Esportes

Sétima etapa do Ralí dos Sertões aumenta disputa pela liderança

Neste sábado (31), os 181 veículos competidores partem para a última etapa

Foto: Doni Castilho | Fotop/Divulgação
A pilotagem de Rodrigo Battistel e Giovani Bordin

A sétima etapa do Sertões BRB 2024 disputada nessa sexta-feira (30 de agosto) em torno de Formosa (GO) marcou a aproximação entre primeiro e segundo lugares na classificação geral da categoria carros SSVs.

Rodrigo Battistel e Giovani Bordin (#342) seguem como líderes da modalidade, mas agora com apenas oito minutos de vantagem sobre seus companheiros de equipe, Gunter Hinkelmann e Weidner Moreira (#388)

Hinkelmann e Moreira completaram o trecho cronometrado de 349 km em 4h58m13seg, enquanto Battistel e Bordin fecharam o percurso em 5h24m36seg, garantido a dobradinha da equipe MSL Motorsport.

É a 5ª vez a dupla Hinkelmann/Moreira faz o melhor tempo da modalidade. Mas como rally tem suas particularidades, os estreantes do carro #342, Battistel e Bordin lideram a classificação geral, com a somatória de tempo de todas as etapas da categoria, tendo vencido apenas uma das especiais da maior competição off road do Brasil.

No segundo dia de prova, o carro de Hinkelmann e Moreira teve um problema elétrico e não completou o percurso. A dupla foi penalizada com acréscimo de 1h30 em seu tempo total, o que lhe tirou o primeiro lugar no resultado acumulado geral, mesmo fazendo o melhor tempo nas demais etapas.

A prova não facilitou para os pilotos que vêm em uma sequencia de dias de muito trial, navegação exigente e poucos trechos de retas velozes. Com um circuito em forma de laço, com largada e chegada em Formosa (GO), a competição começou em trecho de sinuoso de serra, seguido de um pedaço de mais velocidade. Depois voltou a travar com todos os desafios que têm marcado esta edição de 2024: abismos, pontes estreitas em entradas e saídas e curvas, mata-burros, travessias de rios e praticamente um festival de curecas espalhadas na planilha de navegação.

Além das armadilhas que podem tirar os competidores do roteiro, com triângulos de entrada e saída, para alcançar waypoints.  O roteiro foi fechado com um trecho de retas e lombas, muito provavelmente para levantar a moral dos que preverem velocidade e saltos.

“Foi um dia longo. Saímos do campo de prova antes do sol nascer e a etapa exigiu bastante da gente e do carro. Ele está moído e terá de ser recuperado pra amanhã. Estamos cansados. Foi bastante curva e navegação. Foi um dos dias que nos exigiu mais”, comentou o piloto Gunter Hinkelmann. Para o navegador Weidner Moreira, a variação entre os tipos de terreno foi o maior desafio de hoje. “Como sempre o Sertões colocando à prova máquinas, pilotos, navegadores e mecânicos no limite físico e mental”, comentou o navegador.

“A decisão de quem vai para o lugar mais alto do pódio vai ficar para amanha, porque já vimos que no Sertões tudo pode acontecer”, disse o navegador Giovani Bordin.

Neste sábado (31), os 181 veículos competidores do Sertões BRB 2024 partem para a última etapa da prova, com destino ao Distrito Federal, completando 3.704 km pelos caminhos que o escritor João Guimarães Rosa eternizou em seu livro “Grande Sertão: Vereadas”. Só lá será possível saber o resultado imprevisível dos SSV da MSL.