Livros

Saberes ancestrais são o destaque da Festa Literária de Ipirá (Bahia)

O evento terá mesas literárias, oficinas, exposições, lançamento de livros e debates

Leia Mais Rápido
Ipirá sediará de 24 a 26 de setembro a primeira Feira Literária de Ipirá (Flipirá), com tema sobre literatura e saberes ancestrais. O evento terá mesas, lançamentos, oficinas, saraus e concurso literário para estudantes. Escritores e artistas convidados integram a programação gratuita em vários espaços da cidade.

Ipirá, cidade que fica a 210 km de Salvador, no Centro-Norte baiano, será palco da primeira edição da Feira Literária de Ipirá (Flipirá), de 24 a 26 de setembro.

Com o tema “Literatura, Oralidades e Saberes Ancestrais: palavras que ecoam, raízes que ensinam”, o evento busca despertar a consciência sobre a importância da leitura para o desenvolvimento educacional, da preservação da cultura local, além de ampliar a realização de feiras literárias no interior da Bahia e valorizar as produções literárias dos escritores do Território de Identidade.

Concurso Literário 

Para incentivar à leitura e a participação dos estudantes locais, a feira realiza também o  1º Concurso Literário FLIPIRÁ, com inscrições abertas e gratuitas até o dia 31 de agosto, através da página do evento no Instagram.

A chamada tem como tema “Palavras que ecoam, raízes que ensinam” e os estudantes do ensino médio de Todo Território da Bacia do Jacuípe poderão participar, escrevendo um poema, conto, crônica ou cordel.

A premiação para os três primeiros colocados de cada categoria será de um vale-livro que poderá ser trocado nos estandes das editoras baianas participantes durante os dias de evento. 

Entre os convidados, estão: Mestre Bule Bule, Mestra Japira Pataxó, Vanda Machado, Bárbara Carine, João de Moraes, Juvenal Paiaiá, Lívia Natália, Jéssika Oliveira, Vitória Maria Matos, Puluca Pires, entre outros, incluindo artistas da região e do Território Bacia do Jacuípe. 

Com uma programação gratuita e aberta ao público, a Feira Literária de Ipirá contará com mesas literárias, lançamentos de livros, contação de histórias, espaço infantil, debates, oficinas, saraus, stands das editoras, ações formativas nas escolas estaduais e municipais de ensino, além da Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária e Criativa.

Durante os três dias de evento, a população irá conferir a programação em diversos locais da cidade, entre eles, o Mercado Municipal de Artes, o Centro Cultural Elofilo Marques e também nos espaços tradicionais da cidade, como por exemplo, a feira livre do município.