Mundo

Furacão "monstruoso" se aproxima da cidade de Tampa (nos EUA)

Onde de 4,5 metros são esperadas

O furacão tem cerca de 500 quilômetros de largura

Mais de 1 milhão de pessoas (um terço da população de Salvador) precisarão abandonar suas casas na região de Tampa (estado da Flórida, nos Estados Unidos), para escaparem do furacão Milton, chamado de "monstruoso" pelas autoridades.

11 milhões de pessoas (a título de comparação, a Bahia possui 14 milhões de habitantes) estão em áreas de risco.

As ondas na região costeira podem chegar a 4,5 metros de altura e os ventos passarem dos 280 quilômetros por hora (o normal é de 15 a 20).

Chuvas com intensidade de 250 milímetros por hora ameaçam inundar bairros inteiros de Tampa, a partir da noite desta quarta-feira (9 de outubro).

Como saber se é muita chuva?

A classificação para a intensidade de chuva diária muda, de um lugar para outro, mas no Brasil é comum serem adotadas as seguintes medidas:

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

O Milton atingiu a categoria 5, ponto mais alto na escala Saffir-Simpson, classificação baseada em um modelo criado nos anos 1970 pelo Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson, nos Estados Unidos

E tem o potencial de causar danos catastróficos, com as áreas atingidas ficando inabitáveis por semanas ou meses.

"Você vai morrer"

"É impossível sobreviver". O alerta foi dado pela diretora de gerenciamento de emergências do condado de Pinellas, Cathie Perkins, para quem insiste em ficar na região.

“Este é o oceano entrando na sua sala de estar. Esta é uma água que sobe rapidamente e com muita pressão por trás dela. Não pense que você será capaz de superar isso. Não pense que você será capaz de proteger seu prédio", disse.

A prefeita de Tampa, Jane Castor, deu um alerta mais severo às pessoas que não deixam as zonas de evacuação antes da tempestade. "Posso dizer sem qualquer dramatização: se você decidir ficar em uma das áreas de evacuação, você vai morrer”, avisou a prefeita.

“Este é um furacão feroz”, completou o governador da Flórida, Ron DeSantis.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também falou sobre a urgência de abandonar os locais por onde passará o furacão: "É uma questão de vida ou morte".

O Serviço Nacional de Meteorologia em Tampa Bay disse que o furacão "será uma tempestade histórica para a costa oeste da Flórida", a pior a atingir a área em mais de um século.