Esportes

Brasil encara Seleção do Peru e torcida espera que (enfim) jogue

A seleção brasileira tentará tirar proveito do fato de atuar diante de sua torcida

Foto: Rafael Ribeiro | CBF
Jogadores treinam no Mané Garrincha na véspera da partida

O Brasil volta a entrar em campo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O compromisso desta terça-feira (15), que será contra a seleção do Peru, terá início às 21h45 (horário de Brasília) e terá como palco o estádio Mané Garrincha, em Brasília. A Rádio Nacional transmite tudo.

Ocupando a 4ª posição da classificação com 13 pontos em nove partidas, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior tenta emendar a segunda vitória consecutiva (após o triunfo de 2 a 1 sobre o Chile na última rodada), para tentar se aproximar da líder Argentina, que tem 19 pontos.

Para isto, a seleção brasileira tentará tirar proveito do fato de atuar diante de sua torcida. “Os torcedores, pelas cidades pelas quais passamos, estão sempre nos apoiando. Estamos procurando uma interação maior, nossos jogadores estão dando a resposta e a torcida percebe isso”, declarou o comandante do Brasil em entrevista coletiva concedida na última segunda-feira (13).

No entanto, mesmo atuando em casa, Dorival Júnior acredita que a equipe canarinho não deve encontrar facilidades diante dos peruanos: “Fizeram uma ótima partida contra o Uruguai, que é a terceira [seleção] nas Eliminatórias. Será um jogo complicado. Eles têm homens de muita briga nas bolas aéreas, têm meias que chegam com muita rapidez para tentar a finalização. São fortes nas jogadas de bola parada. Temos que ter um cuidado especial. Com certeza, a seleção do Peru exigirá muito da nossa equipe, nesse novo passo que queremos dar”.

Um dos caminhos apontados pelo técnico do Brasil para alcançar a vitória é a qualidade individual dos atacantes da equipe: “Tem que ser decisivo e importante nesse momento do um contra um. Temos jogadores de alto nível que têm essa capacidade de usar [a técnica] nessas situações, que têm troca de passes e se aproximam para tabelas”.

Diante da equipe peruana, Dorival deve realizar algumas mudanças em relação ao time que começou a partida contra o Chile. Vanderson, Bruno Guimarães e Gerson devem ocupar, respectivamente, as vagas de Danilo, André e Lucas Paquetá. Desta forma o Brasil deve iniciar o jogo com: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus.

Curiosidades

As duas seleções já se enfrentaram em mais de 50 ocasiões ao longo de décadas de confrontos.

O primeiro confronto entre Brasil e Peru ocorreu em 1936, em um amistoso realizado no Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira saiu vencedora por 3 a 2. Desde então, ambas as equipes já se enfrentaram em diversas competições, como a Copa América, as Eliminatórias para a Copa do Mundo e até em algumas edções do próprio Mundial.

O Peru foi o único time sul-americano a eliminar o Brasil em uma Copa América, no torneio de 1975. Naquela ocasião, venceu o Brasil no Mineirão, por 3 a 1, em uma partida que acabou levando a seleção peruana à conquista do título continental daquele ano. Esse resultado representou uma das poucas derrotas do Brasil em casa para equipes sul-americanas, tornando-se um marco na história do futebol peruano.

Além disso, o Peru é lembrado por ser o adversário do Brasil na final da Copa América de 2019. O Maracanã recebeu o duelo que consagrou a Seleção Brasileira campeã da América mais uma vez, com uma vitória por 3 a 1, garantida por gols de Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison.

Outro ponto curioso envolve a grande quantidade de gols que o Brasil já marcou contra o Peru. Em 1997, durante a Copa América realizada na Bolívia, o Brasil aplicou uma goleada de 7 a 0 sobre os peruanos, com Ronaldo e Romário brilhando em uma atuação histórica. Essa é até hoje a maior vitória da Seleção Brasileira sobre o Peru e simboliza o desequilíbrio histórico entre as duas equipes, com o Brasil levando vantagem em termos de resultados e número de vitórias.

Mesmo com esse desequilíbrio em termos de retrospecto, os confrontos entre Brasil e Peru sempre despertam interesse, não apenas pela qualidade dos jogadores em campo, mas também pela paixão e entrega que ambas as seleções mostram.

