Cidade

Primeira motofaixa de Salvador
é aberta na Avenida Bonocô

A motofaixa na Bonocô reduz a velocidade máxima para 60 km/h

Foto: Jefferson Peixoto
A motofaixa foi posicionada entre as faixas 1 e 2
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A Avenida Bonocô, em Salvador, ganhou motofaixas nos dois sentidos para aumentar a segurança de motociclistas, especialmente nos horários de pico. A faixa exclusiva, com limite de 60 km/h, busca reduzir acidentes sem afetar o tráfego. Salvador é a terceira capital do país a adotar a medida.

O espaço, implantado nos dois sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), promete mais segurança para quem trafega sobre duas rodas, especialmente nos horários de pico, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde, quando o fluxo de veículos é mais intenso.

Mototaxista há mais de 20 anos, Gilson Damasceno já presenciou muitos acidentes na Avenida Bonocô, a maioria envolvendo motociclistas. Para ele, a nova estratégia viária ajudará a reduzir esses incidentes. “Com a motofaixa, por exemplo, os mototaxistas podem evitar trafegar entre os carros, diminuindo o risco de colisões laterais e reduzindo ultrapassagens perigosas”, avaliou. 

Damasceno testou a motofaixa nos dois sentidos da avenida. “Já utilizei a faixa no sentido Comércio e, depois, no sentido Rodoviária, para acessar o terminal e a BR-324. Essa ação veio para somar e é muito bem-vinda na Bonocô”, afirmou. 

A motofaixa foi posicionada entre as faixas 1 e 2, contando a partir do canteiro central, em ambos os sentidos da Avenida Bonocô. Para a demarcação, foram utilizadas linhas tracejadas nas cores azul e branca. A iniciativa visa proporcionar mais disciplina e segurança aos motociclistas, sem comprometer a fluidez do tráfego. Mesmo com a implementação da motofaixa, a avenida seguirá com quatro faixas de circulação para os demais veículos em cada sentido. 

Por determinação da Senatran, a instalação da motofaixa na Bonocô reduzirá a velocidade máxima para 60 km/h. Durante os primeiros 30 dias, a fiscalização funcionará em caráter educativo, permitindo que os condutores se adaptem ao novo limite. Apesar da faixa exclusiva, os motociclistas devem respeitar a velocidade estabelecida na via. 

Salvador se tornou a terceira capital do Brasil a adotar motofaixas, seguindo o exemplo de Recife (PE) e São Paulo (SP), que também possuem corredores exclusivos para motociclistas. Um levantamento da prefeitura da capital paulista revelou que, até outubro de 2024, os acidentes caíram 22% nos trechos sinalizados, em comparação com o ano anterior.