé, além do pagodão Pega e Fica e do grupo Pra Ficar, formado por músicos da terra que vêm fazendo sucesso na região.