Jogos em Brasília

A Seleção Brasileira é dona de um aproveitamento expressivo quando joga em Brasília. Em 14 partidas, venceu 11 e teve também um empate e duas derrotas. Nesta terça-feira (15), a Amarelinha enfrenta o Peru às 21h45, no Mané Garrincha, com o objetivo de dar sequência ao histórico vitorioso na capital federal.

Ao todo, o Brasil fez o torcedor brasiliense soltar o grito de gol 45 vezes e sofreu oito tentos. A última vez em que a torcida de Brasília esteve presente para acompanhar e apoiar a Seleção foi a vitória por 2 a 0, em 6 de junho de 2019, contra o Catar. Richarlison e Gabriel Jesus balançaram as redes no amistoso de preparação para a Copa América.

Já o duelo mais recente da Amarelinha na cidade aconteceu em 13 de junho de 2021. O jogo, porém, não teve a presença do público, em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Pela Copa América, a Seleção derrotou a Venezuela por 3 a 0, com gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa.

A primeira partida disputada pela Seleção em Brasília se deu há cerca de 50 anos. Em 21 de abril de 1974, a equipe comandada por Zagallo goleou o Haiti por 4 a 0, no Estádio Hélio Prates da Silveira, hoje chamado de Mané Garrincha. Paulo César Lima, Rivellino, Edu e Marinho Chagas marcaram os gols da vitória

Os principais resultados da Amarelinha em Brasília aconteceram em 2005 e em 2013. No primeiro, Parreira liderou o Brasil rumo à goleada por 5 a 0 sobre o Chile, pelas Eliminatórias, em 4 de setembro. Juan, Robinho e um hat-trick de Adriano marcaram os gols do time verde e amarelo.

Já em 2013, a vitória foi por 6 a 0 sobre a Austrália, em 7 de setembro, em amistoso realizado pouco meses após a conquista da Copa das Confederações. Jô (duas vezes), Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo garantiram o triunfo brasileiro.

Dos 15 jogos em Brasília, a Seleção não saiu vitoriosa em três oportunidades. Em 28 de abril de 1985, foi superada pelo Peru por 1 a 0, em amistoso.

Em 12 de dezembro de 1987, a equipe empatou em 1 a 1 no amistoso com a Alemanha. E, em 12 de julho de 2014, foi derrotada por 3 a 0 para a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Em 19 de novembro de 2008, a Amarelinha goleou Portugal por 6 a 2, em amistoso disputado no Bezerrão. Luis Fabiano (três vezes), Adriano (duas vezes) e Elano estufaram as redes para o Brasil.

Quase 16 anos depois, o estádio recebeu dois treinamentos da Seleção antes da partida contra o Peru. O reencontro foi marcado pelo carinho do torcedor brasiliense com os atletas.

Resultados em Brasília

1) 21/04/1974 - Brasil 4 x 0 Haiti - Paulo César Lima, Rivellino, Marinho Chagas e Edu - Amistoso

2) 21/02/1976 - Brasil 1 x 0 Seleção de Brasília - Flecha - Amistoso

3) 28/04/1985 - Brasil 0 x 1 Peru - Amistoso

4) 17/04/1986 - Brasil 3 x 0 Finlândia - Marinho, Oscar e Casagrande - Amistoso

5) 12/12/1987 - Brasil 1 x 1 Alemanha - Batista - Amistoso

6) 02/04/1997 - Brasil 4 x 0 Chile - Ronaldo (2) e Romário (2) - Amistoso

7) 11/11/1997 - Brasil 3 x 0 País de Gales - Zinho, Rivaldo e Rodrigo Fabbri - Amistoso

8) 04/09/2005 - Brasil 5 x 0 Chile - Juan, Robinho e Adriano (3) - Eliminatórias

9) 19/11/2008 - Brasil 6 x 2 Portugal - Luis Fabiano (3), Adriano (2) e Elano - Amistoso

10) 15/06/2013 - Brasil 3 x 0 Japão - Neymar, Paulinho e Jô - Copa das Confederações

11) 07/09/2013 - Brasil 6 x 0 Austrália - Jô (2), Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo - Amistoso

12) 23/06/2014 - Brasil 4 x 1 Camarões - Neymar (2), Fred e Fernandinho - Copa do Mundo

13) 12/07/2014 - Brasil 0 x 3 Holanda - Copa do Mundo

14) 06/06/2019 - Brasil 2 x 0 Catar - Richarlison e Gabriel Jesus - Amistoso

15) 13/06/2021 - Brasil 3 x 0 Venezuela - Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa - Copa América.