Esportes

Botafogo retorna à liderança do Brasileiro após derrotar Fortaleza

Os alvinegros foram a 50 pontos 2 a mais que o clube cearense

Foto: Vítor Silva | Botafogo
Igor Jesus fez os gols da vitória botafoguense

A partida que encerrou a noite de sábado (31) pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro valia simplesmente a liderança da Série A. E quem se deu melhor foram os donos da casa.

O Botafogo recebeu o Fortaleza no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), venceu por 2 a 0 — gols do atacante Igor Jesus no segundo tempo — e retomou a ponta.

Os alvinegros foram a 50 pontos, enquanto os visitantes estão logo atrás, na segunda colocação, com 48. A faixa de classificação para a Libertadores tem ainda Palmeiras e Flamengo, com 44 pontos, São Paulo, com 41, e Bahia, com 39. 

O detalhe é que apenas os donos da casa fizeram 25 jogos. Verdão, Mengão, Tricolor do Morumbi e Esquadrão de Aço entram em campo neste domingo (1º). Além disso, tricolores cearenses e rubro-negros devem mais um duelo cada um.

A partida praticamente começou com o Botafogo tendo que queimar uma alteração. O lateral-esquerdo Cuiabano sentiu a coxa esquerda e precisou ser substituído por Marçal. Com bola rolando, a primeira boa chegada do duelo foi tricolor. 

Aos 20 minutos, Almada furou no rebote e deu a chance de contra-ataque para o Fortaleza. Pochettino enfiou para Breno Lopes, que até ganhou da defesa, mas a bola tocou em Marçal e foi tirada com carrinho do goleiro Jhon.

A partir daí, o Botafogo tomou definitivamente as rédeas da partida. Aos 26, Luiz Henrique teve boa oportunidade pela ponta esquerda, mas se atrapalhou na hora de limpar a jogada, que acabou em escanteio para os alvinegros. 

Aos 27, Savarino cruzou na medida para Igor Jesus, que, mesmo completamente sem marcação dentro da pequena área, cabeceou para fora. O Fortaleza respondeu aos 29, em batida de longe que desviou em Marlon Freitas e saiu com perigo.

Aos 41, o Botafogo chegou a ter pênalti marcado. Marlon Freitas finalizou, e a arbitragem viu toque de mão em Lucas Sasha. Após conferência no VAR, as imagens mostraram que a bola pegou no rosto do volante.

Atuando dentro de casa, o Botafogo voltou para a etapa final pressionando. Logo no primeiro minuto, Luiz Henrique limpou a marcação e bateu colocado, para fora. Lance parecido veio aos 10. Savarino recebeu bom passe e arriscou a batida e também não acertou o alvo.

O Botafogo chegou a marcar aos 15. Igor Jesus recebeu cruzamento na medida de Marçal e cutucou para o fundo das redes. O VAR, porém, mostrou que o lateral-esquerdo foi acionado em posição de impedimento. 

De tanto tentar, o Glorioso chegou ao gol aos 27. Alexander Barboza fez ótimo lançamento para Igor Jesus, que dominou no peito e esperou o tempo exato para soltar a perna, cruzado, sem chances de defesa, para marcar. 

O Fogão fechou o placar já quase aos 46. Igor Jesus foi acionado em profundidade, ficou cara a cara com João Ricardo e teve tranquilidade e categoria para bater e garantir a liderança alvinegra.

Agora, o futebol brasileiro e sul-americano entra em pausa por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte. 

Quando o calendário for retomado, o Fortaleza vai visitar o Internacional, às 19h de 11 de setembro, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), em partida atrasada da 19ª rodada; e o Athletico-PR, às 18h30 de 14 de setembro, na Ligga Arena, em Curitiba (PR), já pela 26ª rodada. 

Também no dia 14, mas às 21h, o Botafogo vai receber o Corinthians, no Rio de Janeiro (RJ), no Nilton Santos (Engenhão).